Exposição na Casa do Tatuapé confronta passado e presente do bairro

A Casa do Tatuapé abre, dia 2, às 10h30, a exposição Tatuapé, o futuro de um bairro, sob curadoria das historiadoras Elaine da Costa Mesquita e Débora Brando Balázs e dos sociólogos Aurélio Eduardo do Nascimento e Nelson Somma. A mostra reúne textos e fotografias que relatam como o bairro passou de um histórico industrial a um promissor prestador de serviços, e de que forma a edificação se inseriu nessa transformação.

Imagens da casa histórica - inaugurada em 1981, acompanham desde a época em que era propriedade do Padre Matheus Nunes Siqueira até sua inclusão na Divisão de Iconografia e Museus da Secretaria Municipal de Cultura.

Entre os destaques, sítios, chácaras e loteamentos de terras do período da construção da Estrada de Ferro São Paulo – Rio de Janeiro, em 1875. Completa o acervo imagens do primeiro edifício de alto padrão do bairro – construído em 1984.

Por meio do diálogo entre passado e presente, a exposição levanta aspectos na área de saúde, educação, alimentação e transporte que foram se alterando ao longo do tempo atendendo às necessidades dos moradores.

A ampliação dos meios de transportes, com a inauguração de duas linhas de metrô, é retratada pelas imagens que completam o cenário atual do bairro. 
 

Serviço: Casa do Tatuapé. R. Guabiju, 49, Tatuapé. Tel.: 2296-4330. 3ª a domingo, das 9h às 17h. Abertura, dia 2, às 1h30. Grátis.