Escola Prof. Makiguti retorna suas atividades com novo ambiente de aprendizagem virtual

Comunidade escolar fará capacitação para adequação da plataforma. Aulas começam no dia 27 de abril

Crédito: IstockPhoto

A Escola Municipal de Educação Profissional e Saúde Pública Prof. Makiguti, equipamento administrado pela Fundação Paulistana, entidade ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo, contará com um grande auxílio no processo de aprendizagem a partir de hoje (23), quando os alunos e professores retornam do recesso escolar e estão no período de confinamento: a plataforma colaborativa educacional Google Sala de Aula. As aulas oficiais na ferramenta acontecerão no dia 27 de abril.

O novo recurso escolhido e aplicado pela Secretaria de Educação possibilita a integração do corpo docente e das equipes técnica e pedagógica por meio do desenvolvimento das atividades e avaliações, além de acompanhar todo o processo de desempenho dos estudantes. A medida adotada também atende às determinações das autoridades de saúde e da Prefeitura para evitar a propagação do Covid-19 dentro do ambiente escolar.

“Durante o recesso escolar, a coordenação pedagógica e de curso realizaram uma pesquisa e identificou que 2% destes não têm acesso à internet. Para que ninguém fique para trás, outras estratégias serão adotadas pela equipe escolar para que nenhum aluno tenha sua formação prejudicada”, explica a supervisora geral da unidade, Valdirene Tizzano.

As funcionalidades permitem a exibição e compartilhamento de conteúdos nos formatos de apresentações (slides), documentos de texto e pdf, planilhas, agenda, anotações e vídeos. Outra facilidade importantíssima é o uso de mensagens instantâneas para manter a comunicação entre as turmas e seus educadores. Inclusive, o Google Sala de Aula pode ser usado no celular baixando o aplicativo pelo Play Store para celulares Android e no App Store para IOS. Para que todos se familiarizem com a ferramenta, aconteceu ontem (22), uma capacitação com os professores e coordenadores através do programa de chat e videoconferência Microsoft Teams.

Entre hoje e amanhã, os docentes aplicarão um treinamento para os alunos estarem preparados para receber os conteúdos oferecidos a partir do dia 27. “Neste momento que estamos nos reinventando, agora é a hora de colocarmos em prática os três caminhos da aprendizagem do nosso patrono, Professor Makiguti: coragem, esperança e solidariedade. Coragem para aprender se reinventar, esperança para acreditar que vai dar certo e passará logo e solidariedade para compartilhar os conhecimentos e transformar a sociedade”, conclui Valdirene.

Por Luis Antonio