Obras de Arte em Logradouros Públicos da Cidade de São Paulo

Borba Gato

A estátua de Borba Gato, implantada na confluência das avenidas Santo Amaro e Adolfo Pinheiro, divide opiniões desde sua inauguração em 27 de janeiro de 1963. Tanto pela homenagem à controversa figura do bandeirante santamarense, que empreendeu expedição a Minas Gerais em busca de esmeraldas, quanto pela solução estética adotada pelo seu autor.

O escultor Julio Guerra (Santo Amaro, SP, 1912 - São Paulo, 2001) trabalhou seis anos na execução da estátua. Utilizou trilhos de bondes para a montagem da estrutura de concreto, posteriormente revestida de pedras coloridas de basalto e mármore. O resultado é um mosaico tridimensional com cerca de 13 metros de altura e 20 toneladas. Trajando roupas do século XVII, Borba Gato mantém-se em posição ereta, com o olhar perdido no horizonte e segurando um enorme trabuco em posição de descanso. O pedestal, revestido de granito rústico, mede aproximadamente 2 metros de altura.

Atrás da estátua, a cerca de 25 metros de distância, uma estrutura em forma de cubo é recoberta por quatro painéis em mosaico de pastilhas, com cenas evocativas de personalidades e fatos ligados à história de Santo Amaro: Anchieta e Caiubi, tendo ao centro o brasão de Santo Amaro e o rio Jurubatuba; João Paes e Suzana Rodrigues doando à nova capela a imagem de Santo Amaro, que emprestou o nome àquela região; os primeiros colonos alemães e a primeira fábrica de ferro da América do Sul; o poeta Paulo Eiró e o Padre Belchior de Pontes.

A inauguração do gigante de pedra e concreto integrou os festejos do IV Centenário de Santo Amaro. Além de discursos, Borba Gato foi saudado por um desfile com os tradicionais Romeiros de Pirapora, populares vestidos de bandeirantes, índios e damas antigas, carros de boi e uma canoa como as usadas pelos bandeirantes. Um show com artistas do rádio e da TV encerrou a festa.
Querido por uns, considerado de mau gosto por outros, o velho Borba Gato, alheio às críticas, tornou-se um reconhecido cartão-postal da cidade, imediatamente associado ao bairro de Santo Amaro.

Seção Técnica de Levantamentos e Pesquisa
Divisão de Preservação - DPH