Informações Centro de Referência em Segurança Alimentar a Nutricional (CRESAN) Butantã

 

1. O que é o serviço?
O Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional (Cresan) Butantã teve seu processo de criação iniciado em 2001, a partir de parceria entre a sociedade civil, poder público e universidades. Foi oficializado em 2010, a partir do Decreto nº 51.359, de março de 2010 e transferido para Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional – COSAN , da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET) , por força do Decreto n° 56.776, de 21 de janeiro de 2016.

2. Finalidades
Favorecer a articulação de políticas públicas vinculadas à segurança alimentar e nutricional;
• realizar ações de educação alimentar e nutricional;
• promover ações de conscientização socioambiental;
• realizar e apoiar pesquisas, além de monitorar os indicadores de segurança alimentar e nutricional;

3. Estrutura
O Cresan Butantã possui uma estrutura de cozinha experimental, espaço multiuso, horta suspensa, espaço para oficinas culinárias, entre outros.

4. Atividades Oferecidas
• Capacitação profissional na área de produção de alimentos, através de oficinas, com base na economia solidária e geração de renda;
• Capacitação para cultivo de horta urbana, com base no conceito de segurança alimentar e nutricional;
• Encontro com alunos da rede municipal de educação sobre temas atuais relacionados à alimentação e nutrição.
• Oficinas culinárias para elaboração de receitas tradicionais, receitas de aproveitamento integral de alimentos e receitas temáticas;

Todas as atividades oferecidas no espaço têm com o objetivo disseminar a segurança alimentar e nutricional e o Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável.

5. Conselho Consultivo
A grande peculiaridade desse espaço é de ser um ambiente promotor da inter-setorialidade, principalmente, por contar com um Conselho Consultivo, que conta com diversas secretarias e a sociedade civil, auxiliando assim na sua gestão, elaboração de atividades e articulação local. Essa unidade tem como principais objetivos:

O Conselho Consultivo é um espaço que agrega e integra a comunidade, organizações sociais, universidades e diversos setores do poder publico e poderá atuar de forma na forma de Gestão Compartilhada, descentralizando o poder, a integração de diversos setores e atores sociais com a partilha de saberes e aperfeiçoamento da gestão.

A atuação deste Conselho será exercida dentro do princípio da paridade expressa pelo Conselho Consultivo do Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional – CRESAN Butantã, conforme disposto em portaria n° 102/2016 SDTE/GAB.

6. Endereço
Cresan Butantã
Rua Nella Murari Rosa, nº 40 - Jd. Jaqueline - altura do 14,5 km da Rodovia Raposo Tavares
Telefone para contato: 3326-4115