Concurso Placas da Memória Paulistana, inventário tem inscrições prorrogadas até o dia 03/08

Participe do Concurso Placas da Memória Paulistana, que irá premiar novas propostas de verbetes para o Inventário Memória Paulistana.

O Inventário Memória Paulistana foi criado pela Resolução 13/2019 do Conpresp e é uma ferramenta de levantamento dos referenciais de memória com participação da sociedade civil, atendendo às normas legais existentes no campo do patrimônio cultural.

O QUE SÃO OS VERBETES E PLACAS DE MEMÓRIA?
Verbetes são textos que resumem uma pesquisa sobre acontecimentos, fatos, pessoas e lugares que compõem a memória e identidade dos diversos grupos sociais da cidade que, se selecionados, poderão se tornar placas de memória, instaladas pelo DPH em locais que possuam relação com a pesquisa do verbete.

INSCRIÇÕES:
As inscrições foram prorrogadas até o dia 03 de agosto de 2020. Podem participar agentes culturais, lideranças comunitárias, educadores, estudantes, memorialistas, moradores, profissionais e pesquisadores de áreas relacionadas ao patrimônio histórico e cultural.

Você poderá propor até 10 verbetes em duas modalidades, que tem como diferença básica o tipo de local sugerido para o emplacamento:

MODALIDADE I emplacamento em áreas e imóveis de uso público;

MODALIDADE II emplacamento em locais de uso privado, em imóveis com uso particular, como em sede de empresas ou em residências.

PREMIAÇÃO
Para cada entrega completa de verbete, o proponente poderá receber o prêmio de:

R$ 115,00 na MODALIDADE I (por verbete)

R$200,00 na MODALIDADE II (por verbete)

Para que o Inventário Memória Paulistana alcance todas as regiões da cidade, foram reservadas 50% das premiações para propostas de verbetes localizadas em distritos das áreas 2 e 3, definidas pelo índice de vulnerabilidade social conforme Recenseamento Geral de 2010 do IBGE. (mais informações acesse o edital)

Cultura, memória e identidade estão presentes em toda nossa cidade!
Acesse o edital completo e o formulário: www.jornadadopatrimonio.prefeitura.sp.gov.br
Para tirar dúvidas mande pelo e-mail: jornadadopatrimonio2020@gmail.com