Gastronomia

Cozinha Escola

 

 

O Programa Municipal Cozinha Escola foi instituído, em 2022, no âmbito da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, por meio da Portaria nº 33/2019, quando passou a ser reconhecido como política pública. A partir daí o programa ganhou reconhecimento e força para expandir suas qualificações por todo o território alcançando um número maior de cidadãos a cada ano.

Com foco na geração de renda, o Cozinha Escola explora as oportunidades da gastronomia enquanto importante ferramenta de reinserção social e econômica. É por meio das qualificações que o cidadão aprende conceitos ligados às boas práticas de manipulação de alimentos, combate ao desperdício, consumo consciente, sustentabilidade, Mundo do Trabalho e técnicas culinárias, além de encontrar ambiente propício para o desenvolvimento de competências técnicas e habilidades comportamentais que o permitam gerar renda de forma autônoma ou conquistar uma vaga no mercado de trabalho.

A Fundação Paulistana tem papel fundamental na implantação e execução do Programa.

Oficinas do Cozinha Escola | Foto: ASCOM FP 


Todas as qualificações oferecidas no âmbito do Cozinha Escola são gratuitas. As aulas são ministradas por profissionais capacitados, no formato presencial e acontecem em cozinhas situadas em equipamentos públicos ou de entidades credenciadas junto à Fundação Paulistana.

A duração dos cursos varia entre curta, média e longa. Os temas são definidos com base nas oportunidades do mercado e demandas do setor. O público-alvo prioritário do programa é o cidadão em condição de vulnerabilidade socioeconômica, mas o programa é aberto a todos aqueles que tenham interesse em gerar renda, seja acessando o mercado de trabalho ou empreendendo.

Para participar das oficinas e cursos o cidadão deve realizar a inscrição de acordo com as informações disponibilizadas na página do Cozinha Escola, no site da Fundação Paulistana. São requisitos para realizar a inscrição: ter 18 anos ou mais e estar cursando o ensino fundamental, minimamente.

Objetivos do Programa

1. fomentar a autonomia do cidadão com foco na reinserção social e econômica, através da qualificação profissional, geração de renda, emprego e estímulo ao empreendedorismo gastronômico;

2. incentivar a preparação dos alimentos, de maneira a promover uma cultura de consumo consciente e sustentável, contribuindo com a diminuição do desperdício e aproveitamento integral dos alimentos;
3. priorizar o uso de alimentos frescos, saudáveis e orgânicos nas preparações;
4. estimular a formalização e impulsionar o acesso ao mercado;
5. fomentar o empreendedorismo, em suas diversas formas, dentro da cadeia gastronômica;
6. fomentar a conexão com outras iniciativas que promovam o desenvolvimento econômico;
7. fortalecer a gastronomia no Município enquanto instrumento de promoção de segurança alimentar e nutricional, da cultura, de solidariedade, de geração de renda, de inclusão produtiva e de desenvolvimento local.

RESULTADOS 

Durante o primeiro ciclo de qualificações presenciais, que terminou em agosto de 2022, a Fundação Paulistana ofertou 1.000 vagas gratuitas, por meio de 50 cursos, em 12 temas diferentes. Nesse ciclo, 728 cidadãos foram certificados. Os cursos foram ministrados em cozinhas localizadas em equipamentos públicos, como CRESANs, CEUs e de organizações parceiras.

NOVAS QUALIFICAÇÕES

A Fundação Paulistana está promovendo um segundo ciclo de qualificações por meio de dois Termos de Fomento. As aulas são gratuitas e acontecem em Centros Educacionais Unificados (CEUs) espalhados nas 4 macrorregiões de São Paulo. 

Até janeiro/2024 o Programa Cozinha Escola já certificou mais de 5 mil pessoas em diversas cursos e oficinas, com temas variados, como por exemplo: Cozinha Básica Cozinha Avançada, Cozinha Profissional, Comida de Boteco, Feijoada, Tortas e Salgados, Comida Vegetariana e Vegana, Massas e Molhos Quentes, Bolos e Confeitaria, Chocolate, Comida de São João, Caldos e Sopas e Hambúrgueres, dentre outros.

RECEBA OS CURSOS EM SUA ORGANIZAÇÃO

A Fundação Paulistana tem um edital de chamamento público para o credenciamento de pessoas jurídicas de direito privado, com ou sem fins lucrativos, com o objetivo de promover o acesso e suprir as necessidades de qualificação profissional, junto à população.

Funciona assim: o credenciado cede o espaço, que deve ter estrutura compatível com o tema do curso e o tamanho da turma, de maneira gratuita e a Fundação oferta as qualificações, de acordo com a disponibilidade.

Acesse aqui o edital e saiba como fazer o credenciamento.

PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS

Em novembro de 2022, o Cozinha Escola esteve presente no evento Mesa SP com uma série palestras e ações de divulgação do programa. E no mês de julho de 2023, o Cozinha Escola esteve presente no evento SP Gastronomia com ações de empregabilidade e palestras, nas quais instrutores das qualificações profissionais dos projetos elaboraram algumas preparações. Clique aqui para acessar as receitas.
 

CALENDÁRIO DE CURSOS E OFICINAS E INSCRIÇÃO AQUI Zonas Norte e Sul, Zonas Leste e Oeste.

Acesse aqui o conteúdo programático das oficinas e cursos. Clique aqui

 

Boas práticas de manipulação de alimentos
A Portaria SMS 2619/2011, legislação sanitária municipal, dispõe sobre a obrigatoriedade da realização de curso de boas práticas de manipulação de alimentos por todos os manipuladores que atuam no setor de Alimentos & Bebidas como varejistas, comerciantes de comida rua, feirantes, entre outros.


Agora a SMDET tem mais uma alternativa para o manipulador de alimentos: um curso online gratuito disponível no Portal do Cate https://bit.ly/cateboaspraticas . O curso é reconhecido pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde (COVISA) e gera certificado. Acesse aqui a versão em PDF.

 Legislações e manuais:
PORTARIA SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TRABALHO – SMDET Nº 33 DE 15 DE OUTUBRO DE 2019 - dispõe sobre o Programa Municipal Cozinha Escola.

RESOLUÇÃO-RDC N° 49, DE 31 DE OUTUBRO DE 2013 - dispõe sobre a regularização para o exercício de atividade de interesse sanitário do microempreendedor individual, dentre outros.

Cartilha do Microempreendedor Individual - MEI - 1 ª Edição - "Esta cartilha tem como objetivo auxiliar o microempreendedor individual (MEI), instalado no município de São Paulo, nas Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, visando garantir a qualidade e segurança dos produtos oferecidos à população." (fonte: Covisa)
Acesse aqui o conteúdo integral da cartilha.

 Manual de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos - COVISA - 2019