Cosan promove encontro sobre segurança alimentar para entidades beneficiadas pelo Banco de Alimentos Municipal

Reunião abriu debate sobre o melhor aproveitamento de frutas e legumes, além da importância de se ter uma alimentação saudável

A Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional – Cosan, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, realizou nesta quarta-feira, 24 de abril, um encontro com entidades da zona leste que são beneficiadas pelo Banco Municipal de Alimentos. O objetivo da reunião, que foi organizada em parceria com o Conselho Regional de Nutricionistas – CRN, foi apresentar orientações sobre segurança alimentar, utilização de frutas e legumes na dieta e o preparo de pratos saudáveis.

A iniciativa contou com a participação da equipe de nutrição do CRN, que destacou a importância de se ter uma alimentação balanceada. Na oportunidade, as entidades puderam debater e dialogar entre si, visando a troca de experiências, ideias e aprendizados. Assuntos como a compostagem, cultivo, plantio e colheita de frutas, legumes e verduras foram pauta da roda de conversa.

“O Banco Municipal de Alimentos atende aproximadamente 300 entidades assistenciais em toda a cidade de São Paulo. É fundamental que as entidades beneficiadas recebam orientações sobre o aproveitamento integral e a conscientização sobre o descarte inadequado de alimentos, desse modo, mais pessoas serão atingidas pela iniciativa, que luta contra a insegurança alimentar e nutricional no município” destaca a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

Diariamente, o Banco de Alimentos recebe doações de equipamentos municipais, feiras livres e instituições privadas. Parte da doação provém do programa de combate ao desperdício de alimentos, lançado em outubro de 2017. Além de alimentar milhares de famílias que sofrem de insegurança alimentar, o programa colabora também com os aterros sanitários, diminuindo o número de lixo orgânico gerado na cidade.

“Com o programa de combate ao desperdício, lançado em outubro de 2017, a Pasta arrecadou mais de 157 toneladas de frutas, legumes e verduras, doadas por dois mercados municipais, um sacolão e oito feiras livres. A coleta é direcionada para o Banco de Alimentos, onde a equipe de nutrição faz a triagem do que é recebido e encaminha para as entidades cadastradas”, explica a coordenadora da Cosan, Celia Alas Rossi.

Sobre o Banco Municipal de Alimentos
O Banco de Alimentos da cidade de São Paulo é um equipamento de Abastecimento e Segurança Alimentar e Nutricional. Tem como objetivo adquirir alimentos da agricultura familiar, arrecadar alimentos provenientes das indústrias alimentícias, redes varejistas e atacadistas que estão fora dos padrões de comercialização, mas sem restrições de caráter sanitário para o consumo. Esses alimentos são doados às entidades assistenciais, previamente cadastradas no programa, contribuindo assim no combate à fome e ao desperdício de alimentos.

A equipe do Banco de Alimentos recepciona, seleciona, separa e analisa a qualidade dos produtos e os entregam às entidades assistenciais. Estas entidades se encarregam de distribuir os alimentos arrecadados à população, seja por meio de refeições prontas ou repasse direto às famílias de baixa renda. Em contrapartida, as entidades atendidas participam de atividades de capacitação e educação alimentar e nutricional.

Por: Miguel Guedes
miguelguedes@prefeitura.sp.gov.br

Siga a SMDET nas redes sociais