No Dia Mundial da Alimentação, Bruno Covas anuncia ações de qualificação voltadas à gastronomia e segurança alimentar

Programa Cozinha Escola é uma alternativa para quem busca gerar renda por meio da gastronomia

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, anunciou nesta quarta-feira, 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação, a expansão do Cozinha Escola, programa que integra as políticas públicas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho que qualificará mil pessoas em cursos ligados à gastronomia e geração de renda. A cerimônia contou a presença dos secretários de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso, e Educação, Bruno Caetano, que publicaram uma portaria conjunta que estabelece o uso dos CEUS para a execução das próximas turmas do programa.

“A prefeitura tem o dever de promover a qualificação profissional e dar oportunidade para que as pessoas possam conquistar o seu trabalho ou começar a empreender. Parabéns a todas as formandas que superaram dificuldades pra chegar até aqui”, destacou o prefeito de São Paulo, Bruno Covas.

Aproveitamento integral de alimentos, boas práticas de manipulação de alimentos na cozinha, assim como orientações sobre empreendedorismo e geração de renda também são pautas debatidas nos cursos, que têm duração de 20 a 120 horas. Em seis meses, a iniciativa pretende formar 50 turmas com 20 pessoas cada, qualificando mil pessoas em diversas regiões de São Paulo.

“O Cozinha Escola é uma extensão do que já fazemos nos Cresans – Centros de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional, que qualificou mais de 9 mil pessoas por meio de oficinas de curta duração”, explica a secretária Aline Cardoso. “Com aulas práticas de fácil entendimento, nosso objetivo é preparar o participante que deseja criar um negócio próprio, gerando renda com a venda de pães, salgados e doces, além de destacar cuidados com a manipulação de alimentos e segurança alimentar”, finaliza.

A Fundação Paulistana, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, contratou o Senac – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial para aplicar sua metodologia nos cursos do Cozinha Escola. A temática das aulas é diversificada passando por preparo de panetones, massas, doces, salgados e quitutes.

Em novembro, o Cozinha Escola será realizado nas zonas norte, leste e oeste da cidade. Os cursos acontecerão em unidades selecionadas dos CEUs e em equipamentos da Prefeitura, como a cozinha do Mercado Municipal da Lapa e o já utilizado Cresan Vila Maria.

A próxima turma acontece no CEU Paz a partir de 18 de outubro. Os interessados devem ter acima de 18 anos e se candidatar presencialmente ou pelo link: www.bit.ly/cozinhaescolaceupaz. É necessário apresentar CPF e documento com foto.

Combate ao desperdício
Ainda no dia mundial da alimentação, o prefeito Bruno Covas anunciou a marca de 250 toneladas de alimentos arrecadados pelo Programa Municipal de Combate ao Desperdício e à Perda de Alimentos. O programa é responsável por coletar frutas, legumes e verduras em feiras livres e mercados municipais que estão em boas condições de consumo, mas que seriam descartadas por não possuir valor comercial, e doar para entidades assistenciais que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar. Atualmente, 31 feiras livres e dois mercados municipais participam do projeto, que atendem as entidades cadastradas pelo Programa Banco Municipal de Alimentos.

O evento contou com a entrega de certificados para 20 mulheres do Programa Tem Saída, que foram qualificadas nos cursos “aproveitamento integral de alimentos” e “boas práticas de manipulação de alimentos na cozinha”. As mulheres passam a integrar a equipe do Programa Operação Trabalho, que atuam na sensibilização, coleta e triagem de alimentos nas feiras doadoras do Programa Municipal de Combate ao Desperdício e à Perda de Alimentos.

Reconhecimento Internacional
O Programa de Combate ao Desperdício e à Perda de Alimentos recebeu no mês de outubro duas premiações internacionais. O prefeito Bruno Covas foi representado pela secretária-adjunta, Ana Carolina Lafemina, na cidade de Montpellier, na França, onde a iniciativa concorreu com 104 boas práticas e ganhou a honraria na categoria Desperdício de Alimentos pela contribuição à Segurança Alimentar no Prêmio Pacto de Milão, acordo que reúne importantes cidades do mundo acerca do tema de alimentação em grandes centros urbanos.

Já em Bilbao, na Espanha, a secretária Aline Cardoso representou o prefeito no evento em que o projeto também foi premiado por sua contribuição na redução de orgânicos nos aterros, tornando-se inspiração e modelo para uma campanha Global da ISWA (Associação Mundial de Resíduos Sólidos). A campanha será apresentada a cidades de 75 países como exemplo a ser seguido, com destaque para os aspectos de inclusão social e geração de renda para pessoas vulneráveis, enquanto contribuem com a segurança alimentar e o meio ambiente.

Serviço
Próxima turma do Cozinha Escola - Qualificação gratuita
Data: 18 a 25 de outubro
Horário: 13h30 às 17h30
Local: CEU Paz
Endereço: Rua Daniel Cerri, 1549 – Jardim Paraná / zona norte.
Inscrições: presenciais ou no link: http://bit.ly/cozinhaescolaceupaz
 

Por: Miguel Guedes
miguelguedes@prefeitura.sp.gov.br

Siga a SMDET nas redes sociais