PREFEITURA DE SÃO PAULO

Perguntas Frequentes

Informações sobre as Perguntas Frequentes relacionadas à Fundação Paulistana

16/11/2023 11h24

Veja as respostas às perguntas mais frequentes relacionadas com o trabalho desenvolvido pela Fundação Paulistana.

Você também pode consultar a base de pedidos respondidos pelo Sistema Eletrônico de Informações (e-sic)

FUNDAÇÃO PAULISTANA 

1. O que faz a Fundação Paulistana de Educação, Tecnologia, Educação e Cultura?

A Fundação Paulistana de Educação, Tecnologia e Cultura é uma entidade da Prefeitura de São Paulo, vinculada à Secretaria de Governo Municipal.

Temos como objetivo promover e estimular a educação profissional, o trabalho e a cultura, visando o desenvolvimento social, tecnológico, territorial e econômico solidário. Para isso, implementamos cursos de capacitação profissional e outras atividades gratuitas no município.

A Fundação Paulistana de Educação, Tecnologia e Cultura possui dois equipamentos públicos: o Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes e a Escola Técnica de Saúde Pública Professor Makiguti.

2. Os cursos são gratuitos?

Sim, todos os cursos oferecidos pela Fundação Paulistana são gratuitos.

ESCOLA MAKIGUTI 

 1. O que é o serviço?

A Makiguti, como é conhecida a escola, oferece os cursos técnicos de Saúde Bucal, Farmácia, Análises Clínicas, Gerência em Saúde, Hemoterapia e Cuidados de Idosos. Possui dois processos seletivos por ano, oferecendo 420 vagas por semestre. Desde o início da primeira turma (agosto de 2005) até 2020, foram 5.040 Auxiliares e mais 8.312 Técnicos, totalizando 13.352 formações na escola. A escola possui uma parceria de pré-iniciação científica com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico -CNPQ e a FOUSP - Faculdade De Odontologia da USP - FOUSP, que adiciona a formação dos alunos participantes uma vivência acadêmica de pesquisa. A unidade é composta por um corpo administrativo e outro pedagógico, que conta com Coordenadores Pedagógicos e Coordenadores de Curso e docentes qualificados.

2. Quais são os cursos? 

Nossos Cursos


Técnico em Análises Clínicas

Carga horária: 1280 horas

É o profissional capacitado para atuar na área laboratorial, desempenhando suas funções em instituições de saúde pública e privada e centro de pesquisas. Na Área Industrial atuará na produção e nos testes de qualidade de kits laboratoriais. Seu trabalho envolve a promoção da saúde do ser humano, desenvolvendo ações no campo de diagnósticos laboratoriais clínicos.

A esse profissional cabe as funções de orientar o paciente, receber, preparar, processar amostras biológicas na execução de procedimentos diagnósticos, produtivos e terapêuticos da prática laboratorial. Ao término do 2º módulo, o aluno terá habilitação, via certificado, de Auxiliar em Análises Clinicas, e ao final do 3º módulo, obterá o diploma de Técnico em Análises Clinicas.


Auxilia e executa atividades padronizadas de laboratório - automatizadas ou técnicas clássicas - necessárias ao diagnóstico, nas áreas de parasitologia, microbiologia médica, imunologia, hematologia, bioquímica, biologia molecular e urinálise. Colabora, compondo equipes multidisciplinares, na investigação e implantação de novas tecnologias biomédicas relacionadas às análises clínicas. Opera e zela pelo bom funcionamento do aparato tecnológico de laboratório de saúde. Em sua atuação é requerida a supervisão profissional pertinente, bem como a observância à impossibilidade de divulgação direta de resultados.

Possibilidades de temas a serem abordados na formação: Parasitologia, Microbiologia, Imunologia, Hematologia, Bioquímica, Biologia Molecular, Urinálise e fisiologia, Química e preparo de soluções, Biossegurança.

Possibilidades de atuação: Hospitais, clínicas e postos de saúde. Laboratórios de diagnósticos médicos. Laboratórios de pesquisa e ensino biomédico. Laboratórios de controle de qualidade em saúde. Infraestrutura Recomendada: Biblioteca com acervo específico e atualizado. Laboratório de bioquímica. Laboratório de físico-química. Laboratório de informática com programas específicos. Laboratório de microbiologia. Laboratório didático: unidades de análises clínicas.

Técnico em Saúde Bucal

Carga horária: 1300 horas

É o profissional capacitado a atuar diretamente com o Cirurgião Dentista. Ao término do 2º módulo, o aluno terá habilitação, via certificado, de Auxiliar em Saúde Bucal (ASB), com atuação em programas educativos de saúde bucal dirigidos a indivíduos e grupos sociais. Ao final do 3º módulo, obterá o diploma de Técnico em Saúde Bucal(TSB). Seu trabalho será desenvolvido em Unidades de Saúde Públicas ou Privadas (consultórios e clínicas odontológicas). É capacitado para efetuar: radiografias bucais; profilaxia; remoção de suturas; inserção de materiais restauradores em cavidades dentárias; aplicação de flúor e selantes, preparadas pelo Cirurgião-Dentista.

Atuando na promoção, prevenção e controle das doenças bucais, promove e participa de programas educativos e de saúde bucal, orientando indivíduos e grupos, principalmente com relação à escovação e aplicação de flúor. Participa da realização de estudos epidemiológicos em saúde bucal. Realiza, sob supervisão do cirurgião-dentista, atividades clínicas voltadas para o restabelecimento da saúde, conforto, estética e função mastigatória do indivíduo. Supervisiona, sob delegação, o trabalho do auxiliar de consultório dentário. Controla estoques e gerencia a manutenção do aparato tecnológico presente num consultório dentário.

Possibilidades de temas a serem abordados na formação: Promoção e prevenção em saúde bucal. Anatomia e fisiologia bucal. Anatomia e fisiologia humana Processo de trabalho e humanização em saúde. Ergonomia e técnicas de instrumentação. Biossegurança. Equipamentos, materiais, medicamentos e instrumentais odontológicos e de higiene dental. Conceitos básicos sobre procedimentos restauradores. Proteção radiológica ocupacional.

Possibilidades de atuação: Clínicas ou consultórios odontológicos. Sistema Único de Saúde.

Técnico em Gerência em Saúde

Carga horária: 1280 horas

É o profissional capacitado para atuar na área administrativa e apoio a gerência. Realiza a previsão e provisão de todos os tipos de recursos necessários para viabilizar a assistência aos usuários. Seu trabalho consiste na gestão de materiais, de patrimônios, de documentos, de pessoal, de qualidade, de planejamento, implantação de projetos e de serviço de apoio da área da saúde. Atuará em hospitais, ambulatórios, unidade básicas de saúde, clínicas odontológicas, convênios, laboratórios, serviços terceirizados da área da saúde, no âmbito público e privado. Ao término do 2º módulo, o aluno terá habilitação, via certificado, de Auxiliar em Gerência em Saúde, e ao final do 3º módulo, obterá o diploma de Técnico em Gerência em Saúde.


Participa do planejamento, controle e avaliação da implementação de políticas públicas de saúde. Gerencia serviços e unidades de saúde e seus processos de trabalho. Assessora estudos de custos e viabilidade e desenvolve projetos de gestão em saúde. Participa do tratamento estatístico de indicadores de saúde. Atua na previsão e provisão do sistema de estoque, compras e distribuição de material. Acompanha a execução de contratos e serviços de terceiros.

Possibilidades de temas a serem abordados na formação: Sistema Único de Saúde. Legislação e regulação. Modelos de atenção e de gestão. Avaliação e indicadores de desempenho. Processo de trabalho em saúde. Financiamento e orçamento. Sistemas de informações. Patrimônio e estoques.

Possibilidades de atuação: Hospitais, clínicas, postos e unidades de saúde públicos, privados e do terceiro setor. Empresas seguradoras de medicina de grupo, de autogestão ou similares. Infraestrutura Recomendada: Biblioteca com acervo específico e atualizado. Laboratório de informática com programas específicos.

Técnico em Farmácia
Carga horária: 1280 horas

É o profissional para atuar em drogarias, farmácias hospitalares e de manipulação; na Área Industrial atuará no campo de medicamentos, de cosméticos, de produtos de limpeza, de embalagens, dentre outros, e distribuidoras. Seu trabalho envolve o controle de qualidade, estoque de medicamentos e produtos hospitalares, produção, seleção, programação, dispensação e orientação sobre o uso correto de medicamentos e produtos relacionados aos cuidados com a saúde.
Ao término do 2º módulo, o aluno terá habilitação, via certificado, de Auxiliar em Farmácia, e ao final do 3º módulo, obterá o diploma de Técnico em Farmácia.


Realiza operações farmacotécnicas, identificando e classificando os diferentes tipos de produtos e de formas farmacêuticas, sua composição e técnica de preparação. Auxilia na manipulação das diversas formas farmacêuticas alopáticas, fitoterápicas e homeopáticas, assim como de cosméticos, sob a supervisão do farmacêutico. Executa as rotinas de compra, armazenamento e dispensação de produtos, além do controle e manutenção do estoque de produtos e matérias-primas farmacêuticas. Atende as prescrições médicas dos medicamentos e identifica as diversas vias de administração. Utiliza técnicas de atendimento ao cliente, orientando-o sobre o uso correto e a conservação dos medicamentos.

Possibilidades de temas a serem abordados na formação: Noções de farmacologia e de farmacotécnica. Microbiologia. Anatomia e fisiologia humana. Biossegurança. Legislação farmacêutica e sanitária. Comercialização, estoques e atendimento ao cliente. Controle de qualidade. Produção e manipulação de formas farmacêuticas e de cosméticos.

Possibilidades de atuação: Drogarias. Postos de saúde e de medicamentos. Farmácias de manipulação. Indústrias farmacêuticas. Unidades básicas de saúde. Hospitais. Distribuidoras de medicamentos, insumos e correlatos. Infraestrutura Recomendada: Biblioteca com acervo específico e atualizado. Laboratório básico de anatomia humana. Laboratório de estética. Laboratório de informática com programas específicos. Laboratório de manipulação farmacêutica. Laboratório de microbiologia.

Técnico em Hemoterapia

Carga horária: 1280 horas

É o profissional capacitado para atuar no processamento de amostras de sangue para realização dos exames hematológicos, imuno-hematológicos, sorológicos, bem como processar e estocar os diferentes tipos celulares para terapia celular cumprindo as normas de procedimentos internos e externos, zelando pela qualidade do trabalho, pela biossegurança e agilidade no cumprimento das rotinas laboratoriais e se articulará com os demais profissionais, de modo a potencializar o trabalho da equipe e favorecer a qualidade de vida no ambiente de trabalho.
Ao término do 2º módulo, o aluno terá habilitação, via certificado, de Auxiliar de Laboratório de Saúde - Hemoterapia, e ao final do 3º módulo, obterá o diploma de Técnico em Hemoterapia.

Realiza processamentos no sangue coletado, com equipamentos específicos, mobilizando conhecimentos, valores e habilidades pertinentes a esses processos.

Possibilidades de temas a serem abordados na formação: Biologia Celular, Molecular e Genética aplicada a Hemoterapia e a Terapia Celular. Fisiologia e Fisiopatologia do Sangue. Imuno-hematologia Básica. Controle de Qualidade em Hemoterapia. Captação de doadores. Fundamentos em Imunologia e Sorologia. Legislação e Biossegurança em Hemoterapia. Imuno-hematologia Clínica. Doenças Hematológicas. Doenças infecciosas transmitidas pelo sangue. Metodologia Científica aplicada ao Trabalho de Conclusão de Curso Técnico em Hemoterapia. Processamento e armazenamento de hemocomponentes e células tronco medulares. Utilização de hemocomponentes.

Possibilidades de atuação: Poderá atuar em laboratório de controle de qualidade em hemoderivados, bancos de sangue e agências transfusionais e indústrias de insumos para hemoterapia.

Técnico em Cuidados de Idosos
Carga horária: 1200 horas

É o profissional capacitado para atuar nos cuidados ao idoso. Seu trabalho consiste em entender os aspectos legais e trabalhistas, conhecer e difundir as políticas públicas para a pessoa idosa, atuar nas especificidades da saúde do idoso (aspectos biológico, psicológico e social), entender os aspectos do processo de envelhecimento, as modificações corporais e os efeitos psíquicos do envelhecer, bem como atuar na melhoria da qualidade de vida e manutenção/ recuperação da saúde do idoso.


Ao término do 2º módulo, o aluno terá habilitação, via certificado, de Auxiliar em Cuidados de Idosos, e ao final do 3º módulo, obterá o diploma de Técnico em Cuidados de Idosos.

Possibilidades de temas a serem abordados na formação: Anatomia e Fisiologia Humana. Cuidados Alimentares e Aspectos da Fala e Deglutição. Ética profissional e função social do Cuidador de Idosos. Legislação e Políticas para a Pessoa Idosa. Acessibilidade e prevenção de acidentes domésticos. Cuidados, Higiene Pessoal e rotina no Trabalho com o idoso. Noções básicas farmacológicas. Fundamentos de Gerontologia e Geriatria. Doenças crônicas. Processo Biopsicossocial da Senescência e Senilidade. Cuidados paliativos e processo de morte morrer. Práticas Integrativas e complementares em Saúde.

Possibilidades de atuação: Poderá atuar em hospitais, ambulatórios, unidade básicas de saúde, clínicas odontológicas, convênios, laboratórios, serviços terceirizados da área da saúde, no âmbito público e privado e lares.

 

VESTIBULAR - DÚVIDAS FREQUENTES 

1) Quais são os cursos oferecidos?

Análises Clínicas, Cuidados de idosos, Farmácia, Gerência em Saúde, Hemoterapia e Saúde bucal

 

2) Quais os horários das aulas:

Matutino: 07h50 às 11h30

Vespertino: 14h10 às 17h50

Noturno: 19h00 às 22h40

 

3) Como me inscrevo?

As inscrições acontecem através do site da VUNESP

https://www.vunesp.com.br/

 

4) Posso me inscrever em mais de um curso ou horário?

Não, somente 1 curso por inscrição e processo seletivo.

 

5) Posso trocar de horário durante o curso ?

Sim, desde que faça a solicitação na secretaria da escola, e tenha vaga no período desejado.

 

6) Qual a escolaridade mínima exigida?

Ensino médio completo, ou estar cursando o 3• ano.

 

7) Com que idade posso me inscrever?

Maior de 18 anos ou ter 18 anos até 30/06/2022

 

8) Tenho direito ao bilhete do estudante?

Sim, após ter feito o cadastro no site da SPTrans.

 

9) As aulas serão presenciais ou on-line?

As aulas serão 100% presenciais.

 

10) Quais cursos têm estágio?

Análises clínicas, farmácia, gerência em saúde, hemoterapia e saúde bucal.

 

11) Qual a carga horária dos cursos?

No mínimo 1200 horas.

 

12) Qual a duração dos cursos?

Todos os cursos tem a duração de 18 meses, divididos em 3 módulos.

 

13) Qual a certificação após a conclusão do módulo II e III?

O aluno que concluiu o modulo II, recebe o certificado de qualificação profissional e após a conclusão do modulo III, recebe o diploma de técnico.

 

Serviço:

Escola Municipal de Educação Profissional e Saúde Pública Professor Makiguti

Endereço: Avenida dos Metalúrgicos, Nº: 1945 – Cidade Tiradentes

E-mail: escolamakiguti@prefeitura.sp.gov.br

Telefone: 2039-0750

Horário de atendimento ao público: De segunda à sexta-feira das 8h às 21h

 

CENTRO DE FORMAÇÃO CULTURAL CIDADE TIRADENTES - CFCCT 

1. O que é o CFCCT? 

O Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes é o maior equipamento cultural da
Prefeitura de São Paulo na Zona Leste da cidade. Gerenciado pela Fundação Paulistana de
Educação, Tecnologia e Cultura, o CFCCT tem sua programação integrada às atividades
desenvolvidas em outros equipamentos da Secretaria (teatros, centros culturais, galerias,
museus, pontos de cultura e de leitura). Com 30 mil metros quadrados, o local oferece à
população atividades artística e esportivas; e de formação profissional, lazer e meio ambiente.


A unidade conta com a seguinte estrutura:


• 1 Sala de cinema (SPCine) com 150 lugares; incluindo 2 cadeiras para deficientes físicos e 2
para pessoas obesas;
• 1 teatro para 240 espectadores sentados;
• 1 biblioteca multimídia temática sobre Direitos Humanos (com mais de 20 mil volumes);
• 1 sala de exposições com 302 m²;
• 1 Centro de Memória, Pesquisa e Documentação com exposições itinerantes;
• 5 salas de formação (música, dança, teatro, figurino, iluminação cênica);
• 1 Sala TEIA (ADESAMPA) que incentiva o desenvolvimento de negócios e a criação de redes
empreendedores locais por meio de coworkings públicos
• 1 Sala de Corte e Costura com curso na área;
• 1 Sala de Costura uso livre com agendamento via TEIA;
• 1 Telecentro com 19 computadores;
• 1 Sala de línguas;
• 1 Sala de literatura;
• 1 laboratório Fab Lab livre SP
• Quadra poliesportiva, pista de skate e área verde.
• Área de circo com arquibancada para 500 pessoas


Confira a programação completa do Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes
Serviço:


Rua Inácio Monteiro, 6900 - Conjunto Habitacional Sítio Conceição
São Paulo - SP, 08490-000
Tel.:(11) 2392.2010


Atendimento ao público
De Terça à sexta: das 09 às 18 horas
Aos sábados: das 10 às 18 horas
Telefone: (11) 2392.2010| Administração - Piso térreo