Cresan Vila Maria promove oficina gratuita para a construção de minhocários de compostagem

Atividade ensinará técnicas de como dar a finalidade ideal para resíduos orgânicos

 

O Cresan – Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional, equipamento administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo realiza na quarta-feira, 26 de junho, a atividade que ensina a construção de composteiras e minhocários. Durante o encontro, os participantes receberão orientações e a conscientização sobre o descarte de resíduos orgânicos.

“O Cresan é um equipamento que promove não somente a segurança alimentar e nutricional, mas também ações e iniciativas sustentáveis. Crianças e adolescentes que participam das oficinas recebem este tipo de orientação, de modo em que estas técnicas se tornem hábitos em suas vidas”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

De acordo com um estudo feito pelo IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, mais da metade de todo o lixo que é produzido em casa é orgânico, ou seja, frutas, legumes, cascas e outros rejeitos alimentares, como a borra de café e sachês. Este tipo de material, se encaminhado para aterros, é capaz de contaminar solos e prejudicar lençóis freáticos. Para evitar a contaminação são utilizadas composteiras, equipamentos que transformam resíduos orgânicos em compostagem de qualidade e rica em nutrientes.

O composto produzido pode ser utilizado em hortas e plantações urbanas. Dependendo do modelo constrúido, a composteira pode gerar a compostagem arenosa e chorume não tóxico, usado como biofertilizante. O encontro no Cresan ensinará a construção de composteiras que utilizem ou não minhocas, além de mostrar técnicas de cultivo e manutenção do equipamento.

Liderada pela equipe de nutrição da Cosan – Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional, a ação tem o objetivo de apresentar aos participantes uma alternativa de descarte adequado dos resíduos orgânicos produzidos em casa. Para participar, basta comparecer no local na data e horário indicado, não sendo necessário se inscrever.

Serviço
Oficina de construção e cultivo de minhocário

Quando: 26 de junho de 2019, quarta-feira.
Horário: 10h às 12h
Local: Cresan Vila Maria
Endereço: Rua Sobral Junior, 267
Informações: 2967-0755
Atividade gratuita

Por: Miguel Guedes
miguelguedes@prefeitura.sp.gov.br

Siga a SMDET nas redes sociais