PREFEITURA DE SÃO PAULO

Mostras comemoram Centenário da Imigração japonesa

Presente no trabalho de artistas como Gauguin e Munch, a xilogravura colorida, original do Japão Imperial, foi uma das grandes técnicas de gravura disseminadas pela Europa no início do século 20, marcando presença, também, na obra de artistas brasileiros

16/06/2008 00h00

Para comemorar o Centenário de Imigração Japonesa no Brasil e mostrar as diversas influências artísticas que aqui se mesclaram, o Centro Cultural São Paulo (CCSP) abre, dia 28, duas exposições: Oriente e Ocidente – na coleção de arte da cidade, na Sala Tarsila do Amaral; e Oriente/Ocidente, no Piso Caio Graco.

Da Coleção de Arte da Cidade de São Paulo, foram selecionados trabalhos de artistas japoneses que colaboraram para a formação da arte contemporânea brasileira. Entre eles está Tomie Ohtake. Nascida na cidade de Kyoto em 1913, Tomie chegou ao Brasil quando tinha 21 anos, tornando-se, mais tarde, uma das principais representantes do abstracionismo informal. Sua obra, composta por pinturas, gravuras e esculturas, é celebrada mundialmente. Da artista, o público pode conferir gravuras recentemente doadas ao acervo da Coleção.

Há 18 anos, o CCSP divulga trabalhos de artistas em início de carreira por meio de seu Programa de Exposições. A mostra Ocidente/Oriente apresenta obras de nipo-brasileiros que participaram desse projeto. Tendo como proposta relacionar três pinturas em grande formato e nove desenhos com o espaço físico e o visitante, Alice Shintani expõe Quimeras. Já Celina Yamauchi, graduada em Artes Plásticas pela Universidade de São Paulo, utiliza reproduções fotográficas para trazer à tona a discussão entre imagens e sua representação em fotos. Além delas, integram também a exposição obras de Cláudio Matsuno, Juliana Kase, André Komatsu e César Fujimoto.


Serviço: Centro Cultural São Paulo. Rua Vergueiro, 1000 - Centro. Piso Caio Graco. Oriente – Ocidente. Sala Tarsila do Amaral. Oriente – Ocidente na coleção de arte da cidade – Pinacoteca municipal. De 28/6 a 3/8. 3ª a 6ª, das 10h às 20h. Sáb., dom. e feriado, das 10h às 18h. Grátis