Prof. Makiguti abre 540 vagas de cursos técnicos gratuitos na área da saúde e bem-estar

Por conta da pandemia, todo o processo seletivo será feito a distância. Inscrições vão até o dia 25 de junho

Para você que sonha em se tornar um profissional da saúde, preste atenção nesta notícia: A Prefeitura de São Paulo abriu hoje o processo seletivo para 540 vagas para formar auxiliares e técnicos na Escola Municipal de Educação Profissional e Saúde Pública Prof. Makiguti, localizado na Cidade Tiradentes, zona leste da capital. O equipamento é administrado pela Fundação Paulistana de Educação, Tecnologia e Cultura, entidade vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho. Os interessados podem se inscrever até o dia 25/6, no site da Vunesp. Para participar, o estudante precisa estar cursando o terceiro ano ou ter concluído o Ensino Médio e pagar a taxa de inscrição de R$ 22.

Os cursos oferecidos gratuitamente e com duração de um ano e meio na unidade escolar são: Análises Clínicas, Hemoterapia, Gerência em Saúde, Cuidados de Idosos, Farmácia e Saúde Bucal. Ao final dos módulos, os estudantes recebem dois certificados: um de auxiliar e outro de técnico, válido em todo o território nacional. Por conta das ações de distanciamento social proposto pelas autoridades públicas, neste ano haverá uma novidade aos candidatos: elaborar uma redação sobre o tema “A importância do profissional técnico na saúde pública” e enviar digitalmente ou por correio.

"Assim como todos os anos, o objetivo central desta seleção é incluir o maior número de pessoas. E por conta da crise da Covid-19, conseguimos reduzir a taxa da inscrição e optamos pela redação, o que facilita a preparação do aluno ao ingressar em nossa escola", explica a Supervisora Geral da Escola Makiguti, Valdirene Tizzano


O texto de formato dissertativo precisa ser escrito com caneta de tinta preta e respeitar obrigatoriamente o limite entre 20 a 30 linhas, o que valerá até 50 pontos. Três pontos que serão avaliados: O embasamento do tema, coerência e coesão e estrutura do texto. Os inscritos têm a opção de enviar o texto em uma folha pautada pelos correios via AR (Aviso de Recebimento), para o endereço: FUNDAÇÃO VUNESP – Rua Germaine Burchard, 515 – São Paulo – SP - CEP 05002-062. Outra forma é fazer o download do documento pautado e enviar digitalizado no próprio site nos formatos .jpeg, .pdf, .png ou .jpg. O prazo máximo para envio das redações às 23h59 do dia 26/6.


Como a Prof. Makiguti valoriza os alunos que estudam em escolas públicas, todos os anos concede 15 pontos para quem estudou, os últimos três anos, nestas escolas. E mais 15 pontos àqueles que estudaram especificamente em escolas da Cidade Tiradentes. Para este requisito, devem enviar uma declaração de escolaridade ou o histórico escolar. O resultado final será divulgado no dia 20 de julho. Confira o edital completo com a relação das escolas aqui ou no site da Vunesp: https://tinyurl.com/processoseletivomakiguti


Aulas Virtuais
Mesmo em tempos de isolamento social, a escola deu continuidade ao ano letivo de, aproximadamente, 1.400 alunos matriculados por meio de aulas em ambiente virtual, disponíveis para todos os alunos que possuam computador, tablet ou celular. De acordo com uma pesquisa realizada pela coordenação da escola, apenas 2% dos alunos não possuíam acesso à internet em casa. Nestes casos, a escola tomou providências que a instituição disponibiliza. As aulas do próximo semestre estão previstas para o dia 27/7.


“Respeitando as orientações da OMS e dos gestores públicos, implantamos uma plataforma digital para mantermos uma formação de qualidade ofertada há 15 anos pela escola, com a ajuda dos professores e coordenadores. Nosso objetivo é não deixar ninguém de fora. Por isso, incluímos todos os alunos que apresentavam dificuldades em acesso à internet, utilizando aplicativos de comunicação pelo celular e material impresso”, conclui Tizzano.

Escola Makiguti
A Escola oferece seis cursos técnicos na área da saúde. São realizados dois processos seletivos por ano, com 960 vagas ao todo. A unidade é composta por um corpo administrativo e outro pedagógico que conta com 34 professores. Desde a fundação, em 2005, foram cerca de 13 mil alunos formados.

Serviço
Processo seletivo da Escola Makiguti
Inscrições: De 1/6 a 25/6 pelo site: https://tinyurl.com/processoseletivomakiguti
Envio da redação: Até às 23h59 do dia 26/6 (digitalizado pelo site) ou por correio
Resultado: 20 de julho de 2020.


Por Luis Antonio e Miguel Guedes

Colaboração: Malucy Nogueira