Técnico em Hemoterapia

Carga horária 1280 horas

É o profissional capacitado para atuar no processamento de amostras de sangue para realização dos exames hematológicos, imuno-hematológicos, sorológicos, bem como processar e estocar os diferentes tipos celulares para terapia celular cumprindo as normas de procedimentos internos e externos, zelando pela qualidade do trabalho, pela biossegurança e agilidade no cumprimento das rotinas laboratoriais e se articulará com os demais profissionais, de modo a potencializar o trabalho da equipe e favorecer a qualidade de vida no ambiente de trabalho.
Ao término do 2º módulo, o aluno terá habilitação, via certificado, de Auxiliar de Laboratório de Saúde - Hemoterapia, e ao final do 3º módulo, obterá o diploma de Técnico em Hemoterapia.

Realiza processamentos no sangue coletado, com equipamentos específicos, mobilizando conhecimentos, valores e habilidades pertinentes a esses processos.

Possibilidades de temas a serem abordados na formação: Biologia Celular, Molecular e Genética aplicada a Hemoterapia e a Terapia Celular. Fisiologia e Fisiopatologia do Sangue. Imuno-hematologia Básica. Controle de Qualidade em Hemoterapia. Captação de doadores. Fundamentos em Imunologia e Sorologia. Legislação e Biossegurança em Hemoterapia. Imuno-hematologia Clínica. Doenças Hematológicas. Doenças infecciosas transmitidas pelo sangue. Metodologia Científica aplicada ao Trabalho de Conclusão de Curso Técnico em Hemoterapia. Processamento e armazenamento de hemocomponentes e células tronco medulares. Utilização de hemocomponentes.

Possibilidades de atuação: Poderá atuar em laboratório de controle de qualidade em hemoderivados, bancos de sangue e agências transfusionais e indústrias de insumos para hemoterapia.