Prefeitura de São Paulo abre vestibular on-line para 420 vagas em cursos técnicos na área da saúde

Processo seletivo para as novas turmas em 2022 da Escola Makiguti, referência em ensino, será realizado pela internet; as inscrições vão até dia 9/12

 

 A Prefeitura de São Paulo abre as inscrições para participação no vestibular on-line para preenchimento das 420 novas vagas na Escola Municipal de Educação Profissional e Saúde Pública Professor Makiguti, na Cidade Tiradentes, zona leste da cidade.

A escola pertence à Fundação Paulistana, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, e oferece atualmente seis diferentes cursos: Análises Clínicas, Cuidados de Idosos, Farmácia, Gerência em Saúde, Saúde Bucal e Hemoterapia.

São 70 vagas em cada curso, sendo turmas de 35 pessoas por período. Há turmas nos horários da manhã, tarde e noite. Após a conclusão do curso, os profissionais recebem duas certificações, estando aptos a trabalhar como auxiliares e técnicos em todo o território nacional.

“Com a pandemia, área da saúde, que já tinha altos índices de empregabilidade ganhou ainda mais relevância. Há 16 anos, a Escola Makiguti forma profissionais preparados para o mercado de trabalho, que têm o estágio obrigatório na grade curricular, proporcionando a experiência na teoria e prática, fundamentais para o dia a dia da área”, ressalta a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso.

“A Makiguti com a sua força em Cidade Tiradentes, região extremamente carente, se tornou ao longo do tempo referência de ensino para muitos jovens, que têm a oportunidade de se capacitar gratuitamente em uma área que cresce cada vez mais” destaca Maria Eugenia Ruiz Gumiel, diretora geral da Fundação Paulistana.

Processo Vestibular

Para participar, os interessados precisam ter o Ensino Médio completo ou estar cursando o último ano. Em razão da pandemia, mais uma vez o vestibular composto por uma redação será realizado no formato online, com o tema “Uma questão coletiva ou individual: Qual o direito de se vacinar ou não contra a Covid-19?”

A entrega deve ser realizada até dia 09/12, online no site da Vunesp www.vunesp.com.br ou por Correios com A.R (Aviso de Recebimento), no endereço da Fundação VUNESP – Rua Germaine Burchard, 515 – São Paulo – SP - CEP 05002-062.

Além da prova, os perfis dos candidatos serão avaliados, tendo como critérios de desempate os egressos de escolas públicas, que vão ter 15 pontos, e os participantes que estudaram em escolas públicas localizadas em Cidade Tiradentes recebem outros 15 pontos extras.

Para efetuar a inscrição, é preciso pagar uma taxa de R$22. O resultado será publicado no site da Vunesp e no Diário Oficial do Município dia 8 de janeiro de 2022. O edital sobre o processo seletivo e a documentação exigida deve ser acessado no link www.bit.ly/vestibularmakiguti22.

Tradição e referência em ensino

Com sede na Cidade Tiradentes, extremo leste de São Paulo, a Escola Professor Makiguti já qualificou, ao longo de 16 anos de existência, quase 14 mil profissionais para a área de saúde.

A ex-aluna do curso de hemoterapia, Daiane Castro dos Santos, que se formou neste ano, já conquistou o seu emprego “Consegui a vaga do meu primeiro emprego no Pró-sangue do Hospital das Clínicas. Me formei em 2021 e já estou com a carteira assinada. Sou grata à escola e a todo corpo docente”, diz.

Serviço:

Vestibular Escola Municipal de Educação Profissional e Saúde Pública Professor Makiguti (Cidade Tiradentes) - 2022

Cursos: Análises Clínicas, Cuidados de Idosos, Farmácia, Gerência em Saúde, Saúde Bucal e Hemoterapia

Vagas: 420

Edital: www.bit.ly/vestibularmakiguti22

Inscrições: www.vunesp.com.br até 23h59 do dia 09/12/2021

Taxa de inscrição: R$ 22