Cresan Vila Maria recebe mutirão da horta e incentiva o cultivo de plantações urbanas na região

Além de gerar frutas e legumes sem agrotóxicos, plantio pode ser utilizado como decoração para ambientes externos

O Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional – Cresan Vila Maria, equipamento administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo, realizou nesta segunda-feira, 29 de abril, o mutirão da horta. A atividade contou com a participação de moradores da comunidade e não exigia experiência no plantio ou cultivo de plantas.

Incentivando a criação de hortas urbanas, a ação ofereceu uma série de dicas para quem deseja plantar frutas, legumes e verduras em casa ou outros espaços. Além de proporcionar alimentos com qualidade e sem agrotóxicos, as hortas caseiras podem ser uma ótima alternativa para a decoração de quintais ou áreas externas.

“Ter uma horta em casa nos faz repensar nossa relação com a natureza e o alimento. Faz as pessoas se aproximarem do processo natural de produção, que tem ritmo diferente ao que estamos acostumados. Esse tempo da natureza pode promove maior qualidade de vida, melhorando não somente a nossa alimentação e nutrição, mas também a nossa saúde mental” explica a nutricionista do Cresan Vila Maria, Flávia Negri.

Semanalmente, o Cresan Vila Maria é palco de oficinas gastronômicas e atividades gratuitas de proteção e incentivo à preservação ambiental. A comunidade aprende a cozinhar, cultivar plantas e gerar renda com o que produz, movimentando a economia criativa e o empreendedorismo. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho divulga com antecedência o que acontece no Cresan em suas redes sociais e site.

Por: Miguel Guedes
miguelguedes@prefeitura.sp.gov.br

Siga a SMDET nas redes sociais