Técnico em Cuidados de Idosos

Carga horária 1200 horas

É o profissional capacitado para atuar nos cuidados ao idoso. Seu trabalho consiste em entender os aspectos legais e trabalhistas, conhecer e difundir as políticas públicas para a pessoa idosa, atuar nas especificidades da saúde do idoso (aspectos biológico, psicológico e social), entender os aspectos do processo de envelhecimento, as modificações corporais e os efeitos psíquicos do envelhecer, bem como atuar na melhoria da qualidade de vida e manutenção/ recuperação da saúde do idoso.
Ao término do 2º módulo, o aluno terá habilitação, via certificado, de Auxiliar em Cuidados de Idosos, e ao final do 3º módulo, obterá o diploma de Técnico em Cuidados de Idosos.

Possibilidades de temas a serem abordados na formação: Anatomia e Fisiologia Humana. Cuidados Alimentares e Aspectos da Fala e Deglutição. Ética profissional e função social do Cuidador de Idosos. Legislação e Políticas para a Pessoa Idosa. Acessibilidade e prevenção de acidentes domésticos. Cuidados, Higiene Pessoal e rotina no Trabalho com o idoso. Noções básicas farmacológicas. Fundamentos de Gerontologia e Geriatria. Doenças crônicas. Processo Biopsicossocial da Senescência e Senilidade. Cuidados paliativos e processo de morte morrer. Práticas Integrativas e complementares em Saúde.


Possibilidades de atuação:
Poderá atuar em hospitais, ambulatórios, unidade básicas de saúde, clínicas odontológicas, convênios, laboratórios, serviços terceirizados da área da saúde, no âmbito público e privado e lares.