webnário: 15ª Semana de Valorização do Patrimônio - 12 de agosto às 17:00h; 13 e 14 agosto de 2020 às 17h:30

A 15ª Semana de Valorização do Patrimônio será realizada durante os dias 12, 13 e 14 de agosto, através de 3 encontros online com transmissão para YouTube e Facebook, tendo como tema “Nossa Cidade, Nossas Memórias”.

Serão três dias destinados a ampliar a reflexão sobre como articulamos nossas memórias, saberes e conhecimentos no sentido de vivenciar, reconhecer e se apropriar do patrimônio cultural da cidade de São Paulo, através da discussão de temas e desafios da atual conjuntura social, política e econômica.

O evento contará com 3 mesas, uma por dia, com 3 participantes representantes de coletivos, instituições e profissionais da área, e um mediador. Convidamos também todos os interessados a participarem do chat durante as transmissões enviando perguntas e comentários, contribuindo para o debate e as reflexões sobre o patrimônio cultural na cidade de São Paulo.

 A 15ª Semana de Valorização do Patrimônio será realizada durante os dias 12, 13 e 14 de agosto, através de 3 encontros online com transmissão para YouTube e Facebook, tendo como tema “Nossa Cidade, Nossas Memórias”.

Programação:

12/08

17h - Abertura do evento

17h30 - Mesa 1 –Patrimônio Cultural: Representações e narrativas

O encontro tem como proposta discutir os desafios no campo da preservação do patrimônio cultural em uma cidade tão diversa e desigual como São Paulo, considerando o as representações e o diálogo com os diferentes indivíduos ou grupos sociais, econômicos e políticos em conflito ou em cooperação sobre um determinado bem tangível ou intangível, uma paisagem ou ainda uma memória. O debate movimenta diferentes visões sobre narrativas históricas, territórios, hegemonia, o papel do poder público e dos conselhos de preservação, o público e o privado, entre outros pontos urgentes para a construção permanente de sentido sobre nossos referenciais civilizatórios. 

Convidados:

Camila Raghi (Refúgios Urbanos)

Cleiton Ferreira “Fofão” (Comunidade Cultural Quilombaque)

Renato Cymbalista (FAUUSP/Uninove)

Mediação: Raquel Schenkman (SMC/Conpresp e PUC-SP)

 

13/08
17h30 - Mesa 2 - Estado e sociedade: fomento e parcerias para incentivos na área do patrimônio cultural

A mesa traz como tema as possibilidades de fomento e parceria em momento de crise econômica na área do patrimônio cultural, a partir do envolvimento e da articulação da sociedade civil na formação de arranjos econômicos complexos e sustentáveis, respeitando a sua diversidade e autonomia.

Convidados:

Luiz Fernando de Almeida (Instituto Pedra)

Paula Rocha (SMC/Promac)

Paulo César Garcez Marins (Museu Paulista/USP)

Mediação: Rubens Carmo Elias Filho (OAB/Conpresp e UP Mackenzie)

 

14/08
17h30 - 19h: Mesa 3 - Patrimônio cultural na nuvem

O encontro tem como questão central: Como vivenciar, perceber e se apropriar do patrimônio cultural da cidade e das suas próprias memórias no contexto atual de isolamento social e por meio das mídias digitais?

Convidados:

Douglas Nascimento (São Paulo Antiga)

Giselle Beiguelman (FAU USP)

Tainá de Paula (BR Cidades)

Mediadora: Patrícia Freire de Almeida (DPH/NVP)

 -------------------------------------------------

Facebook: https://www.facebook.com/dph.departamentodopatrimoniohistoricosp
YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCAUP1sF2YpYM6SEqj5b16PQ