Promoção da Cidadania

Participação Social

Esta seção reúne toda a informação sobre as atividades de formação voltadas para a população em geral promovidas pela Secretaria Municipal de Cultura. Verifique aqui as atividades passadas e a agenda para os próximos eventos, bem como materiais relacionados, como apresentações, referências, resumos, entre outros.

Para outras atividades, consulte as notícias no site da SMC.

Programa Jovem Monitor Cultural (PJMC)

O Programa Jovem Monitor/a Cultural (PJMC) é um programa de formação e experimentação profissional em gestão cultural para as juventudes, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC) da Prefeitura de São Paulo em parceria com o CIEDS. Voltada para o desenvolvimento artístico e atendimento ao público, o Jovem Monitor/a Cultural foi iniciado em 2008, na cidade São Paulo, focado na formação de jovens de 18 a 29 anos para atuação em equipamentos/departamentos culturais. O programa inova ao promover uma formação combinada em que o/as jovens ampliam seu repertório e experimentam, na prática, os diversos aspectos da gestão cultural. Além disso, a formação conta com uma perspectiva teórica sobre questões que envolvem a diversidade das juventudes e das manifestações culturais, cidadã, direito à cidade, questões étnico-raciais e de gênero.

Próximas atividades:
As inscrições para o jovem monitor 2020/2021 estão abertas desde o dia 5 de maio de 2020 e receberão inscrições até 12 de junho de 2020, através do site ?SP 156. A edição disponibiliza 300 vagas destinadas à jovens ingressantes, para que atuem como Monitores Culturais em formação a partir dos equipamentos e/ou departamentos da Secretaria Municipal de Cultura (SMC).

Links de acesso para mais informações:
Facebook: https://web.facebook.com/jovemmonitorcultural/?_rdc=1&_rdr
Instagram: https://www.instagram.com/pjmc.sp/
Site: http://jovemmonitorcultural.prefeitura.sp.gov.br/

Escola Municipal de iniciação Artística - EMIA

A Escola Municipal de Iniciação Artística (EMIA) é uma instituição pública e gratuita, regulamentada pela lei nº 15.372, de 3 de maio de 2011. Fundada em 1980, a Escola funciona em três casas dentro do parque Lina e Paulo Raia, no Jabaquara.
A EMIA visa integrar linguagens artísticas, envolvendo a dança, a música, o teatro e as artes visuais. Tem por finalidade principal assegurar aos alunos, crianças entre 5 e 13 anos, a iniciação nas artes por meio de experiências estéticas e processos criativos nas linguagens artísticas de Artes Visuais, Dança, Música e Teatro.
Próximas atividades:
Durante o período de pandemia causada pelo Covid-19, a EMIA mantém suas atividades de forma online para todos os seus alunos. As atividades são postadas em suas plataformas digitais (tais como facebook e blog) contendo diversos conteúdos, diferentes metodologias e ampla variedade de temas.
Todos os conteúdos dos artistas professores apresentam um eixo temático como ponto de partida, e a partir daí desenvolvem desafios que vão desde a apreciação, passando pela experiência e exploração, chegando a criação.
Os procedimentos utilizados para explorar os temas são diversos, tais como: criação de vídeos explicativos das atividades, criação de áudios explicativos, arquivos pdf explicativos, criação de material audiovisual e escrito produzido pelos próprios artistas professores, narração de histórias, cantorias, colagem de links de referências para apreciação e compartilhamento.

Horário de funcionamento: Segunda à Sexta das 08:00 às 18:00 Sábado das 08:00 às 13:00

Links de acesso:
Facebook: https://web.facebook.com/emia.escolaemia/?_rdc=1&_rdr
Site:https://emiasp.blogspot.com/


Escola Municipal de Música da Fundação Theatro Municipal de São Paulo (EM - FTMSP)

A Escola Municipal de Música de São Paulo é uma instituição gratuita, responsável pela formação de diversas gerações de músicos no Brasil e no mundo. Fundada em 1969 pelo maestro e compositor Olivier Toni, atualmente é dirigida pela professora e regente Érica Hindrikson.

O objetivo da Escola Municipal de Música de São Paulo é prover uma profunda e diferenciada formação musical, de modo que os alunos estejam aptos a atuar como instrumentistas ou cantores profissionais em orquestras, coros, grupos camerísticos, na área de correpetição ou na carreira solista.

Próximas atividades:
Em função da situação de emergência em saúde pública decorrente da pandemia do novo coronavírus, causador do COVID-19, e das recomendações das autoridades públicas, a Fundação Theatro Municipal de São Paulo (FTMSP) informa que desde o dia 16/03 todas as aulas, seleções e audições das Escolas de Dança e de Música e demais atividades da Praça das Artes estão suspensas por tempo indeterminado.

Horário de funcionamento: Segunda a sexta, 10h às 19h
Sábado e domingo, 10h às 17h

Links de acesso para mais informações e eventos online:
Instagram: https://www.instagram.com/emmsaopaulo/
Facebook: https://m.facebook.com/escolamunicipaldemusicadesaopaulo/
Site: https://theatromunicipal.org.br/pt-br/escola-municipal-de-musica/

Programação de Iniciação Artística - PIÁ

O PIÁ é uma iniciativa pública que promove gratuitamente experimentações em diversas linguagens artísticas para crianças e adolescentes de 5 a 14 anos, atuando de forma descentralizada em espaços públicos das Secretarias Municipais de
Cultura e de Educação.

O PIÁ valoriza as formas próprias da infância e adolescência, estimulando o brincar e a potência criativa própria de cada idade, propiciando a cada encontro semanal com os artistas educadores experiências e aprendizados estéticos em diferentes linguagens artísticas.

Próximas atividades:
Em função da situação de emergência em saúde pública decorrente da pandemia do novo coronavírus, causador do COVID-19, e das recomendações das autoridades públicas, as atividades presenciais do Programa PIÁ estão suspensas. Entretanto, desde maio a Supervisão de Formação da Secretaria Municipal de Cultura está realizando atividades online através do site da Supervisão de Formação.

Horário de funcionamento:
Segunda à Sexta das 09:00 às 18:00

Links de acesso para mais informações e atividades online:
Facebook: https://www.facebook.com/pia.p.iniciacaoartistica/
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCpEEjLq4BuAdIUUHjtfsv2Q
Site: http://supervisaodeformacao.prefeitura.sp.gov.br/

Escola de Dança da Fundação Theatro Municipal de São Paulo (FTMSP)
A Escola de Dança de São Paulo oferece diversos tipos de curso aulas de dança gratuito. Os Cursos Livres da Escola de Dança de São Paulo/Praça das Artes têm como objetivo principal oferecer oportunidades de aperfeiçoamento técnico e artístico aos profissionais da dança. Inaugurada em 02 de maio de 1940, na gestão do prefeito Francisco Prestes Maia, como Escola Experimental de Dança Clássica, sob direção do tcheco Vaslav Velchek.

A Escola foi criada com a finalidade de criar um corpo de baile amador, com viés para o balé clássico romântico, a fim de suprir a demanda coreográfica das grandes montagens líricas nacionais e estrangeiras do Theatro Municipal de São Paulo.


Próximas atividades:
Em função da situação de emergência em saúde pública decorrente da pandemia do novo coronavírus, causador do COVID-19, e das recomendações das autoridades públicas, a Fundação Theatro Municipal de São Paulo (FTMSP) informa que desde o dia 16/03 todas as atividades artísticas e culturais estão suspensas por tempo indeterminado.

Links de acesso para mais informações e eventos online:
https://theatromunicipal.org.br/pt-br/escola-de-danca-de-sao-paulo/
https://www.facebook.com/edaspftm/
https://www.instagram.com/edaspftm/?igshid=h7fjd3d8z9v5


Programa Vocacional

O Programa Vocacional é um projeto de cidadania cultural da Secretaria Municipal de Cultura em parceria com a Secretaria Municipal de Educação da cidade de São Paulo. Respaldado por uma equipe de artistas profissionais, com sólida formação pedagógica, oportuniza, gratuitamente, no decorrer de cada ano, o desenvolvimento artístico de jovens e adultos. O Vocacional acontece em todas as regiões da capital paulista, promovendo a iniciação e o aperfeiçoamento artístico nas linguagens de teatro, dança, música, artes visuais e literatura para jovens e adultos com idade a partir de 14 anos. Para isso, ele é disponibilizado nos equipamentos da Cultura e da Educação vinculados à prefeitura de São Paulo, tais como os CEUs (Centro Educacionais Unificados), teatros distritais, casas de culturas e bibliotecas municipais e centros culturais.
Próximas atividades
Neste período de emergência, em que os equipamentos culturais e da educação da cidade estão fechados, o Programa Vocacional está realizando suas atividades de forma online. Desde de maio, estão sendo disponibilizados em seu site, materiais em vídeo, áudio, imagem e texto. Os conteúdos são vivo e gravados, na forma de vídeo-aulas, vivências, ações artísticas e pedagógicas.

Links de acesso
https://web.facebook.com/programavocacional/

http://supervisaodeformacao.prefeitura.sp.gov.br/index.php/vocacional-blog/?fbclid=IwAR3EaFjc7FEn5RnHhwR3EX1hMUrvYy9WY5BIgaBszpcxyrteuXuIdMWZ7jE

 

Diálogo com a população

Formato Descrição  Datas   Documentos Vídeos
Elaboração do Plano Municipal de Cultura de São Paulo O Plano Municipal de Cultura é o instrumento de planejamento que irá orientar a implantação das políticas culturais no município de São Paulo pelos próximos dez anos. Construído a partir de um amplo processo de participação social, o Plano Municipal de Cultura indicará as prioridades para a cultura na cidade, a partir da aprovação de diretrizes, ações e metas a serem efetivadas no próximo decênio.

Compromisso gerado pela adesão do município ao Sistema Nacional de Cultura (SNC), o Plano Municipal de Cultura é a principal ferramenta para a gestão compartilhada das políticas públicas de cultura. O Sistema Nacional de Cultura é um mecanismo institucional de integração entre os níveis federal, estadual e municipal para o planejamento, articulação, execução e avaliação das políticas públicas de cultura, de forma contínua e participativa. Integrado ao novo Conselho Municipal de Política Cultural e ao Fundo Municipal de Cultura, o Plano Municipal de Cultura permitirá a institucionalização do Sistema Municipal de Cultura, garantindo a continuidade das políticas e a ampliação da cidadania cultural.

Estruturado para o período de 10 anos e formalizado por meio de Lei Municipal, o Plano Municipal de Cultura possibilitará ao setor cultural e demais áreas implantar políticas integradas que contribuam para o desenvolvimento do campo cultural. Como instrumento de planejamento das políticas culturais no município, ele estabelecerá as ações necessárias para alavancar as dinâmicas culturais locais e garantir a ampliação dos direitos culturais na cidade de São Paulo.
De 25/2 a 5/4 de 2016 Caderno de Consulta Pública (pdf)

Programação:
PDF; ODT; DOC
 
Seminário #ParticipaCultura – construindo o Sistema Municipal de Cultura  O seminário #ParticipaCultura teve como objetivo discutir a estruturação dos componentes do Sistema Municipal de Cultura de São Paulo (Plano Municipal de Cultura, Conferência Municipal de Cultura, Conselho Municipal de Cultura, Fundo Municipal de Cultura e Sistema Municipal de Informações e Indicadores Culturais) para fazer um balanço das iniciativas já realizadas, consolidar aquelas em andamento e lançar as bases para as ainda a serem efetivadas, com participação aberta a todos os interessados tanto do poder público quanto da sociedade civil. Dias 02 e 03 de abril de 2014, das 9h30 às 18h30

Local: Auditório da Biblioteca Mário de Andrade

Programação:

ODT| PDF| DOC

Folder:
JPG