Secretaria de Desenvolvimento Econômico orienta moradores da zona norte com oficina sobre alimentação saudável

Precauções, conservação correta de alimentos e dietas balanceadas foram pauta da atividade

 A unidade Vila Maria do Cresan – Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional, equipamento administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de São Paulo, foi palco da oficina “Como se alimentar melhor”. A atividade contou com a presença da associação de moradores do bairro e entidades beneficiadas pelo Banco Municipal de Alimentos.

O encontro destacou os riscos que o alto consumo de sal nos alimentos pode causar na saúde, dentre eles, o aumento da pressão arterial, saúde dos rins, problemas na estrutura óssea e hipertensão. Segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde, o brasileiro ingere em média 12 gramas de sódio diariamente, enquanto o que é recomendado por especialistas são no máximo dois gramas, o que equivale aproximadamente cinco gramas de sal de cozinha.

Assim como o sal, a oficina alertou os participantes que o consumo impróprio de açúcar também é contraindicado. Diabetes, obesidade, aumento de colesterol, gastrite e prisão de ventre são alguns dos problemas que o alimento causa se consumido em excesso.

Incentivando a diminuição do sal e açúcar, a equipe de nutrição do Cresan apresentou aos alunos um tempero feito à base de ervas que realça o sabor dos alimentos. Enquanto nas opções doces, foi ensinado o suco de hortelã e abacaxi, utilizando a casca da fruta, que possui mais açúcar do que a polpa.

Para o empreendedor Antônio Valentin, a atividade expandiu as possibilidades de levar uma alimentação saudável no dia a dia. “A oficina me mostrou os riscos que uma alimentação desbalanceada pode trazer para a nossa saúde. Sabendo dos riscos que o excesso de sal e açúcar causam no nosso organismo, farei uso das dicas apontadas pelos nutricionistas, de modo em que eu consiga ter uma dieta balanceada”, afirma.

A oficina contou também com dicas de como organizar uma boa alimentação e saudável durante a semana, substituindo alimentos gordurosos ou industrializados por frutas e legumes frescos. Orientações sobre a conservação de alimentos foi o último assunto abordado na reunião.

Querolayne dos Santos, assistente social da Associação Protetora da Infância, participou da oficina e ressalta a importância de se alimentar corretamente. “Foram debatidos temas que nos beneficiam e facilitam o nosso dia a dia como instituição e também pessoal, mostrando que podemos nos alimentar bem, sem gastar muito e de forma rápida. A falta de tempo e dinheiro não é desculpa”, relata.

Para reforço do que foi debatido em sala, os técnicos do Cresan distribuíram folhetos com informações e receitas que podem ser consumidas na rotina diária. No final do encontro, os alunos puderam degustar o suco de abacaxi com hortelã.

Por: Miguel Guedes
miguelguedes@prefeitura.sp.gov.br

Siga a SMDE nas redes sociais