Caisan SP realiza reunião para o debate de ações e programas voltados a segurança alimentar e nutricional

Primeira infância e plano de metas da gestão municipal foram alguns dos tópicos abordados no encontro

 

A Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional SP – Caisan realizou nesta terça-feira, 11 de junho, uma reunião de alinhamento sobre a atuação e estratégias das secretarias municipais, partcipantes para o desenvolvimento da segurança alimentar e nutricional na cidade de São Paulo.

Participaram do encontro os representantes das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Direitos Humanos e Cidadania; Subprefeituras; Saúde; Educação e Cultura. O encontro debateu as ações de cada Pasta de combate a desnutrição e obesidade infantil, o combate ao desperdício de alimentos o plano de metas da gestão municipal no escopo da segurança alimentar e primeira infância.

“Segurança alimentar vai além do escopo de abastecimento, é por isso que a Caisan foi originada. O objetivo desta Câmara é promover o fortalecimento de ações feitas em conjunto com as secretarias envolvidas, atingindo diretamente a qualidade de vida de crianças e adultos de toda a cidade de São Paulo”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.

O encontro discutiu também a valorização do produtor da agricultura familiar de Parelheiros, não apenas incentivando o consumo de produtos orgânicos, mas também no desenvolvimento de políticas que ajudem no transporte e comercialização dos alimentos cultivados na região.

“Somente em São Paulo existem aproximadamente 880 feiras livres, sabemos que ao menos 10% dos 10 milhões de paulistanos frequentam uma feira com regularidade. Pensando nisso, nós temos ideias e planos de modernização destes locais de abastecimento, promovendo coletas de materiais reciclaveis e ressaltando o combate ao desperdicio de alimentos, contribuindo com a sustentabilidade da cidade”, ressalta o representante da Secretaria de Subprefeituras, Carlos Fernandes.

Sobre a Caisan SP
A Caisan visa contribuir com estratégias de redução da insegurança alimentar, dos índices de obesidade e a falta de alimentação entre as crianças. Além disso, o órgão também foi responsável pela criação do 1º Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.

Por: Miguel Guedes
miguelguedes@prefeitura.sp.gov.br

Siga a SMDET nas redes sociais