Mais de 200 pessoas participaram das conferências sobre segurança alimentar e nutricional realizadas pelo Comusan

Encontros debateram ações que fortaleçam o direito humano à alimentação adequada e saudável

O Comusan – Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, vinculado a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho realizou no mês de agosto sete pré-conferências em toda a capital, promovendo a discussão e debate sobre o setor de alimentação na cidade de São Paulo. Ao todo, mais de 200 pessoas foram impactadas com as conferências, que antecede a VII Conferência Municipal de SAN, realizadas nos dias 20 e 21 de setembro.

Os distritos de Itaquera, São Mateus, Campo Limpo, Parelheiros Jabaquara, Freguesia do Ó e Sé foram os escolhidos para receber os encontros, que enfatizaram ações que garantam o direito humano à alimentação adequada e saudável e da soberania alimentar, além da participação social e intersetorial para a construção do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – Sisan.

Os encontros contaram com a presença da equipe técnica e autoridades da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, que destacaram ações e medidas da Pasta sobre o tema, como o Programa Municipal de Combate ao Desperdício e à Perda de Alimentos, responsável por arrecadar frutas, legumes e verduras em feiras livres e mercados municipais que estão em boas condições de consumo, mas que seriam descartadas por não possui valor comercial.

“Atualmente 12 feiras livres e dois mercados municipais participam do Programa de Combate ao Desperdício de Alimentos, que já doou mais de 124 toneladas de alimentos. A arrecadação é distribuída para 310 entidades assistenciais cadastradas em no Banco de Alimentos Municipal, impactando na alimentação de aproximadamente 120 mil pessoas”, explica a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso. “A ideia é ampliar o Programa para 100 feiras até o fim do ano, potencializando o índice de arrecadação e atendendo mais pessoas em estado de insegurança alimentar”, completa.

A presidente do Comusan, Vera Vilela, ressalta que as pré-conferências são preparatórias para a VII Conferência Municipal. “O objetivo principal dessa série de encontros foi ampliar e fortalecer os compromissos políticos pela soberania alimentar e garantia do direito humano à alimentação adequada e saudável, assegurando a participação social e a gestão intersetorial”, afirma.

Em setembro, o Comusan realizará a VII Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, entre os dias 20 e 21 de setembro. Aberto ao público, o evento tem como objetivo avaliar as iniciativas da Prefeitura de São Paulo sobre SAN, além de incentivar o debate entre os trabalhadores e profissionais do setor. Para participar, é necessário se inscrever gratuitamente no site: http://bit.ly/VIICMSANsp

Sobre o Comusan – SP

Criado em 2001, é composto por membros, titulares e respectivos suplentes, dos quais dois terços são representantes da sociedade civil organizada e um terço, representantes governamentais.

O Comusan-SP permite o diálogo e estimula a organização da sociedade na área de segurança alimentar e nutricional. O Conselho tem caráter consultivo e suas atividades envolvem propor, acompanhar e fiscalizar as ações do governo municipal nas áreas de Segurança Alimentar e Nutricional e articular a implementação de ações voltadas ao combate das causas da miséria e da fome. Além disso, incentivar parcerias de caráter regional que garantam mobilização dos setores envolvidos e racionalização do uso dos recursos disponíveis e ajudar na formulação do plano municipal de segurança alimentar e nutricional, entre outros.

Por: Miguel Guedes

Siga a SMDET nas redes sociais