Trabalhadores receberão dicas e orientações de como conquistar uma oportunidade de emprego nesta quarta-feira (11)

Programa Elabora da Prefeitura de São Paulo ensina o preparo de currículo e métodos de como se destacar em processos seletivos

As oficinas de preparo para o mercado de trabalho oferecidas pelo Elabora serão realizadas a partir desta quarta-feira, 11 de março, nas unidades Lapa, Cidade Ademar, Interlagos e Butantã do Cate. O programa, que é idealizado pela Fundação Paulistana, entidade vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, agora terá encontros mensais, atendendo todas as regiões da cidade.

“No atendimento que realizamos nas unidades do Cate pudemos observar que muitos trabalhadores possuem dificuldades na criação de currículos e até mesmo de se comunicar. Por isso, criamos o Elabora, um programa que dá orientações ao participante que busca uma oportunidade no mercado de trabalho, de modo em que ele amplie as chances de obter sucesso em uma entrevista de emprego ou processo seletivo”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

O programa tem como objetivo desenvolver competências e habilidades do trabalhador que busca uma oportunidade de emprego, como a elaboração de currículos, apresentação pessoal em um processo seletivo e até mesmo aprender a enxergar os próprios pontos positivos e explorá-los no âmbito profissional. Com isso, o Elabora espera ampliar as chances de recolocação profissional dos participantes que estão se candidatando a uma vaga de emprego, independente da área escolhida.

Os encontros são divididos em duas oficinas temáticas, destacando a importância do comportamento adequado no ambiente de trabalho. A primeira aula acontece das 9h às 10h30, abordando as habilidades de comunicação para o sucesso profissional, que estimula o participante a descobrir seu potencial e explorar opções de carreira, além de ensinar outros fatores para alcançar o sucesso profissional, como a relação com os colegas de trabalho e aprender a receber instruções.

Já a oficina de Currículo e Processo Seletivo, que é realizada das 11h às 12h30, é focada em orientar qual o formato correto do currículo e sua importância, pois ele é o cartão de visita e a primeira impressão passada ao entrevistador. Ao final das oficinas, o trabalhador é conduzido para o atendimento gratuito do Cate, onde ele pode buscar por oportunidades de emprego e até solicitar uma nova via da carteira de trabalho.
Na quarta-feira seguinte, dia 18 de março, outras unidades do Cate receberão o Elabora. Para participar, basta comparecer uma das unidades e se inscrever utilizando um documento com foto no local. A atividade é gratuita e aberta para todas as idades.

Serviço
Programa Elabora – Oficinas para o Mercado de Trabalho
Data: 11 de março, quarta-feira
Horário: 9h às 10h30 e 11h às 12h30
Locais:
Cate Lapa - Rua Guaicurus, 1000
Cate Cidade Ademar - Av. Yervant Kissajikian, 416
Cate Interlagos - Av. Interlagos, 6122
Cate Butantã - Rua Doutor Ulpiano da Costa Manso, 201
Atividade gratuita
 

Por Miguel Guedes