Confira os resultados da consulta pública para novas esculturas de personalidades negras

Mãe Sylvia de Oxalá, Elza Soares, Chaguinhas, Lélia Gonzales e Milton Santos foram escolhidos como próximos homenageados na votação popular

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, divulga os nomes escolhidos via consulta pública para serem homenageados com novas esculturas permanentes na cidade. Entre 10 e 25 de novembro, os munícipes puderam votar em três nomes, de quatorze indicados, por meio da plataforma Participe+. A ação fez parte das celebrações do Dia da Consciência Negra.

Nesta consulta pública, os escolhidos popularmente para serem homenageados são a Ialorixá Mãe Sylvia de Oxalá, a cantora Elza Soares, Chaguinhas, cabo condenado à morte que inspirou o nome de Liberdade ao bairro paulistano, a filósofa e escritora Lélia González e o geógrafo Milton Santos. Além deles, participaram da votação nomes como de Abdias do Nascimento, Grande Otelo, Mussum, Dandara, Ruth de Souza, Tereza de Benguela, Laudelina de Campos Melo, Iracema de Almeida e os irmãos Rebouças.

“Das 390 obras, no acervo de esculturas públicas da cidade, apenas cinco homenageavam pessoas negras”, afirma a secretária de cultura Aline Torres. “Entre 2021 e 2022, inauguramos mais cinco estátuas e, com esta consulta, estamos muito felizes porque pudemos escolher outras cinco homenagens a personalidades que as pessoas se identificam”, completa. "Portanto, passaremos de cinco para 15 esculturas".

Nos últimos dois anos, a SMC inaugurou cinco novas estátuas de personalidades negras: o atleta olímpico Adhemar Ferreira da Silva, primeiro atleta sul-americano bicampeão olímpico em eventos individuais, a escritora Carolina Maria de Jesus, um dos principais nomes da literatura brasileira, a sambista e pioneira do carnaval paulistano Deolinda Madre (Madrinha Eunice), além do baluarte do samba paulista Geraldo Filme e o ícone e vanguardista da música Itamar Assumpção.

Os locais onde as esculturas ficarão serão divulgados em breve nos canais oficiais da Secretaria Municipal de Cultura.