Busca por vida saudável aumenta procura por alimentos orgânicos

Há espaço para crescimento do setor

 

       A produção de alimentos orgânicos apresenta crescimento de 20% ao ano, em São Paulo, aponta pesquisa do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Os produtos são aqueles cultivados sem o uso de agrotóxicos, o que faz com que fiquem mais nutritivos e saborosos. Além disso, sua produção otimiza recursos naturais, minimiza o uso de energias não-renováveis e é mais sustentável economicamente, contribuindo com a saúde da população e a manutenção do equilíbrio do planeta.

       Por causa dessas vantagens, os consumidores estão cada vez mais interessados nesse tipo de alimento. O Brasil tem se tornado um grande produtor e exportador de orgânicos, com mais de 15 mil propriedades certificadas e em processo de transição – 75% pertencentes a agricultores familiares. Mas o crescimento da produção é inferior à demanda pelos produtos.

       A busca por orgânicos também tem aumentado na cidade de São Paulo. “A demanda por produtos especiais é crescente e já foi constatada no município. Para se ter uma ideia, o número de consumidores de orgânicos e vegetarianos cresce cerca de 30% ao ano”, explica Aline Cardoso, secretária municipal de Trabalho e Empreendedorismo da capital paulista.

Feiras orgânicas

        A Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional (Cosan), da Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo (SMTE), é responsável por sete feiras orgânicas na cidade de São Paulo. As feiras contam com cerca de 57 permissionários ativos e são uma opção para quem deseja adquirir produtos saudáveis como legumes, verduras, vegetais, pães, laticínios, plantas alimentícias não convencionais (Pancs), brotos, itens de limpeza e higiene pessoal.

Visita a Parelheiros

A cidade de São Paulo tem cerca de 30% de seu território composto por áreas rurais. Nos dias 13 e 14 de março, a secretária de Trabalho e Empreendedorismo esteve no distrito de Parelheiros, no extremo sul da capital, que faz parte desse porcentual. Na ocasião, Aline Cardoso visitou produtores de orgânicos e a Casa de Agricultura, espaço que oferece assistência técnica e auxílio para a organização do produtor, em cooperativas ou associações, além de ajuda para a produção, distribuição e comercialização. "A SMTE tem se dedicado com grande entusiasmo aos temas ligados à segurança alimentar e nutricional da população. Além disso, nesta política também trabalhamos pelo desenvolvimento da agricultura familiar e voltada à orgânicos em nosso município", explicou a secretária.


Confira os endereços das feiras orgânicas na cidade de São Paulo:


- Feira do Modelódromo do Ibirapuera
Rua Curitiba, 292 - V. Clementino | Sábados, das 7h30 às 13h

- Feira do Parque Burle Marx
Avenida Dona Helena Pereira de Moraes, 200 - Panamby | Sábados, das 7h30 às 13h

- Feira de Produtos Orgânicos no Mercado Municipal Kinjo Yamato
Rua da Cantareira, 377 – Centro | Sábados, das 7h30 às 13h

- Feira de Orgânicos da Mooca
Rua dos Trilhos | Sexta-feira, das 7h30 às 13h

- Feira de Orgânicos Anália Franco
Praça do Trabalhador | Terça-feira, das 7h30 às 13h

- Feira de Orgânicos Largo da Batata
Rua Doutor Manoel Carlos de Almeida | Quarta-feira, das 7h30 às 13h

- Feira de Orgânicos Santo Amaro
Rua São Benedito | Quinta-feira, das 7h30 às 13h

Por: Rodrigo Melo
rodrigomelo@prefeitura.sp.gov.br

Siga a SMTE nas redes sociais