Mercado Municipal de Pirituba

O Mercado Municipal de Pirituba, inaugurado em 12 de outubro de 1972, ocupa uma área privilegiada do bairro, com aproximadamente 10.118 m², com uma área construída de 3.586 m². Idealizado e projetado por Abelardo Riedy de Souza, a cobertura do mercado, por suas características incomuns, fez desta obra uma das mais importantes realizações no setor de construção de edificações.

Trata-se de uma cobertura monolítica construída por 12 cascas de laje justapostas e em forma de setor tronco e cone, formando uma figura que se assemelha a uma flor ou um guarda-chuva aberto. Cada laje pesa 480 toneladas e tem 30 metros de comprimento ou lanço, o diâmetro da cobertura é de 70 metros com a parte central vazada.

A cobertura foi suspensa, em operações sucessivas, por cabos de aço ancorados ao pilar central.

Doze pendurais dispostos em círculo, à volta do pilar central, impedem a oscilação de todo o conjunto sob a ação do vento. O engenheiro José Carlos de Figueiredo Ferraz (1918-1994), com mais de 3500

projetos assinados por seu escritório, respondeu por obras entranhadas não apenas no solo como no espírito de São Paulo: o prédio do Museu de Arte de São Paulo (MASP), a cúpula e as torres da Catedral da Sé, o Planetário do Parque do Ibirapuera, o edifício Casper Líbero e o "MERCADO MUNICIPAL DE PIRITUBA".

O projeto ganhou, na década de 70, dois prêmios internacionais de estrutura, no México e no Japão.

Hoje, além de ponto de referência do bairro, também se tornou uma ótima opção de lazer, compras, serviços e tudo isso com a comodidade de uma grande área de estacionamento gratuito.


Localização: 


   

Exibir mapa ampliado  

 

Saiba mais sobre o mercado: www.mercadomunicipaldepirituba.com.br