Vestibular para 540 vagas em cursos técnicos na área da saúde da Prefeitura de SP será realizado na sexta-feira (26)

Processo seletivo para as novas turmas da Escola Makiguti será realizado pela internet, inscrições abertas até 25/6

 

Nesta sexta-feira, 26 de junho, será aplicado o processo seletivo para as turmas de 2020 da Escola Municipal de Educação Profissional e Saúde Pública Professor Makiguti. O equipamento, administrado pela Fundação Paulistana, entidade vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, abre 540 vagas para seis cursos técnicos na área da saúde, as inscrições estão abertas até 25 de junho.

“Os cursos técnicos da Escola Makiguti são uma grande oportunidade de inserção ao mercado de trabalho, pois com o estágio obrigatório na grade curricular de ensino, o aluno obrigatoriamente terá contato com a profissão, enriquecendo o seu currículo antes mesmo de concluir a capacitação”, destaca a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso. “Boa parte dos equipamentos públicos de saúde de Cidade Tiradentes, com postos de saúde e UBSs contam com profissionais formados na instituição, que é referência na área em todo o estado”, completa.

O vestibular da Escola Makiguti oferta 540 vagas para seis cursos na área da saúde, sendo eles: análises clínicas, cuidados com idosos, farmácia, gerência em saúde, saúde bucal e hemoterapia. Ao concluir a capacitação, o aluno recebe duas certificações, de níveis auxiliar e técnico, válidos em todo o território nacional.

Respeitando as normas de distanciamento social, o vestibular será composto por uma redação com o tema “A importância do profissional técnico na saúde pública”, com o espaço entre 20 e 30 linhas. Os métodos de avaliação serão feitos pela abordagem, estrutura e coerência e coesão escritas pelos candidatos.

A entrega da redação deve ser realizada até às 23h59 do dia 26 de junho digitalmente pelo site da Vunesp, na área do candidato, em formato .jpeg, .pdf, .png ou .jpg. Caso o participante tenha dificuldades em fazer o upload do arquivo, é possível também encaminhar a redação via correios pelo formato A.R. (Aviso de Recebimento) para o destinatário: FUNDAÇÃO VUNESP – Rua Germaine Burchard, 515 – São Paulo – SP - CEP 05002-062.

Para a efetivação da participação é fundamental o pagamento de R$ 22 da taxa de inscrição da prova, os interessados que não efetuarem a quitação do valor não poderão entregar a redação do vestibular.

Assim como nos vestibulares anteriores promovidos pela Escola Makiguti, além da prova, serão avaliados os perfis dos candidatos, priorizando alunos da rede pública com 15 pontos adicionais. Participantes que tenham estudado em escolas públicas localizadas em Cidade Tiradentes recebem outros 15 pontos extras. O resultado do exame será publicado no site da Vunesp e no Diário Oficial do município no dia 16 de julho.

Este vestibular é destinado para aqueles que tenham concluído ou estejam cursando o último ano do ensino médio e que apresentem comprovação como o histórico escolar ou a declaração de matrícula do ano cursado. O edital do vestibular, bem como a plataforma de entrega da redação podem ser acessados pelo link: https://bit.ly/makiguti2020.

Aulas da Escola Makiguti durante a quarentena

O ano letivo continuou a acontecer para os 1.400 alunos matriculados. Em formato virtual para computador, tablet ou celular, os alunos puderam continuar o curso mesmo nos tempos de isolamento social. De acordo com uma pesquisa realizada pela coordenação da escola, apenas 2% dos alunos não possuíam acesso a internet em casa, nestes casos, o aluno estuda por meio de vídeos e documentos impressos que a instituição disponibiliza.

“Adequamos as aulas em formato virtual justamente para não promover aglomerações em ambientes fechados, o que acaba acarretando na disseminação do coronavírus. Por isso, com a ajuda de todos os professores e funcionários da escola, adotamos o ambiente virtual para o desenvolvimento das aulas, bem como a criação de materiais impressos, que podem ser retirados por qualquer aluno que não tenha acesso a internet em casa”, explica a coordenadora da Escola Makiguti, Valdirene Tizzano.

Sobre a Escola Makiguti
Administrada pela Fundação Paulistana, entidade vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, a Escola Makiguti oferece os cursos técnicos de Saúde Bucal, Farmácia, Análises Clinicas, Gerência em Saúde, Hemoterapia e Cuidados de Idosos, sendo a única instituição pública do estado que oferece cursos técnicos na área de saúde.

Com a missão de mesclar o desenvolvimento profissional em saúde juntamente com os valores da humanização em prol da saúde coletiva, atualmente, são realizados dois processos seletivos para os cursos, com 1.080 vagas ao todo. A unidade é composta por um corpo administrativo e outro pedagógico que conta com 34 professores, e desde a sua fundação, em 2005, foram mais de 11.700 alunos formados.

Para saber mais sobre os cursos oferecidos pela Escola Makiguti, acesse o link: https:/bit.ly/vempramakiguti

Telefone:(11) (11) 3874-6300 - contato exclusivo para dúvidas sobre o processo seletivo.
E-mail: escolamakiguti@prefeitura.sp.gov.br
Endereço: Avenida dos Metalúrgicos, 1945 - Cidade Tiradentes/SP

Siga a SMDET nas redes sociais