Consciência negra e culinária afro-brasileira foram temas de atividade oferecida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Crianças e adultos passaram pelo resgate histórico do movimento negro, além de acompanhar o preparo de alimentos típicos da região

Nesta quinta-feira, 22 de novembro, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico da cidade de São Paulo ofereceu na unidade Butantã do Cresan - Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional atividades que abordaram a consciência, cultura e gastronomia afro-brasileira. O evento contou com a participação de crianças e adultos da região.

A ação foi dividida em duas etapas. Inicialmente, os participantes fizeram o resgate histórico das manifestações da cultura africana, como a criação e origem de pratos típicos da região que foram adotadas pelo povo brasileiro, além de conhecer figuras importantes do movimento, como o Zumbi dos Palmares.

No segundo módulo, as crianças e adultos puderam acompanhar de perto o preparo da tradicional Muamba de Galinha, que foi temperada e feita com folhas e legumes colhidos no próprio equipamento da Prefeitura.

O Conselheiro Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Edgard Moura Amaral, conversou com os participantes durante o primeiro módulo e acredita que todos, principalmente as crianças, devem ter consciência e respeito à diversidade. “A intolerância e o preconceito no Brasil infelizmente está presente na atualidade. Aproveitando o embalo da Semana da Consciência Negra, nós decidimos não só mostrar um pouco da cultura afro-brasileira para os pequenos, mas também pregar a igualdade e respeito ao próximo” afirma.

Para o chef de cozinha e gestor de negócios Mario Luiz Cortez, a cultura afro-brasileira deve ser levada principalmente para os mais jovens. “O movimento ao longo dos anos conquistou muitas coisas, como a inclusão da temática do Zumbi dos Palmares na grade curricular das escolas. Tais acontecimentos devem ser lembrados sempre, e não somente durante o mês de novembro”, relata.

A programação da Semana de Consciência Negra acontece até o dia 23 de novembro no Cresan Vila Maria, no mesmo formato. Os participantes conhecerão um pouco sobre a cultura afro-brasileira, além de acompanhar o preparo de um prato típico da região. Para mais informações, clique aqui.

Serviço
Oficinas de cozinha afro brasileira

Quando: 23 de novembro
Horário: 14h às 17h
Local: Cresan Vila Maria
Endereço: Rua Sobral Junior, 264 - Vila Maria Alta

Por: Miguel Guedes
miguelguedes@prefeitura.sp.gov.br

Siga a SMDE nas redes sociais