Fundação Paulistana abre vagas para cursos gratuitos em tecnologia

 

 

Durante oito meses, projeto pretende capacitar e inserir mil munícipes da capital no mercado de trabalho


A Fundação Paulistana, entidade vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, e com o apoio da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de São Paulo, lança neste mês o Programa StarTI, que oferece 450 vagas em cursos gratuitos de qualificação em tecnologia para os jovens de 15 a 29 anos, nas regiões de Santana e Santo Amaro. As inscrições estão abertas até às 18 horas de hoje (13). Caso o cidadão não consiga realizar o cadastro, as inscrições foram prorrogadas para amanhã (14) até às 18h.

“O setor de tecnologia é um dos mais democráticos do mercado de trabalho, no entanto, uma das dificuldades das empresas na hora de contratar são candidatos com pouca qualificação. Pensando nisso criamos o StarTI, justamente para dar oportunidade para jovens que buscam se capacitar e gerar renda por meio da criação de sites, manutenção de computadores e atendimento online”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

O Instituto da Oportunidade Social (IOS) será responsável pelo conteúdo programático das aulas e pela preparação profissional dos alunos. O projeto vai incentivar a formação de pessoas que estão em vulnerabilidade social, utilizando como critérios de seleção a renda familiar e a situação de desemprego. E ao menos 50% das vagas serão destinadas para mulheres e afrodescendentes.

Ao final do curso, os alunos receberão certificados e poderão participar do Programa IOS de Oportunidades, onde terão a chance de se candidatarem às vagas de trabalho das empresas parceiras do projeto. O Cate - Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo também ajudará na captação e encaminhamento para as oportunidades de trabalho.
Para se inscrever, os interessados precisam comparecer nos locais que vão acontecer os cursos, levando os seguintes documentos: RG e CPF, CPF dos pais ou responsáveis (para quem é menor de 18 anos), comprovante de escolaridade, comprovantes de residência (conta de água, luz e telefone), comprovante de renda de todos os moradores da residência e pessoas com deficiência devem levar laudo médico atualizado.

Programa StarTI
Inscrições para as últimas vagas: até 14/2, das 8h às 18h
Locais: Santana (Sede do Instituto da Oportunidade Social) | Av. Gal. Ataliba Leonel, 245 | Tel. (11) 2503-2617;
Santo Amaro (Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Professor Linneu Prestes) | Av. Adolfo Pinheiro, 511 | Cel. (11) 99674-2986


Por Luis Antonio
lafsouza@prefeitura.sp.gov.br