Conselho Deliberativo da Fundação do Theatro Municipal

Estrutura

Contato




Composição

Nome:
E-mail: 
Início e fim de mandato:
Mini-biografia:

Setor que representa:

Forma de Composição:

Instituição:


Marcos de Barros Cruz
E-mail: gabsf@prefeitura.sp.gov.br
Início e fim de mandato: de 27/08/2013 a 00/00/0000
Mini-biografia: Marcos de Barros Cruz, Secretário Municipal de Finanças de São Paulo é graduado em engenharia eletrônica na Unicamp e possui um MBA do Insead, na França.

Setor que representa: Administração Direta

Forma de Composição: Membro Nato.

Instituição: Secretaria Municipal de Finanças e Desenvolvimento Econômico


Manoel Carlos Guerreiro Cardoso
E-mail:
Início e fim de mandato: 25/03/2013
Mini-biografia: Estudou no Centro Livre de Aprendizagem Musical (CLAM), fundado e dirigido pelo Zimbo Trio, com Hector Costita, flauta com Léa Freire, Grace Henderson e Keith Underwood; harmonia com Cláudio Leal Ferreira; contraponto e arranjo com Moacir Santos. Participou do Movimento de Música Independente Paulista do final da década de 70 com grupos como PéAntePé, Grupo Um, ZonAzuL entre outros. Ingressou no grupo Pau Brasil na década de 80 com o qual gravou 5 Cds e fez inúmeras turnês pela Europa. Na década de 90 fundou, juntamente com o pianista Benjamim Taubkin, a gravadora Núcleo Contemporâneo com a qual desenvolveu a carreira de produtor musical. Como solista lançou “Meu Brasil” (prêmio Sharp revelação Instrumental 98), “Caminhos Cruzados” (com o violonista Ulisses Rocha, “O Cineasta da Selva” (trilha sonora do longa metragem homônimo composta juntamente com o percussionista Caito Marcondes) e “Quinteto” (juntamente com a flautista e compositora Léa Freire). Participa como fundador e produtor da “Orquestra Popular de Câmara” ao lado de Benjamim Taubkin e é solista convidado de inúmeros trabalhos instrumentais. Em 2008 gravou e excursionou por todo o Brasil "Noites de Gala, Samba na Rua" CD/DVD de Mônica Salmaso e o Grupo Pau Brasil. Em 2009 ganhou o Grammy de “Melhor Grupo de Jazz Contemporâneo” com o CD “Randy Brecker in Brasil”. Lançou em 2011 um novo quinteto com Lea Freire, Tiago Costa, Fernando De Marco e Edu Ribeiro chamado "Vento em Madeira".

Setor que representa: Comunidade Artística e Cultural

Forma de Composição: Indicação pelo poder público, Secretário Municipal de Cultura.

Instituição:



Vladimir Pinheiro Safatle
E-mail: vsafatle@yahoo.com
Início e fim de mandato: 25/03/2013 a 25/03/2015
Mini-biografia: Possui graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1994), graduação em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (1994), mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em Lieux et transformations de la philosophie - Université de Paris VIII (2002). Atualmente é professor livre docente do departamento de filosofia da Universidade de São Paulo. Foi professor visitante das Universidades de Paris VII, Paris VIII, Toulouse, Louvain e Stellenboch (África do Sul), além de responsável pelo seminário no Collège International de Philosophie (Paris). Desenvolve pesquisas nas áreas de: epistemologia da psicanálise e da psicologia, desdobramentos da tradição dialética hegeliana na filosofia do século XX e filosofia da música. É um dos coordenadores da International Society of Psychoanalysis and Philosophy, do Laboratório de Pesquisa em Teoria Social, Filosofia e Psicanálise (Latesfip) e presidente da Comissão de Cooperação Internacional (CCint) da FFLCH-USP desde 2012.

Setor que representa: Representante da Sociedade Civil.

Forma de Composição: Indicação pelo poder público, Secretário Municipal de Cultura.

Instituição:


Pablo Zappelini de Leon
E-mail: contato@pablodeleon.com.br
Início e fim de mandato: de 25/11/2014 a 25/11/2015
Mini-biografia: Iniciou seus estudos de violino aos 6 anos com o professor Yoshitame Fukuda e Elisa Fukuda, passando depois a ter orientação do professor Ayrton Pinto, sempre também aos cuidados de seu pai, Alejandro de León. Foi integrante da Orquestra Experimental de Repertório, da Camerata Fukuda, da Orquestra de Câmara Solistas do Brasil, e da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo. Como solista, apresentou-se sob a regência dos maestros Julio Medaglia, Ernest Mahle e Walter Lorenção. Tem participado de Masterclasses com professores de renome internacional como Chaim Taub, Dimitri Sitkovetski e Jerold Rubinstein, entre outros. A convite do professor Chaim Taub, esteve em Israel para ser seu aluno por vários meses, tendo sido mais tarde convidado por ele a estudar sob sua orientação. Convidado pelo mesmo professor foi para a Alemanha participar de concertos públicos de alto nível no XIV Festival Internacional de Música de Câmara na cidade de Rolandseck. Participou também de um curso realizado exclusivamente para violinistas em Keshet Eilon (Israel), ministrado por Shlomo Mintz, Chaim Taub, David Hen e Pavel Kogan, entre outros. De setembro de 1996 a março de 1999, foi bolsista da Fundação Vitae para aperfeiçoamento em violino e música de câmara na classe do professor Chaim Taub, em Israel. De março de 1999 a março de 2000 foi membro da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Atualmente, ocupa o cargo de primeiro violino “Spalla” da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo

Setor que representa: Representante dos Corpos Artísticos

Forma de Composição:

Instituição: Fundação Theatro Municipal – Orquestra Sinfônica Municipal – OSM



Leonardo Martinelli
E-mail: leonardomartinelli@prefeitura.sp.gov.br
Início e fim de mandato: de 25/11/2014 a 25/11/2015
Mini-biografia: Leonardo Martinelli é compositor e professor universitário, além de atuar como crítico e jornalista especializado em música clássica. Realizou a base de sua formação musical na antiga Universidade Livre de Música (ULM, atual EMESP Tom Jobim), tendo realizado seu bacharelado em composição e regência pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (IA-Unesp), onde se formou em 2001. Durante o bacharelado realizou pesquisa de iniciação científica sob o título "Análise de Kontakte, de Karlheinz Stockhausen", com o apoio da FAPESP e sob a orientação do Prof. Dr. Florivaldo Menezes Filho. Foi bolsista do PET-Música (Programa Especial de Treinamento, CAPES), grupo no qual realizou inúmeros estudos extraclasse e pelo qual participou na produção de eventos ligados à música contemporânea. Em 2004, concluiu seu mestrado pelo IA-Unesp com a dissertação "A noção de textura musical e seu uso no repertório instrumental-orquestral da segunda metade do século XX", sob a orientação do Prof. Dr. Edson Sekeff Zampronha Entre 2004 e 2008 atuou como professor de história da música e organologia nos cursos de graduação da UniFIAM-FAAM, em São Paulo. Desde 2007 atua como professor história da música na renomada Escola Municipal de Música de São Paulo. Em 2008, passou a ministrar disciplinas como composição musical, estética musical, organologia, música contemporânea e orquestração na Faculdade Santa Marcelina (FASM), onde também atua como professor. Paralelamente à carreira acadêmica regular, atua como palestrante e professor em eventos e cursos livres, e manteve intensa atividade junto a grande imprensa, tendo sido colaborador jornal Gazeta Mercantil e da revista Diapason. Entre 2006 e 2014 atuou como assistente editoria da Revista Concerto. Atualmente, realiza sua pesquisa de doutorado em composição musical pelo IA-Unesp, tendo como tema a relação entre "affetti" e discurso na música contemporânea sob orientação do Prof. Dr. Florivaldo Menezes Filho, e é Diretor de Formação da Fundação Theatro Municipal de São Paulo.

Setor que representa: Representante dos Servidores

Forma de Composição:

Instituição: Fundação Theatro Municipal – Diretoria de Formação.