Centro de Arqueologia de São Paulo

O Centro de Arqueologia de São Paulo – CASP faz parte do Departamento do Patrimônio Histórico, integrante da Secretaria Municipal de Cultura, que tem como proposta ser um espaço de memória e reflexão sobre as descobertas arqueológicas desta metrópole.

O Centro de Arqueologia de São Paulo (CASP) faz parte do Departamento do Patrimônio Histórico, integrante da Secretaria Municipal de Cultura e está localizado no Sítio Morrinhos, conjunto arquitetônico formado por uma casa-sede construída no início do século XVIII. O espaço passará por obras de restauro em 2024.

Sua origem remonta a década de 1979, quando uma colaboração inédita entre o Museu Paulista e o DPH, idealizado por Prof. Dr. Setembrino Petri, Prof. Dr. Murilo Marques e Profa. Dra. Margarida Andreatta, resultou no “Programa de Arqueologia Histórica no Município de São Paulo”. No âmbito deste projeto foram escavados, entre 1979 e 1992, Casa do Tatuapé, Sítio Mirim, Casa do Itaim-Bibi, Solar da Marquesa de Santos, Casa n.1 e Casa do Grito e visava não só as pesquisas, mas também a formação de um quadro técnico na prefeitura.

São atribuições do CASP (DECRETO Nº 58.207 DE 24 DE ABRIL DE 2018):

I - zelar pela aplicação da legislação federal de arqueologia no Município de São Paulo;

II - pesquisar sobre o patrimônio arqueológico do Município;

III - organizar, conservar e divulgar o acervo arqueológico sob tutela do DPH;

IV - elaborar e implementar a política de preservação e valorização do patrimônio arqueológico;

V - organizar e manter atualizado o Levantamento Cadastral Arqueológico do Município.

Desta forma, o CASP realiza análise de solicitações de intervenção em bem arqueológico no Município e estudos para novas Área de Potencial Arqueológico, que são áreas tombadas pelo CONPRESP (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo) ou envoltórias de tombamentos, cuja resolução possui indicações de ações de proteção ao Patrimônio Arqueológico, como as do “Alto do Pari”, “Centro Histórico da Penha” e “Caminho Histórico da Glória e Lavapés”, no bairro da Liberdade e estão disponíveis para consulta no Geosampa (link).

Além disso, o CASP é uma Instituição de Guarda e Pesquisa, autorizada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico, Artístico Nacional) a salvaguardar acervos arqueológicos. O acervo arqueológico é composto por mais de 84 coleções com mais de 2 milhões de fragmentos e dezenas documentos que contam a história do município de São Paulo e de seus habitantes, resultantes de pesquisas do próprio DPH, como de empresas de arqueologias. Entre elas:

  • Sítio Solar da Marquesa de Santos: Residência, feita à base de taipa de pilão, foi construída por volta da segunda metade do século XVIII, escavada pela equipe do DPH na década de 1990 e de 2010.
     
  • Sítio Lítico do Morumbi: Sítio pré-colonial de indústria lítica, com datações de até 3 mil anos A.P., identificado na década de 1960 pelo engenheiro o Caspar Hans Luschsinger e escavado em 2001 pela empresa Documento Antropologia e Arqueologia, em 2006 e 2008, pelo GrupoTerra -01, e em 2022 pela empresa Zanettini Arqueologia.
     
  • Sítio Pinheiros 2: Sítio Histórico composto por cinco contextos arqueológicos distintos, envolvendo a coleta de cerca de 4 mil peças (cerâmicas, louças, restos vítreos, metálicos, elementos orgânicos, dentre outros), abarcando o período circunscrito entre o final do século XVlll e meados do século XX, escavado em 2011 pela empresa Zanettini Arqueologia.
     
  • Sítio Pompéia:O sítio Pompéia trata-se de um sítio formado pelos processos de descarte da Fábrica de Louças Pompéia, até então desconhecida das fontes historiográficas. Uma vez que as cerâmicas, e majoritariamente, as louças, estão diretamente associados a um contexto fabril de produção, escavado pela empresa A Lasca Arqueologia em 2022.
     
  • Sítio Parque Augusta: Sítio histórico dos remanescentes dos Colégio Des Oiseaux e Santa Mônica, escavados pela equipe do CASP entre 2020 e 2021.
     

TIJOLOTECA

Tijoloteca é a designação atribuída à coleção de tijolos abrigada no Centro de Arqueologia de São Paulo, cujo propósito é aprofundar o entendimento acerca desse material, explorando sua produção, usos e distribuição. Esta coleção visa ser uma referência acessível aos pesquisadores.

A formação desse acervo teve início por meio do Programa de Arqueologia Histórica no Município de São Paulo. Durante as escavações em casas históricas, como a Casa do Tatuapé, Sítio Mirim, Casa do Itaim-Bibi, Solar da Marquesa de Santos e Casa do Grito, foram coletados exemplares de tijolos integrantes dessas construções.

À medida que novas escavações arqueológicas foram realizadas no município, o acervo foi enriquecido. Exemplares provenientes de locais como o Vale do Anhangabaú, Senador Queiroz, Edifício Ramos de Azevedo e Parque Augusta foram incorporados, e a expectativa é que essa coleção continue a crescer!

Um projeto-piloto de catálogo foi desenvolvido, inicialmente, com os tijolos provenientes da Casa do Grito. Confira aqui

O CASP disponibiliza aos pesquisadores o acesso às coleções arqueológicas e documentais, além de uma biblioteca especializada.

Quer saber mais? Entre em contato:

Centro de Arqueologia de São Paulo – DPH/SMC/PMSP
Rua Santo Anselmo, 102. Jd. São Bento/Casa Verde
Telefone (011) 2208-7717
O Sítio Morrinhos faz parte do acervo do Museu da Cidade de São Paulo
Para maiores informações: http://www.museudacidade.prefeitura.sp.gov.br
Para agendamento de grupos:educativomuseudacidade@gmail.com
Entrada gratuita.