Prefeitura de São Paulo abre 90 vagas para o curso de Moda e Costura na Cidade Tiradentes

As inscrições presenciais acontecem nos dias 23 a 25 de março, no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes

O curso de Moda e Costura, um dos mais procurados na Cidade Tiradentes, zona leste da capital, está com inscrições abertas entre os dias 23 a 25 de março para três turmas com 30 alunos nos períodos manhã, tarde e noite, totalizando 90 vagas. As aulas, com início previsto para 30 de março e carga horária de 150 horas, acontecem no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes (CFCCT). O programa, que é uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo por meio da Fundação Paulistana de Educação, Tecnologia e Cultura, entidade vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, promove a qualificação profissional na região para estimular a geração de renda e a economia criativa da comunidade.


“A moda e a costura são umas das grandes vocações de Cidade Tiradentes. Neste curso, que realizamos desde 2017, nós já capacitamos mais de 550 pessoas que passaram a gerar renda com a manutenção de roupas e criação de peças autorais”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso. “Durante as aulas, o participante terá orientações e dicas técnicas da profissão, mas também receberá mentorias sobre empreendedorismo, incentivando a criação de novas marcas na zona leste da cidade”, completa.


Conteúdo do curso


O curso é dividido em quatro módulos de aprendizagem prática e teórica:


Corte e costura: o aluno vai ter o primeiro contato e executar tarefas em máquinas do tipo reta e overloque;
Modelagem: prepara o estudante para desenhar moldes e, depois, confeccionar roupas;
Sociedade e Cidadania: exercita o senso crítico e estimula o protagonismo, a convivência e socialização em diversos meios (comunidade escolar, família, redes sociais, entre outros);
Visão empreendedora: prepara os participantes em busca de oportunidades no emprego formal, autônomo, na formação ou vinculação a uma cooperativa através da moda. Os alunos também vão ter orientações sobre o uso consciente dos resíduos têxteis.


Os interessados em participar desta formação precisam ser maiores de 16 anos e comparecer no local das inscrições, situado na Av. Inácio Monteiro, 6900, e apresentar: um documento com foto recente; comprovante de residência (conta de água, luz, telefone, gás, internet, TV a cabo ou fatura de cartão de crédito) e a ficha de inscrição que pode ser retirada no local devidamente preenchida. A lista de inscritos será publicada no Diário Oficial e no site da Fundação nos dias 26 e 27 de março.


Fashion Sampa
O curso de moda e costura integra o Fashion Sampa, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo. O programa tem o objetivo de fomentar o mercado da moda, promovendo ações de qualificação profissional e geração de renda por meio do empreendedorismo e gestão de negócios.
O Fashion Sampa promove também o combate à pirataria e a realização de ações educativas para a produção, o consumo sustentável e a redução de impactos ambientais causados pela indústria têxtil.


Serviço
Curso de moda e costura – Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes (CFCCT)
Inscrições: 23, 24 e 25 de março
Atendimento: 11h às 19h
Endereço: Av. Inácio Monteiro, 6900

Início das aulas: 30 de março
Horários:
Manhã – 9h às 13h
Tarde – 13h30 às 17h30
Noite – 18h às 22h
Capacitação gratuita

Por Luis Antonio
lafsouza@prefeitura.sp.gov.br