PREFEITURA DE SÃO PAULO

Escola Prof. Makiguti retorna suas atividades com novo ambiente de aprendizagem virtual

Comunidade escolar fará capacitação para adequação da plataforma. Aulas começam no dia 27 de abril

23/04/2020 10h30

Crédito: IstockPhoto

A Escola Municipal de Educação Profissional e Saúde Pública Prof. Makiguti, equipamento administrado pela Fundação Paulistana, entidade ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo, contará com um grande auxílio no processo de aprendizagem a partir de hoje (23), quando os alunos e professores retornam do recesso escolar e estão no período de confinamento: a plataforma colaborativa educacional Google Sala de Aula. As aulas oficiais na ferramenta acontecerão no dia 27 de abril.

O novo recurso escolhido e aplicado pela Secretaria de Educação possibilita a integração do corpo docente e das equipes técnica e pedagógica por meio do desenvolvimento das atividades e avaliações, além de acompanhar todo o processo de desempenho dos estudantes. A medida adotada também atende às determinações das autoridades de saúde e da Prefeitura para evitar a propagação do Covid-19 dentro do ambiente escolar.

“Durante o recesso escolar, a coordenação pedagógica e de curso realizaram uma pesquisa e identificou que 2% destes não têm acesso à internet. Para que ninguém fique para trás, outras estratégias serão adotadas pela equipe escolar para que nenhum aluno tenha sua formação prejudicada”, explica a supervisora geral da unidade, Valdirene Tizzano.

As funcionalidades permitem a exibição e compartilhamento de conteúdos nos formatos de apresentações (slides), documentos de texto e pdf, planilhas, agenda, anotações e vídeos. Outra facilidade importantíssima é o uso de mensagens instantâneas para manter a comunicação entre as turmas e seus educadores. Inclusive, o Google Sala de Aula pode ser usado no celular baixando o aplicativo pelo Play Store para celulares Android e no App Store para IOS. Para que todos se familiarizem com a ferramenta, aconteceu ontem (22), uma capacitação com os professores e coordenadores através do programa de chat e videoconferência Microsoft Teams.

Entre hoje e amanhã, os docentes aplicarão um treinamento para os alunos estarem preparados para receber os conteúdos oferecidos a partir do dia 27. “Neste momento que estamos nos reinventando, agora é a hora de colocarmos em prática os três caminhos da aprendizagem do nosso patrono, Professor Makiguti: coragem, esperança e solidariedade. Coragem para aprender se reinventar, esperança para acreditar que vai dar certo e passará logo e solidariedade para compartilhar os conhecimentos e transformar a sociedade”, conclui Valdirene.

Por Luis Antonio