Casas históricas abrem novas exposições

Casa do Bandeirante, Sítio da Ressaca, Casa Modernista, Capela do Morumbi e Casa do Tatuapé recebem novos trabalhos que ficam expostos gratuitamente

Entre os meses de setembro e outubro, cinco casas históricas que integram o Museu da Cidade de São Paulo oferecem exposições ao público. A primeira a trazer novidades é a Casa do Bandeirante com a continuação da exposição Fazeres e Sabores da Cozinha Paulista - que ficou em cartaz no local em 2007 - e passará a ser apresentada na Casa do Tatuapé, a partir de 4 de outubro.

Na Casa do Bandeirante, a exposição São Paulo: metrópole do café, aberta em 27 de setembro, traz a cultura cafeeira na capital paulista como tema. A mostra aborda o período a partir do final do século XVII, que com a decadência das minas de ouro, presencia o início da plantação de café no Vale do Paraíba, difundida para o oeste paulista, transformando a economia do país.

O Sítio da Ressaca abriu em 28 de setembro, com a curadoria de Maria Lúcia Montes, a mostra Os Caifazes de Antonio Bento. O objetivo da exposição é apresentar a figura de Antônio Bento, abolicionista que auxiliou escravos do interior do estado de São Paulo a fugir em direção ao Quilombo Jabaquara, em Santos, utilizando o entorno do Sítio da Ressaca em sua rota.

A Capela do Morumbi dá continuidade à proposta de site specific (quando instalações são criadas exatamente para ambiente em que serão expostas) dia 18 de outubro, às 11, com a abertura de Lux, de Laura Vinci. A mostra traz um conjunto composto de aproximadamente 1.000 peças de vidro transparentes que serão suspensas na Capela, em alguns dos vidros com pequenas lâmpadas de cor branca.

No dia 19, às 11h, é a vez da Casa Modernista, recém-incorporada à rede de Casas Históricas do município. Em Ambientes Modernos, que teve a curadoria do arquiteto e professor Mauro Claro, o público poderá conferir a história da casa concebida por Gregori Warchavchik e também uma comparação entre a ousadia arquitetônica do projeto com outras iniciativas ao redor do mundo, como a da Cascata (Fallingwater House), de Frank Lloyd Wright, que fica na Pensilvânia.

|Serviço: Todas as mostras são gratuitas e ficam abertas de 3ª a domingo, das 9h às 17h.

  • CASA DO BANDEIRANTE
    Praça Monteiro Lobato, s/nº - Butantã – Tel.: 3031-0920
    Abertura: 27 de setembro, sábado, às 15 horas
    “São Paulo: Metrópole do Café” - Curadoria Rosa Belluzzo
    de 27 de setembro a 20 de março de 2009
  • SÍTIO DA RESSACA
    Rua Nadra Raffoul Mokodsi, 3 – Jabaquara – Tel.: 5011-7233
    Abertura: 28 de setembro, domingo, às 11 horas
    “Os Caifazes de Antonio Bento” - Curadoria Maria Lúcia Montes
    de 28 de setembro a 25 de janeiro de 2009
  • CAPELA DO MORUMBI
    Avenida Morumbi, 5.387 – Morumbi – Tel.: 3772-4301
    Abertura: 18 de outubro, sábado, às 15 horas
    “LUX” de Laura Vinci
    De 18 de outubro a 14 de dezembro de 2008
  • CASA MODERNISTA
    Rua Santa Cruz, 325 – Vila Mariana – Tel.: 5549-4288
    Abertura: 19 de outubro, domingo, às 11 horas
    “O Ambiente Moderno” - Curadoria Mauro Claro
    De 19 de outubro a 30 de março de 2009
  • CASA DO TATUAPÉ
    Rua Guabiju, 49 – Tatuapé – Tel.: 2296-4330
    "Fazeres e Sabores da Cozinha Paulista" – curadoria Rosa Belluzzo
    De 4 de outubro a 20 de março de 2009