Em dezembro, Prefeitura de São Paulo oferece mais de 50 vagas em cursos na área de sustentabilidade nas zonas oeste e sul

Projeto oferece a capacitação em agricultura de base ecológica para a geração de renda; inscrições estão abertas e as aulas começam em dezembro

 

 A Prefeitura de São Paulo, por meio da Fundação Paulistana de Educação, Tecnologia e Cultura, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, oferece em dezembro vagas para o projeto Ecoa Sampa, que visa promover o desenvolvimento econômico e sustentável em locais com grande potencial para a geração de trabalho e renda com agricultura de base.

Os cursos gratuitos acontecem no Butantã, zona oeste e Parelheiros, extremo sul de São Paulo. O Ecoa Sampa está com as inscrições abertas até o dia 2 de dezembro para cursos na primeira quinzena: Aproveitamento Integral de Alimentos, no Cresan( Centros de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional) Butantã e Tecnologias Sustentáveis, no CAEC (Centro Ambiental e Capacitação Agroecológica) de Parelheiros.

São 55 vagas, e as capacitações variam entre 25h e 27h. Todas as aulas e os conteúdos programáticos são produzidos pela Associação ProBrasil, vencedora do edital de Agricultura de Base Ecológica.

“A nossa estratégia de trabalho tem sido regionalizada, explorando as potencialidades de cada distrito da cidade de São Paulo. Buscamos capacitar a população de acordo com as características do ambiente de cada região, dessa forma, o participante terá mais oportunidades para gerar renda e empreender, desenvolvendo economicamente o território”, explica a secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso.

“A Fundação Paulistana acredita no potencial dos munícipes da cidade de São Paulo, levando qualificação profissional gratuita principalmente à população de baixa renda de acordo com as necessidades de cada território. Investir no desenvolvimento econômico e sustentável, além de olhar para a cidade do futuro e as tendências do mercado, é reduzir as desigualdades sociais”, destaca a diretora geral da Fundação Paulistana, Maria Eugenia Ruiz Gumiel.

Cada disciplina explora a temática sustentável. Por exemplo, no curso de Aproveitamento Integral de Alimentos, os interessados aprendem sobre as propriedades dos alimentos, priorizando o sabor, valor nutricional e o aproveitamento integral, minimizando desperdícios. O curso tem 25 horas (1 mês) e as aulas acontecem quintas e sextas, das 8h30 às 13h30 no Cresan Butantã. As inscrições são pelo link www.bit.ly/ecoasampabutanta.

 

Já no curso de Tecnologias Sustentáveis, os participantes vão aprender conceitos e princípios básicos que regem as tecnologias relacionadas ao meio ambiente, além de construir modelos de tecnologias sustentáveis, tais como: cisternas para captação de água de chuva e forno solar de baixo custo.

O curso tem a duração de 27 horas (1 mês) e começa em 6 de dezembro, com aulas sempre às segundas e terças, das 9h às 16h, no Centro de Agricultura Ecológica e Capacitação Profissional (CAEC) de Parelheiros. Inscrições no www.bit.ly/ecoatecnologias até o dia 2 de dezembro.

 

 

Sobre a Fundação Paulistana

A Fundação Paulistana de Educação Tecnologia e Cultura, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, da Prefeitura de So Paulo é responsável pela Escola Municipal de Educação Profissional e Saúde Pública Profº Makiguti e pelo Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes.

A Fundação é responsável pela qualificação profissional em setores estratégicos para o município de São Paulo. Já qualificou e atendeu mais de 100 mil cidadãos em seus 17 anos de existência.

Atualmente, a Fundação oferece cursos como análises clínicas, gestão em saúde, farmácia, cuidador de idosos, hemoterapia e saúde bucal, na Escola Makiguti, além de qualificação profissionalizante com cursos como moda e costura, formação em tecnologia, habilidades para gestão e empreendedorismo, trabalho no varejo, assistente administrativo, assistente de RH, assistente financeiro, assistente de logística, elétrica de baixa tensão, manutenção de transportes sustentáveis, produção de alimentos, jardinagem, aquaponia, ressignificação de resíduos sólidos e gastronomia.

Serviço:

Cursos de Capacitação Profissional – Ecoa Sampa

Aproveitamento Integral de Alimentos

Início: 2/12 às quintas e sextas das 8h30 às 13h30

Cresan (Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional ) Butantã

Endereço: Cresan Butantã - Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional

 

Tecnologias Sustentáveis

Início: Segundas e terças, das 9h às 16h

CAEC- Centro Ambiental e Capacitação Agroecológica - Parelheiros

Endereço: Estrada Ecoturística de Parelheiros, 4129 – Parelheiros

 

Demais dúvidas poderão ser sanadas por meio do telefone: (11) 958090241 (WhatsApp) ou e-mail: adm.ecoasampa@probrasil.org As vagas são limitadas.