Por conta da pandemia, cursos on-line da Prefeitura de São Paulo são opção para quem busca capacitação profissional

Portal possui mais de 60 cursos gratuitos como modelagem e costura, marketing digital, games, gramática, redação e programação

Desde o dia 24 de março, quando os decretos municipal e estadual entraram em vigor sobre a suspensão temporária de comércios, serviços, atividades culturais e escolares para evitar a propagação do novo Coronavírus, a população precisou se adaptar ao distanciamento social. Aqueles que procuram por formações presenciais como uma forma de potencializar sua carreira profissional podem recorrer aos meios digitais.


Para ajudar os munícipes nesta nova rotina, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Fundação Paulistana, oferece qualificação gratuita on-line dentro do Portal Cate. A plataforma conta com mais de 60 cursos focados em áreas estratégicas na cidade de São Paulo: Gestão, Empreendedorismo e Trabalho, Economia Criativa, Saúde e Bem-Estar, Gastronomia, Meio Ambiente e Sustentabilidade e Tecnologia. “Com uma linguagem simples e direta, o aluno se capacita em cursos que certamente vão enriquecer o seu perfil profissional, ou até mesmo ser uma inspiração para futuros negócios”, explica Aline Cardoso, secretária municipal do Desenvolvimento Econômico e Trabalho.


Dentro deste catálogo, alguns conteúdos tratam de profissões em ascensão, como o curso de “Introdução ao Upcycling”, que aborda a geração de renda através da reutilização de materiais que seriam descartados. Outro em destaque é o “Como fazer um videodocumentário”, que explora o universo audiovisual pelo prisma do jornalismo. “Desenvolvimento Web PHP”,“Programador Android” e outros voltados à tecnologia, são opções atrativas para quem procura profissionalizar-se neste setor que carece de profissionais habilitados. Existem também materiais de aperfeiçoamento, importantíssimos para acrescentar no currículo, como: gramática; matemática; redação e Pacote Office. Todos eles têm certificados ou declarações de conclusão.


O portal também conta com uma área dedicada ao empreendedorismo, com dicas e inspirações para quem deseja dar os primeiros passos para montar seu próprio negócio. Para se cadastrar, acesse: www.cate.prefeitura.sp.gov.br .

Por: Luis Antonio