Cosan participa do 1º Fórum Regional das Cidades Latino-Americanas Signatárias do Pacto de Milão, no Rio de Janeiro

Encontro reúne organizações internacionais para a discussão sobre segurança alimentar e políticas alimentares

A Cosan – Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional, equipamento administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo participa até 31 de maio do 1º Fórum Regional das Cidades Latino-Americanas Signatárias do Pacto de Milão. O evento, organizado pela Prefeitura do Rio de Janeiro, foi realizado no Museu de Arte do Rio, promovendo o encontro de representantes de administrações públicas, privadas e organizações internacionais do setor alimentício para o debate sobre segurança alimentar e políticas alimentares urbanas, inclusivas e sustentáveis.

O fórum conta com a participação de organizações como a ONU – Organização das Nações Unidas, representada pelas agências FAO – Food and Agriculture Organization (Organização da ONU para Alimentação e Agricultura) e Habitat, da agência da ONU dedicada à promoção de cidades mais sociais e ambientalmente sustentáveis. Participam do encontro representantes da OMS – Organização Mundial da Saúde de cidades latino-americanas e europeias, do poder executivo e representantes de iniciativas brasileiras, como a Maré de Sabores, que participou da mesa-redonda sobre território e sustentabilidade.

“A Pasta possui uma política extensa no que se refere a combate ao desperdício. Lançado em outubro de 2017, o Programa Municipal de Combate ao Desperdício e à Perda de Alimentos atua em três equipamentos municipais e oito feiras livres, recolhendo frutas, verduras e legumes que estão em boas condições de consumo, mas que seriam descartadas por não possuir valor comercial. O alimento coletado é direcionado ao Banco Municipal de Alimentos, onde passa por uma triagem e por fim, é encaminhado para as mais de 300 entidades assistenciais cadastradas”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

Somente em 2019, mais de 26,9 toneladas de alimentos foram arrecadados por meio de doações de permissionários nas feiras livres, mercados e sacolões municipais. Representada pela coordenadora Celia Alas, a participação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho apresentou ações sustentáveis da Prefeitura e os desafios que a cidade de São Paulo possui sobre segurança alimentar e nutricional e desperdício de alimentos.

“A participação no fórum é relevante por permitir uma interlocução direta entre os muitos atores, de diversas esferas da sociedade, com foco em segurança alimentar e nutricional, produção sustentável de alimentos e estreitamento entre as áreas rurais e urbanas das cidades. Também foi importante poder expor ações de dois dos principais programas da pasta: Combate ao Desperdício e à Perda de Alimentos e Banco de Alimentos.“, explica a coordenadora da Cosan, Celia Alas.

Dentre as mais de 180 cidades signatárias do Pacto de Milão, o Rio de Janeiro foi selecionado para a recepção do fórum, a escolha se dá em decorrência do protagonismo no setor de segurança alimentar, que inclui programa de alimentação escolar, restaurantes populares e circuito de feiras orgânicas.

Sobre o Pacto de Milão
O Pacto de Milão sobre Política de Alimentação Urbana foi assinado em outubro de 2015 na cidade italiana que dá nome ao documento e representa um dos legados mais importantes da EXPO 2015, evento mundial cujo tema foi “Nutrir o Planeta, Energia para Vida”. O objetivo da iniciativa é criar uma rede de cidades comprometidas com o desenvolvimento e a implementação de sistemas alimentares sustentáveis.

Por: Miguel Guedes
miguelguedes@prefeitura.sp.gov.br
 

Siga a SMDET nas redes sociais