Fundação Paulistana relembra iniciativas realizadas na Cidade Tiradentes, que completou 36 anos

Formações nas áreas da saúde, economia criativa, varejo e outras atividades realizadas na comunidade foram a marca da Fundação

A Cidade Tiradentes comemorou ontem (21), seu 36º aniversário. E a Prefeitura de São Paulo por meio da Fundação Paulistana, sempre esteve presente na execução e aplicação das políticas públicas em um dos distritos mais populosos da capital, de 235 mil habitantes, segundo dados da Fundação Seade. Como não houve as comemorações que acontecem todos anos por causa das regras de distanciamento social, a entidade vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho relembra as ações que ocorreram em seus equipamentos e que beneficiaram o públicopor meio da cultura, qualificação profissional e geração de renda.

O Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes (CFCCT), ao longo de 2019, promoveu atividades que mobilizaram os moradores como: a Feira de Expositores e Empreendedores; o Encontro de Cooperativismo; o Impulsione com o Facebook - parceria com a CUFA (Central Única das Favelas) e Facebook; a 5 ª FLICT - Feira Literária da Cidade Tiradentes, iniciativa em conjunto com a Secretaria Municipal da Educação que valoriza os talentos locais e incentiva a população à leitura. Também houve a inauguração do TEIA Cidade Tiradentes, espaço colaborativo público da SMDET, voltado para formação de novos negócios e qualificação profissional. O espaço conta com computadores, rede de internet cabeada e sem fio, sala de reuniões, impressora, cursos e mentorias focados em empreendedorismo. Inclusive, milhares de pessoas aproveitaram os grandes eventos musicais como a Virada Cultural e do aniversário da região, e a participação das diversas oficinas culturais, todas em colaboração com a Secretaria Municipal da Cultura. Os cursos de Moda e Costura e o Provarejo, cursos gratuitos com formação nas áreas de economia criativa e do varejo, e outras oficinas focadas em gastronomia, artesanato e elaboração de currículo, ao todo, 800 pessoas foram atendidas.

No outro equipamento, a Escola Municipal de Saúde Pública Prof. Makiguti realizou em 2019 atividades que intensificaram a participação dos munícipes como: os cursos abertos de Gerontologia; Aromaterapia; Florais de Bach; Meditação e Educação Financeira. A comunidade escolar recebeu a exposição cultural "Galeria Circular", do artista Eduardo Kobra e teve grande prestígio do público. Ainda mais, teve o Contrata SP para alunos e ex-alunos, com o apoio do Cate e de empresas parceiras. Em torno de 4000 pessoas, foram encaminhandas para vários processos seletivos. E desde 2005, a escola formou 12 mil munícipes como auxiliares e técnicos nas áreas de Saúde Bucal, Gerência em Saúde, Hemoterapia, Farmácia, Cuidador de Idosos e Análises Clínicas.

Por isso, a Fundação Paulistana parabeniza a todos os cidadãos de Cidade Tiradentes por mais um ano de vida e desejamos, mesmo neste período difícil, que mais pessoas continuam sendo alcançadas por todas as ações direcionadas para a capacitação profissional e empregabilidade.

Por Luis Antonio