Fundação Paulistana promove curso gratuito na área de Gestão em Resíduos Sólidos

Proposta do programa vai além da reciclagem. O desafio é transformar materiais descartados em fonte de renda.


Você já parou para pensar que pode trabalhar protegendo o planeta recriando objetos que seriam descartados no lixo e gerar renda? A Fundação Paulistana de Educação, Tecnologia e Cultura, entidade vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, em parceria com o Instituto Akhanda, realizam o Recicla Tec, um curso de qualificação profissional e gratuita em ressignificação de resíduos sólidos (upcycling). Durante 8 meses, o programa pretende capacitar por cerca de 1000 munícipes. Inicialmente atenderá nas zonas leste e sul. Nos próximos meses, nas regiões norte e oeste da capital.

O curso com início previsto para o mês de março, tem duração de 4 meses e irá abordar desde noções básicas de gestão dos resíduos sólidos, legislação, políticas públicas e oficinas práticas como produção de peças e tecidos, transformação de pallets de madeira em objetos de decoração e móveis, criação de ecojóias, entre outros.

Diferente da reciclagem que altera o objeto descartado, o upcycling, conceito que surgiu em 1990, propõe a valorização do ciclo: a forma de transformar um objeto em desgaste ou desuso, com criatividade, em algo novo, conservando seu material e evitando o seu desperdício. Muitas empresas e empreendedores que aderiram à iniciativa, investiram nos setores de móveis e decoração, acessórios, calçados e confecções de roupas e comercializam produtos de maneira sustentável e inovadora. Além disso, o conceito está alinhado ao ODS (Objetivo do Desenvolvimento Sustentável) da ONU - Organizações das Nações Unidas como meta até 2030.


Programa Recicla Tec


Inscrições: De 15/1 a 24/2 pelo link: http://inscricao.Reciclatec

Início: 02 de março de 2020.
Locais que terão o curso: Zona Sul: Instituto Akhanda – Av Leonardo vinci nº 2650 – Jabaquara – SP;
Turmas aos sábados: com 5 horas diárias, durante 8 meses. Período: manhã, das 8h00 às 13h00
Zona Sul: Parque Natural Municipal Itaim - R. Amaro Alves do Rosário, 2676 - Parelheiros, São Paulo – SP
Turmas de segundas, quartas e quintas-feiras nos períodos manhã ou tarde: das 8h00 às 12h00 ou 13h00 às 17:00
Zona Leste: Parque Natural Municipal Fazenda do Carmo - Estrada da Fazenda do Carmo, 350 - Gleba do Pêssego, São Paulo – SP
Turmas de segundas, quartas e sextas-feiras nos períodos manhã ou tarde: das 8h00 às 12h00 ou 13h00 às 17h00.
Mais informações: institutoakhanda.com ou reciclatec.comunicacao@akhanda.com.br


 

Por Luis Antonio
lafsouza@prefeitura.sp.gov.br