Prefeitura de São Paulo abre processo seletivo para 140 vagas em cursos técnicos em saúde bucal e farmácia na zona norte

Cursos ministrados fora da sede da Makiguti na Cidade Tiradentes, zona leste, integram plano de expansão da escola pública de saúde. Inscrições vão até 30/12

 A Prefeitura de São Paulo, por meio da Fundação Paulistana, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo abre 140 vagas nos cursos de saúde bucal e farmácia da Makiguti Núcleo Norte I em Santana. São 70 vagas em cada curso, sendo turmas de 35 pessoas.

A Makiguti Norte I é o primeiro núcleo descentralizado da Escola Municipal de Educação Profissional e Saúde Pública Prof. Makiguti, equipamento da Fundação Paulistana que existe há 16 anos na Cidade Tiradentes, na zona leste da Capital.

As aulas da vão acontecer no contraturno de funcionamento da Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio (EMEFM) Prof. Derville Allegretti, numa parceria intersecretarial, da SMDET com a Secretaria Municipal de Educação. As aulas têm previsão de início no dia 27 de janeiro.

Para participar, os interessados precisam ter o Ensino Médio completo ou estar cursando o último ano. As inscrições serão online e o edital deve ser acessado no www.bit.ly/selecaomakigutinorte22. As vagas serão preenchidas mediante sorteio e com critérios de desempate.

Os cursos têm a duração de 18 meses, divididos em três módulos. Após a conclusão, os profissionais recebem duas certificações, estando aptos a trabalhar como auxiliares e técnicos em todo o território nacional.

“Os cursos da Escola Makiguti sempre tiveram muita procura. A área da saúde é promissora pela oferta de vagas e as muitas possibilidades, as pessoas também têm uma realização pessoal em trabalhar pela saúde da população. Nesse contexto de pandemia em que estamos, os profissionais de saúde têm sido bastante requisitados e há ainda mais campo para o trabalho”, afirma a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso.

“A Makiguti com a sua força em Cidade Tiradentes, região com população em vulnerabilidade social, se tornou ao longo do tempo referência de ensino para muitos jovens, que passaram a ter a oportunidade de se capacitar gratuitamente em uma área que cresce cada vez mais” destaca Maria Eugenia Ruiz Gumiel, diretora geral da Fundação Paulistana.

Makiguti na Zona Norte

A Escola Professor Makiguti, da Fundação Paulistana, entidade vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo da Prefeitura de São Paulo, já qualificou quase 14 mil profissionais na área da saúde na Cidade Tiradentes, zona leste. Em de 2021, a Makiguti expandiu e inaugurou o Núcleo Norte I, com os cursos de técnico em farmácia e saúde bucal no bairro de Santana.

A instituição municipal é a única no Brasil a ofertar cursos técnicos na área da saúde com certificados aprovados pelo Catálogo Nacional de Cursos Técnicos do Ministério da Educação.

Sobre a Fundação Paulistana

A Fundação Paulistana de Educação Tecnologia e Cultura qualificação profissional em setores estratégicos para o município de São Paulo. Já qualificou e atendeu mais de 100 mil cidadãos em seus 17 anos de existência.

Vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, da Prefeitura de São Paulo é responsável pela Escola Municipal de Educação Profissional e Saúde Pública Profº Makiguti e pelo Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes.

Atualmente, a Fundação oferece cursos como análises clínicas, gestão em saúde, farmácia, cuidador de idosos, hemoterapia e saúde bucal, na Escola Makiguti, além de qualificação profissionalizante com cursos como moda e costura, formação em tecnologia, habilidades para gestão e empreendedorismo, trabalho no varejo, assistente administrativo, assistente de RH, assistente financeiro, assistente de logística, elétrica de baixa tensão, manutenção de transportes sustentáveis, produção de alimentos, jardinagem, aquaponia, ressignificação de resíduos sólidos e gastronomia.