Aline Cardoso visita Cresan Butantã e acompanha atividades de gastronomia, educação ambiental e empreendedorismo

Em 2018, as duas unidades do Cresan ofereceram 97 oficinas e 52 cursos, capacitando mais de 4.500 pessoas

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Aline Cardoso, visitou nesta terça-feira, 18 de dezembro, a unidade Butantã do Cresan - Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional, onde acompanhou as atividades de plantio, oficinas culinárias voltada para a venda de produtos e orientações de cuidados com a saúde, realizadas no equipamento administrado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.

O Cresan Butantã possui uma estrutura completa de cozinha experimental, espaço multiuso, horta suspensa, espaço para oficinas culinárias e reuniões para qualificar a população em diversas áreas incentivando o empreendedorismo e a geração de renda.

“As oficinas culinárias do Cresan tem como objetivo a capacitação da comunidade para que surjam novos empreendedores na área gastronômica. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico incentiva os participantes a aprenderem a gerar renda com o que é produzido em sala. Outro apoio da Pasta, é a orientação sobre formalização como MEI – Microempreendedor Individual, que pode ser feita gratuitamente nos postos do CATe – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo”, explica Aline Cardoso.

Durante a visita, a secretária conversou com os participantes sobre as funções e serviços da secretaria de Desenvolvimento Econômico, além de apresentar ações previstas para o ano de 2019.

A comunidade local participou também da oficina culinária de biscoitos natalinos decorados como sugestão de geração de renda para o fim de ano. Ministrada pelo chef de cozinha Thiago Martins, a atividade ensinou o passo a passo da receita feita com gengibre e mel, além da decoração feita com fondue e molduras do clássico americano gingerbread. Ao mesmo tempo, os estudantes do Centro de Crianças e Adolescentes puderam acompanhar atividades sobre cultivo e compostagem de mudas, temperos e plantas.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, foram oferecidas dicas de cuidados com a saúde para homens e mulheres. Informações sobre cuidados para a mulher durante a gestação e conscientização do câncer de próstata para os homens foram pauta da roda de conversa.

Cresan
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico administra dois Cresans - Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional. A unidade da Vila Maria conta com uma com cozinha experimental equipada, ambulatório nutricional, área para atendimento social, espaço multimídia, biblioteca, auditório, além do Banco de Alimentos que recebe e distribui diariamente centenas de alimentos. A unidade Butantã possui uma cozinha experimental, espaço multiuso, horta suspensa, espaço para oficinas culinárias e reuniões. Todas as atividades oferecidas pela Prefeitura de São Paulo nos Cresans têm como objetivo disseminar a segurança alimentar e nutricional e o direito humano à alimentação adequada e saudável promovendo a qualificação profissional da população em diversas áreas incentivando o empreendedorismo e a geração de renda. Somente em 2018, as duas unidades do Cresan ofereceram 97 oficinas e 52 cursos, capacitando mais de 4.500 pessoas.

Por: Miguel Guedes
miguelguedes@prefeitura.sp.gov.br

Siga a SMDE nas redes sociais