Prefeitura de São Paulo apresenta lista de selecionados que estão credenciados a ministrar oficinas do programa Elabora

Profissionais poderão ministrar aulas para os trabalhadores em busca do primeiro emprego ou de reinserção no mercado de trabalho

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Fundação Paulistana, entidade vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, divulgou hoje no Diário Oficial, o resultado do processo seletivo de credenciamento de candidatos para atuar no Elabora – programa que oferece oficinas que visam a preparação dos trabalhadores na busca do primeiro emprego ou recolocação profissional, que acontecem dentro dos Cates (Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo) e em outros locais da cidade.

A Comissão de Avaliação composta pelos servidores das duas entidades receberam durante o período de inscrição 38 propostas. Os candidatos receberam pontuação pela formação acadêmica e a experiência profissional e pedagógica relativa às temáticas das oficinas. A Comissão também avaliou os planos de aula, uma das exigências do edital, referentes aos temas propostos: Habilidades e Comunicação para o Sucesso Profissional – que aborda a evolução pessoal, emocional e estimula o profissional a explorar seu potencial, enfatizando a linguagem corporal, o trabalho em equipe e a comunicação clara e objetiva, e Currículo e Processo Seletivo – que orienta os munícipes a se preparar adequadamente para dinâmicas e processos seletivos, assim como a melhor maneira de apresentar seu currículo profissional, aumentando suas chances no mercado de trabalho.

Os aprovados compõem de uma lista de credenciamento, conforme pontuação alcançada e a área de atuação escolhida no ato da inscrição (regiões norte, sul, leste, oeste e central) e serão convocados para assinatura de contrato conforme necessidade da Fundação Paulistana, obedecendo a ordem de classificação.

A convocação se dará pelo e-mail informado pelo candidato e terão até 3 dias – a partir do recebimento do e-mail – para confirmar o interesse e comparecer à sede da Fundação, portando os documentos para contratação, elencados no Edital. O contrato firmado tem a validade de um ano e pode ser prorrogado para mais um ano, de acordo com o interesse da entidade. Os oficineiros contratados estão aptos a ministrar até 12 horas de oficinas semanais, recebendo R$ 45,00 por hora aula efetiva.


Por razões de enfrentamento à pandemia da Covid-19, as oficinas presenciais estão suspensas temporariamente. A Fundação Paulistana informará o retorno das atividades seguindo as recomendações da Prefeitura. Consulte o resultado aqui.
 

Sobre o Programa Elabora

Lançado em agosto de 2019, o Elabora tem o objetivo de capacitar trabalhadores da cidade de São Paulo que buscam oportunidades de emprego, ampliando as chances de recolocação profissional dos participantes. As oficinas, realizadas em unidades selecionadas do Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo, desenvolvem competências e habilidades diversas, como a elaboração e apresentação de currículo, comunicação e comportamento em ambientes de trabalho, além do incentivo a autoanálise e identificação de talentos e habilidades do candidato.

O Elabora também conta com uma versão itinerante, realizada em organizações parceiras da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, e em eventos realizados pela Prefeitura de São Paulo. Desde então, mais de 4 mil pessoas foram capacitadas pelo programa. Em breve, as oficinas também estarão disponíveis à população em versão on-line.

Por: Luis Antonio