Registros de Aurélio Becherini ganham exposição e publicação em homenagem ao aniversário de São Paulo

Centro Cultural São Paulo reinaugura exposição Aurélio Becherini: São Paulo em transição e abriga lançamento do livro Aurélio Becherini, publicado pela editora Cosac Naify, dia 24, às 16h

No próximo dia 24 de janeiro, às 16h, o Centro Cultural São Paulo reinaugura a exposição Aurélio Becherini: São Paulo em transição – que ficou em cartaz na Galeria Olido até 30 de novembro de 2008 – e promove o lançamento do livro Aurélio Becherini, publicado em parceria com a editora Cosac Naify.

No início do século 20, o fotógrafo italiano recém-chegado à capital paulista iniciou um minucioso trabalho de registro da cidade que atravessava um período de modernização. Conhecido como o primeiro repórter-fotográfico da imprensa paulistana por seus trabalhos para os jornais O Estado de S. Paulo e Correio Paulistano, Becherini imprimiu um indisfarçável olhar jornalístico em seus trabalhos.

De um total de 350 imagens de autoria do fotógrafo, adquiridas pela Prefeitura da Cidade de São Paulo e catalogadas, entre as décadas de 1930 e 1940, pelo então titular da Divisão de Iconografia do recém-criado Departamento de Cultura, Benedito Junqueira Duarte, a exposição apresenta cerca de 40 imagens e o livro reúne 193 fotografias.

A iniciativa de divulgar do acervo iconográfico pertencente à municipalidade gerou a primeira publicação do gênero, em 2007. O livro B.J Duarte: caçador de imagens teve a primeira tiragem esgotada poucos dias depois do seu lançamento.

Nos moldes da edição que trazia os retratos feitos por Benedito Junqueira Duarte, o livro Aurélio Becherini também contém, além das fotografias, textos que auxiliam o leitor a compreender o contexto histórico. Na edição, o material é assinado pelo historiador de fotografia Rubens Fernandes Junior, a pesquisadora Angela C. Garcia e o sociólogo e colunista do jornal O Estado de S. Paulo, José de Souza Martins.

Além de integrar as comemorações do aniversário de 455 anos da cidade de São Paulo, a reabertura da exposição e o lançamento do livro antecipam uma homenagem ao autor de registros tão importantes para a história da cidade. Em 2009, completam 70 anos da morte de Aurélio Becherini.

Serviço: Reabertura da exposição Aurélio Becherini: São Paulo em transição. Centro Cultural São Paulo - Sala Tarsila do Amaral. Centro. De 24/1 a 10/5. 3ª a 6ª, das 10h às 20h. Sáb., dom. e feriado, das 10h às 18h. Grátis

Lançamento do livro: Aurélio Becherini (capa dura com sobrecapa, 236 páginas, R$ 42,00). Dia 24, às 16h. Centro Cultural São Paulo – Sala Tarsila do Amaral - Rua Vergueiro, 1.000, Paraíso, Centro.(Próx. da estação Vergueiro do metrô).