Secretária-adjunta apresenta na Suécia o projeto de combate ao desperdício de alimentos da Prefeitura de SP

A ação, organizada pela Agência Sueca de Proteção Ambiental, abre discussão para a troca de experiências no setor

A secretária-adjunta de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Ana Carolina Lafemina, e a coordenadora de Segurança Alimentar e Nutricional da pasta, Celia Alas, participaram na Suécia, entre os dias 1º e 5 de abril, de uma série de encontros organizados pela Sepa - Swedish Environmental Protection Agency (Agência Sueca de Proteção Ambiental) para debater o combate ao desperdício de alimentos. As reuniões foram realizadas nas cidades de Estocolmo, Gotemburgo e Jönköping.

A Prefeitura de São Paulo e a Sepa realizaram uma troca de experiências, conceitos e métodos de reaproveitamento eficiente de residúos durante os cinco dias de evento. As representantes da Secretaria apresentaram as ações da Pasta no reaproveitamento e combate ao desperdício de alimentos, que já evitou que mais de 130 tonaledas de frutas, legumes e verduras próprios para o consumo fossem para o lixo.

“A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho possui uma política específica para o combate ao desperdício de alimentos, que tem como objetivo conscientizar a população e trabalhadores de mercados, sacolões, feiras livres e restaurantes para que não descartem alimentos em boas condições, realizando o reaproveitamento e promovendo a melhoria da nutrição da população e a diminuição de envio de resíduos orgânicos para os aterros sanitários”, explica a secretária-adjunta de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Ana Carolina Lafemina.

O Programa de Combate ao Desperdício de Alimentos da Prefeitura de São Paulo está em atividade desde outubro de 2017. Os alimentos doados são encaminhados para o BMA – Banco Municipal de Alimentos, localizado na unidade Vila Maria do Cresan – Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional. A equipe do POT – Programa Operação Trabalho é responsável pela coleta, triagem, manipulação e envio das frutas, legumes e hortaliças para mais de 300 entidades assistenciais cadastradas pelo Banco de Alimentos.

“Desde 2017, foram coletadas pelo programa 157 toneladas de alimentos, aproximadamente. Atualmente, a ação está presente em dois mercados municipais, um sacolão e quatro feiras livres. O programa diminuiu também o envio de resíduos orgânicos para aterros municipais, reduzindo a quantidade de lixo produzido na cidade”, declara Celia Alas, coordenadora da Cosan.

Em setembro de 2018 foi iniciada uma conversa entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e a Delegação Sueca que esteve em São Paulo, na ocasião, o tema central foi o combate ao desperdício e à perda de alimentos. Nesse momento foi dado o início ao desenvolvimento de uma proposta de cooperação entre a Pasta e a Sepa, com foco na quantificação e qualificação do desperdício em equipamentos públicos de abastecimento.

A delegação brasileira contou também com a participação da Fundação Getúlio Vargas e da Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Por: Miguel Guedes
miguelguedes@prefeitura.sp.gov.br

Siga a SMDET nas redes sociais