Prefeitura de São Paulo realiza II Simpósio Municipal de Combate ao Desperdício e Segurança Alimentar

Evento contou com a participação de especialistas do setor público e privado, além de 60 entidades assistenciais cadastradas pelo Banco de Alimentos

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, realizou nesta quarta-feira, 16 de outubro, o II Simpósio Municipal de Combate ao Desperdício e Segurança Alimentar. O evento, realizado na Sala do Conservatório da Praça das Artes, no centro da capital, debateu a atuação de organizações sem fins lucrativos para a promoção de segurança alimentar e nutricional no município.

A secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso, participou da abertura do evento destacando as ações da Pasta na política pública. “O Banco de Alimentos, desde 2017, doou mais de mil toneladas de alimentos para as entidades cadastradas pelo Programa, e para agregar o uso consciente e efetivo deste alimento, a Secretaria promove uma série de reuniões e cursos que auxiliam as organizações a como aproveitar integralmente frutas, legumes e verduras nas refeições oferecidas nestes espaços”, explicou Aline Cardoso.

Aline Cardoso destacou também a importância da conscientização sobre segurança alimentar e nutricional na Primeira Infância. “Insegurança alimentar não necessariamente está atrelada a condições financeiras. Os impactos de uma alimentação não balanceada vão além do peso e da saúde, mas também no desenvolvimento e formação das crianças”.

A consultora da Food and Agriculture Organization da ONU, Isis Ferreira, a conselheira do Conselho Regional de Nutricionistas da 3ª Região – CRN3, Viviani Fontana, e o secretário-adjunto de Desenvolvimento Urbano, José Amaral Neto, também participaram da cerimônia de abertura do Simpósio.

Mais de 60 entidades cadastradas pelo Banco de Alimentos participaram do Simpósio, que, por meio de três painéis temáticos com especialistas e profissionais do setor público, privado e do terceiro setor, debateram aspectos sobre a alimentação no município e estratégias de gestão e promoção de aproveitamento integral de alimentos e combate ao desperdício em ONGs.

O primeiro painel abriu a discussão sobre os impactos da sociedade civil nas políticas públicas de Segurança Alimentar e Nutricional. O Professor Dr. em Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas, Fernando Nogueira, e a diretora de Relações Institucionais da Associação Aliança da Misericórdia, Ana Beatriz Hauptmann, formaram o painel, que teve mediação da consultora da ONU, Isis Ferreira.

“As entidades precisam se atentar em um fator fundamental: a confiança que a sociedade tem sobre o trabalho que a associação promove. Para isso, é de suma importância a entidade agir com transparência, publicando no site/blog oficial da associação a prestação de contas e o detalhamento do trabalho feito na ONG. Deste modo, a organização passa a ter mais credibilidade, facilitando a captação de doações e a ajuda de munícipes e empresas”, destacou Fernando Nogueira.

A segunda mesa abordou o tema de segurança alimentar e nutricional e seus impactos positivos na sociedade. A nutricionista Marisa Baier, a representante da União dos Moradores do Jardim Jaqueline, Nívea Santos, e a supervisora da Sociedade Amiga e Esportiva do Jardim Copacabana, Rosângela Nascimento, compuseram o segundo painel, que teve a mediação da coordenadora do setor de conservação da WWF-Brasil, Virginia Antonioli.

“O trabalho que fazemos com as crianças e adultos em situação de vulnerabilidade, promovendo a qualificação e conscientização sobre a segurança alimentar é algo transformador, que impacta e muda a vida dessas pessoas”, afirmou a diretora de Relações Institucionais da Associação Aliança de Misericórdia, Ana Beatriz Hauptmann.

A última mesa de bate-papo ressaltou os primeiros passos para a segurança alimentar e nutricional, que deve ser incentivada desde cedo na refeição das crianças. A nutricionista Flavia Zanatta, a representante da entidade Imaculado Coração de Maria, Roselita Silva, e a participante do Grupo de Mães do Novo Amanhecer, Tâmara dos Reis, foram as responsáveis pela conversa, que teve a mediação do coordenador Latino-Americano em Iniciativas Sistêmicas da Ellen MacArthur Foundation, Michael Oliveira.

Por: Miguel Guedes
miguelguedes@prefeitura.sp.gov.br

Siga a SMDET nas redes sociais