Melhores pastéis de feira de São Paulo estarão na Virada Cultural

Secretaria de Coordenação das Subprefeituras já confirmou participação de quatro, dos dez finalistas do Concurso, realizado no final do ano passado

Quem participar da Virada Cultural, neste final de semana, vai ter a oportunidade de experimentar os melhores pastéis de feira da cidade, escolhidos pela população e júri gastronômico no concurso de “Melhor Pastel de Feira de São Paulo”. O concurso foi promovido pela Secretaria de Coordenação de Subprefeituras, em outubro de 2009.

A barraca da Maria, que ficou em 1º lugar e abocanhou o prêmio de oito mil reais não poderia ficar de fora. O local escolhido para instalá-la foi a movimentada Praça do Tesouro. A Praça da Luz será o ponto de venda da “Débora Pastéis”, finalista em 6º lugar. O Anhangabaú recebe o 7º colocado, o senhor Fuzen Nakama. A barraca “Pastéis Kudo”, que ficou com a 8ª posição, vai comercializar o quitute no Largo do Paissandú.

 Os pastéis serão vendidos nos dois dias de eventos e os preços variam de R$2,50 a R$5,00.

 
O Melhor Pastel de Feira de SP – relembre o concurso:

 Ao todo, 10 barracas disputaram o primeiro lugar. Para vencer, os participantes tiveram que conquistar os jurados – todos do ramo culinário – pelo estômago. Entre os critérios utilizados para a avaliação estava a limpeza da barraca, o sabor, a não utilização de molhos em bisnaga, a organização e a higiene de todos os funcionários da banca.

 O pastel avaliado foi o de carne, para que se pudesse determinar o sabor e a qualidade da massa, do tempero e do recheio com mais rigor.

Durante 20 dias os paulistanos puderam votar naquele que, em sua opinião, seria o melhor pastel de feira da Cidade. Em São Paulo são cerca de 730 pasteleiros que se revezam nas 888 feiras espalhadas pela Cidade. Juntos, eles chegam a vender dois milhões de pastéis por semana.