Música Popular

NOVEMBRO 2012

BANDA PRETO SOUL
Personagem de destaque no cenário das manifestações culturais da periferia, a banda apresenta seu show dançante que mescla funk, groove, hip hop e samba-soul, influenciado pela música dos anos 70 e 90.
| Biblioteca Pública Cassiano Ricardo. Zona Leste. Dia 9, 18h. Grátis

CONJUNTO GAROANDO
Show: “No Asfalto e no Morro”.
Apresentação do lirismo e poesia de São Paulo e da boemia e malandragem da Lapa carioca por meio de canções de mestres das duas metrópoles, como Adoniran Barbosa, Geraldo Filme, Cartola, Nelson Cavaquinho e Noel Rosa.
| Centro Cultural da Penha. Zona Leste. Dia 10, 11h (retirar ingresso uma hora antes)
 
ENCERRAMENTO DA OFICINA DE CANTO CORAL
Regência: Rafael Luperi. Participação: turma da oficina de canto coral do CCSP.
Neste encontro musical, o público é convidado a participar.
| Centro Cultural São Paulo – Sala Tarsila do Amaral. Centro. Dia 29, 20h30. Grátis

FÓSSIL
A banda instrumental cearense lançou, este ano, seu “Mocumentário”, trabalho que tem uma produção de vídeo para cada música e disponibilizado gratuitamente em sua página oficial do YouTube. “Dia de São José, Padroeiro do Ceará”, disponível desde março de 2012, atingiu a marca de 11 mil downloads. Radicado em São Paulo, o grupo apresenta, no CCJ, o repertório do álbum inédito.
| Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso – anfiteatro. Zona Norte. Dia 9, 20h. Grátis (retirar ingresso uma hora antes na recepção do CCJ)

GRUPO VERSÃO POPULAR
Com Cocão, Preto Will, Kelly, Leandro e DJ Zeca.
Residentes da comunidade do Jardim São Luis (zona sul), o grupo apresenta músicas do movimento hip hop e do rap, levando poesia e arte às periferias.
| Biblioteca Pública Alceu Amoroso Lima. Zona Oeste. Dia 23, 20h. Grátis

GUGA MACHADO
Show: “Mafagafo Jazz”.
O percussionista apresenta canções de seu primeiro disco, que mistura elementos eletrônicos e acústicos, passeando por releituras de artistas como Renato Galozzi (“Dejavu Groove”), suas composições solos, como “MBIRA 420”, e em parceria, como “Lounge 01”, com Guga Machado e Marcelo Magal.
| Teatro Décio de Almeida Prado. Zona Oeste. Dia 17, 21h. Dia 18, 19h. Grátis (retirar ingresso uma hora antes)

ISCA DE POLÍCIA
O show revê músicas antigas e inéditas do repertório do cantor e compositor Itamar Assumpção, idealizador do projeto em 1979, a quem a banda acompanhou por vários anos.
| Biblioteca Pública Alceu Amoroso Lima. Zona Oeste. Dia 24, 19h. Grátis

JAY VAQUER
Acompanhamento: Beto Paciello.
Show de “piano e voz”, com canções como “Aponta de um Iceberg", “E Assim, Saltar” e “Aquela Música”.
| Teatro Décio de Almeida Prado. Zona Oeste. Dia 10, 21h. Dia 11, 19h. Grátis (retirar ingresso uma hora antes)

LUZIA
A cantora interpreta canções do CD que leva seu nome. O álbum reúne compositores de diferentes gerações e estilos, como Rubens Nogueira e Consuelo de Paula (“Dança para um Poema”), Carlinhos Brown (“Pestaneja”), Breno Luiz e Paulo César Pinheiro (“Cantiga de Menina”).
| Teatro Décio de Almeida Prado. Zona Oeste. Dias 24, 21h. Dia 25,19h. Grátis (retirar ingresso uma hora antes)

MERCENÁRIAS 30 ANOS
Com Sandra Coutinho (baixo e vocal), Georgia Branco (guitarra e vocal) e Pitchu Ferraz (bateria). Convidados: Edgard Scandurra, Clemente (Inocentes), Maria Alcina, Karina Buhr, Naná Rizzini e Michelle Abu.
Desde o final de 82, com apenas dois LPs, “Cadê as Armas?” e “Trashland”, além da coletânea “O Começo do Fim do Mundo”, que reúne músicas dos dois discos, As Mercenárias influencia gerações do rock nacional e se mantém atual e inovadora até hoje. Em comemoração aos 30 anos do grupo, foram convidados grandes nomes do rock nacional.
| Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso – anfiteatro. Zona Norte. Dia 25, 18h. Grátis (retirar ingresso, um por pessoa, a partir das 15h na recepção do CCJ, apresentando RG)

MOSAICO BRASIL
Série: “Fronteiras”. Espetáculo: “Lundus, Maracatus, Modinha e Feijoada”. Com Álvaro Couto (acordeão), Bruno Duarte (percussão), Bruno Menegatti (rabeca e viola de arco), Giovanni Matarazzo (violão), Michel Moraes (clarinete), Eliane Aquino e Xavier Silva (vocal).
O espetáculo mostra as influências e contribuições da cultura lusitana na formação da identidade brasileira. No programa, canções populares portuguesas como “Já Não Ouço de Coimbra” (recolhida no século 19), “Venid a Sospirar” (letra de José de Anchieta utilizada por ele na catequese dos índios no século 16) e “Marinícolas” (autor anônimo, século 17, com letra de Gregório de Matos Guerra).
| Biblioteca Mário de Andrade – auditório. Centro. Dia 30, 12h30. Grátis

MOSTRA MÚSICA VOCACIONAL
Artista-orientadora: Claudia Polastre.
Mostra dos trabalhos artístico-musicais das turmas e dos grupos que participaram do projeto “Música Vocacional do CCJ”.
| Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso – anfiteatro. Zona Norte. Dia 21, 19h. Grátis (retirar ingresso uma hora antes na recepção do CCJ)

NANDO UCHÔA E GEORGIANA DE MORAES
Show: “As Canções do Poeta Vinicius de Moraes”.
A dupla presta homenagem a Vinicius, pai de Georgiana, interpretando canções menos executadas dele, como “Brigas Nunca Mais”, “Odeon” e “Lamentos”.
| Teatro Décio de Almeida Prado. Zona Oeste. Dia 3, 21h. Dia 4, 19h. Grátis (retirar ingresso uma hora antes)

ORQUESTRA HB
Show: “Baile dos Orixás”. Participações: Aloísio Menezes e Carol Bezerra.
Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, a banda faz show com repertório que reúne canções devocionais obedecendo a sequência praticada nos terreiros, como “Ramunha”, “Assokere”, “Vassi Exu”, “Aguerê” e “Obá”.
| Galeria Olido – Sala Olido. Centro. Dia 17, 18h. Grátis (retirar ingresso uma hora antes)

ORQUESTRA VOADORA
Nascida da união de músicos que se conheceram nos blocos carnavalescos do Rio de Janeiro, a orquestra apresenta clássicos consagrados do samba brasileiro, trilhas sonoras de filmes e afrobeat, como “Amor”, do grupo Secos & Molhados, “Aquarela do Brasil”, de Ary Barroso, e “Beat It”, de Michael Jackson.
| Centro Cultural da Penha. Zona Leste. Dia 25, 17h (retirar ingresso uma hora antes)

PAPPAS PALACE
Com Julli Pop, Tatá Muniz e Rob Santos.
O trio faz um trabalho de fusão de elementos pop, rock e da música eletrônica, numa apresentação que transita também pela música brasileira.
| Teatro Cacilda Becker. Zona Oeste. Dia 7, 21h
| Teatro Zanoni Ferrite. Zona Leste. Dia 8, 20h
| Grátis (retirar ingresso uma hora antes)

PERIFERIAÇÃO: MÚSICA & AUDIOVISUAL NA QUEBRADA
Show de encerramento do projeto “PeriferiAção”, que produziu, nos últimos oito meses, videoclipes dos grupos Dischaos (crust/punk), Juventud Retitude (rap), Quilombrasa (MPB/rap) e Paranapanema (samba). O evento conta com o lançamento oficial do DVD e apresentações dos quatro grupos. Projeto contemplado pelo Programa para a Valorização de Iniciativas Culturais (VAI).
| Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso – anfiteatro. Zona Norte. Dia 30, 20h. Grátis (retirar ingresso uma hora antes na recepção do CCJ)

RAPSICORDÉLICO - RITMO E POESIA PSICODÉLICA EM CORDEL
Com Gaspar, do Z’África Brasil, e convidados.
Segunda edição do show que resgata a cultura afro-indígena, nordestina e do Sudeste brasileiro.
| Biblioteca Pública Alceu Amoroso Lima. Zona Oeste. Dia 30, 20h. Grátis

RODA DE SAMBA: “SAMBANDO COM OS MESTRES”
Com os Mestres Kenura, Limãozinho e Ananias e a Mestra Dô.
Comemorando o ciclo de oficinas realizado em outubro no CCJ, foi marcada esta roda de samba reunindo os mestres e seus alunos.
| Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso – anfiteatro. Zona Norte. Dia 3, das 15h às 17h. Grátis (retirar ingresso a partir das 14h)

SHOW 30 ANOS CCSP: BETAGROOVEBAND
Fusão do funk com o hard rock do trio instrumental liderado pelo guitarrista Tony Babalu.
| Centro Cultural São Paulo – Praça Mário Chamie. Centro. Dia 24, 20h. Grátis

VIVENDO DO ÓCIO
Com Jajá Cardoso (guitarra e vocal), Luca Bori (baixo e vocal), Davide Bori (guitarra) e Dieguito Reis (bateria).
Nas ruas históricas do Pelourinho, Bahia, nasceu esta banda que leva para o CCJ o repertório do seu último trabalho, “O Pensamento É um Ímã”.
| Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso – anfiteatro. Zona Norte. Dia 23, 20h. Grátis (retirar ingresso uma hora antes na recepção do CCJ)

BAIÃO DE QUARTA
GALERIA OLIDO | VITRINE DA DANÇA | CENTRO | 4ª | GRÁTIS

Programação especial em homenagem ao centenário de nascimento de Luiz Gonzaga (1912/1989), o rei do baião.
| Não é necessário retirar ingresso.

DOENTE DO PÉ
Show: “Xote, Baião e Xaxado”.
O grupo revisita obras do mestre em parceria com Zé Dantas, como “Xote das Meninas”, Hervê Cordovil, “Baião da Garoa”, e José Fernandes, “Olha pro Céu Meu Amor”.
| Dias 7, 14, 21 e 28, 19h   

QUINTA DO SAMBA ROCK
GALERIA OLIDO | VITRINE DA DANÇA | CENTRO | 5ª | GRÁTIS

| Não é necessário retirar ingresso.

BANDA A CORES E ROBERTA GOMES
Com Fábio Gálio (bateria), Felício Pestana (guitarra e vocal), Flávio Nunes Perninha (baixo), Silvany Sivuca (percussão) e Thiago Krebs (sax e flauta).
Em fase de lançamento de carreira solo, Roberta Gomes é a convidada especial do show dançante que a banda realiza, interpretando músicas como “A Beleza É Você”, de Bebeto, “Aquele Abraço”, de Gilberto Gil, e “Chove Chuva”, de Jorge Ben Jor.
| Dias 1º, 8, 15, 22 e 29, 19h

ROCK NA VITRINE
GALERIA OLIDO | VITRINE DA DANÇA | CENTRO | SÁB. | GRÁTIS

O projeto permanente da Galeria Olido convida bandas independentes para se apresentarem no espaço Vitrine da Dança. Em novembro, excepcionalmente, os shows ocorrem no primeiro sábado do mês. Curadoria: Luiz Calanca (selo Baratos e Afins).
| Não é necessário retirar ingresso.

AILTON RIOS
Convidada: Jéssica Pite (baterista).
O duo apresenta clássicos do blues, rock e soul, em músicas como “Before You Accuse Me”, de Elias McDaniel, “Love in Vain” e “Rambling on My Mind”, de Robert Johnson.
KIM KHEL
Com mais de 30 anos de estrada, o guitarrista interpreta músicas como “A Galera Quer Rock”, “Cocada Preta” e “Pro Raul”.
PETE HASSLE & SCREW’D BLUES BAND
Acompanhado de sua banda, o bluesman inglês, na ativa desde os anos 60, já abriu show para os Rolling Stones no Hyde Park, em Londres, Inglaterra. No show, interpreta canções como “All Hung Up”, de Pete Hassle, “Checkin’ Up on My Babe”, de Sonny Boy Willianson, e “Smokestack Lightning”, de Howlin’Wolf.
| Dia 3, 18h (a ordem das apresentações é decidida na hora)

TERÇA DE SAMBA
GALERIA OLIDO | VITRINE DA DANÇA | CENTRO | 3ª | GRÁTIS

| Não é necessário retirar ingresso.

JUREMA PESSANHA
Show: “Damas do Samba”.
Com referências no samba de terreiro e no samba de raiz, a sambista interpreta clássicos de Dona Ivone Lara (“Bodas de Ouro”) e outros lançados por cantoras como Elizeth Cardoso (“Na Cadência do Samba”) e Alcione (“Ilha de Maré”).
| Dias 6, 13, 20 e 27, 19h