Programação de Junho - Centros Culturais

Confira a programação completa

CENTRO CULTURAL DA DIVERSIDADE

 

Cabaré Comedy Show

Stand Up

A Drag Suzy Brasil é a mestre de cerimônias e comanda a noite ao lado do ator e comediante de stand up Thiago Chagas. Performances de circo aguçam o tempero apimentado desse cabaré. A cada edição, o show de repertório e criação instantânea recebe a participação especial de atrações circenses da comunidade LGBTQIA e da personagem Dona Fernandona, em homenagem a Fernanda Montenegro.

| Centro Cultural da Diversidade - Teatro Décio de Almeida Prado. Rua Lopes Neto, 206 - Itaim Bibi. 02/06 às 20h. 60 min. + 16 anos.

 

Geração Drag - Orgulho Lgbtqia+

Performance

Geração Drag é uma performance de drags queens de renome na cena, que se unem a drags de trajetória mais recente. Cada dupla representa um estilo de show: glamour, pop, androginismo e bate-cabelo.

| Centro Cultural da Diversidade - Teatro Décio de Almeida Prado. Rua Lopes Neto, 206 - Itaim Bibi. 23/06 às 20h. 60 min. + 16 anos.

 

Kitanda Damotta - Afiando Cordas

Performance/Artes Visuais

Uma intersecção entre performance ao vivo de Shibari e concerto experimental e orgânico de violino e piano. Uma exibição audiovisual que une as cordas do shibari e os instrumentos musicais, coabitando em reciprocidade, tensão e deleite de música.

| Centro Cultural da Diversidade - Teatro Décio de Almeida Prado. Rua Lopes Neto, 206 - Itaim Bibi. 24/06 às 20h. 60 min. + 16 anos.

 

Labirinto Transfeminino

Intervenção artística

Retrata a história de um casal prestes a se casar. Em uma série de performances, a intervenção explora o ciclo da violência e suas várias formas de abuso. Também traz à tona questões emocionais, como medo, solidão e esperança, além de identidade de gênero. Aborda ainda as dificuldades enfrentadas por mulheres trans em situações de vulnerabilidade. Sensível e realista, com momentos de tensão e emoção, Labirinto Transfeminino convida o público a refletir sobre a importância de combater a violência, a discriminação e os transfeminicídios no país.

| Centro Cultural da Diversidade. Rua Lopes Neto, 206 - Itaim Bibi. 25/06 às 20h. 50 min. + 16 anos.

 

Núcleo De Pesquisa "Flexões - Um Estudo Sobre A Pluralidade"

Múltiplas linguagens

André Medeiros Martins, ator e performer, lançou em 2011 uma publicação impressa com o título deste núcleo de pesquisa. Após mais de uma década, visto que questões sobre gênero e sexualidade mudaram drasticamente, o artista se interessou em criar este núcleo para produzir novos materiais. André convidou profissionais de diversas áreas (cinema, teatro, performance, fotografia, dramaturgia) que têm pesquisas individuais sobre o tema, para uma série de encontros para dividir esse material e fomentar diálogos.

| Centro Cultural da Diversidade - Teatro Décio de Almeida Prado. Rua Lopes Neto, 206 - Itaim Bibi. 29/06 às 19h. 60 min. + 18 anos.

 

Ali - Algoritmos

Performance

Performance que conta a história de ALI, inteligência artificial que passa a se questionar depois de entrar em contato com humanos. A performance nasce do álbum de estreia GLITCH, produzido por Joe Irente e FK 1963, desenvolvido por Ali Prando (filósofo e multi-artista) durante o período da pandemia. Prando reflete de maneira mais incisiva sobre dependências tecno biológicas no contemporâneo (celulares, vacinas e outras próteses que colocam a civilização no processo de ciborguização, referência à "Antropologia do Ciborgue" de Donna Haraway).

| Centro Cultural da Diversidade - Teatro Décio de Almeida Prado. Rua Lopes Neto, 206 - Itaim Bibi. 30/06 às 20h. 60 min. + 16 anos.

 

 

CENTRO CULTURAL DA JUVENTUDE

 

Especial de aniversário IDM

Dança

Identidade em Movimento nasceu no CCJ - Ruth Cardoso em 2009, por intermédio do Projeto VAI, com jovens da periferia que buscam o entretenimento através da dança, mostrando alegria e diversão com o intuito de transmitir bem-estar e saúde ao público. O grupo de dança possui como vivência danças urbanas, ballet clássico e dança contemporânea. O Show do Identidade em Movimento traz, com a dança, impacto e mensagens que têm suas referências à história pessoal dos integrantes.

| Centro Cultural da Juventude. Avenida Dep. Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades. 03/06 às 15h. Livre.

 

Samba de Caboclo

Música

O grupo Samba de Caboclo é composto por músicos que tocam diversos instrumentos, destacando-se a viola, pandeiro, chocalho, atabaque, ganzá, violão, reco-reco e agogô. O público acompanha o show batendo palmas e dançando e um encontro que resgata traços ancestrais.

| Centro Cultural da Juventude. Avenida Dep. Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades. 10/06 às 18h. Livre.

 

Festival Forró Junino

Música

Para celebrar o mês junino e suas festas, o CCJ traz diversas atrações e uma programação especial com brincadeiras, comidas típicas e muita cultura e tradição nordestina. Serão 8 grupos e artistas trazendo atrações que dialogam com temas como empoderamento feminino, desigualdade social e valorização da cultura popular. Nessa Festa Junina serão diversas apresentações com gostinho de tradição nordestina, com os mestres de cerimônia da quadrilha junina tocando grandes sucessos do forró, xaxado e baião, além de músicas autorais.

| Centro Cultural da Juventude. Avenida Dep. Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades. 17/06 às 14h. Livre.

 

Festival Representatividade Trans

Múltiplas linguagens

O Festival Representatividade Trans oferece uma série de reflexões e intervenções artísticas feitas por artistas trans, com o intuito de celebrar a vivência e resistência desses corpos e o orgulho no qual se carrega nessa bandeira. Começa com uma roda de conversa que aborda temas como representatividade, auto-estima, socialização, opressões sistêmicas, mundo acadêmico e todo assunto que atravessa corpos trans e LGBTQUIAPN+, seguida por atrações musicais como DJ Tayan, Zaya (que traz não só musica mas também uma apresentação de Vogue) e PAMKA (dupla de artistas trans masculinos periféricos da zona norte de São Paulo).

| Centro Cultural da Juventude. Avenida Dep. Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades. 24/06 às 14h. Livre.

 

 

CENTRO DE CULTURAS NEGRAS MÃE SYLVIA DE OXALÁ

 

Sarau Clã Beats e Poesia

Música

O Sarau Clã Beats & Poesias abre espaço aos jovens periféricos para demonstrar seu talento voltado à cultura de rua, principalmente aos elementos do hip hop. Seja ela a dança (break), o desenho (grafite), o poeta (mestre de cerimônia) e música (DJ). A atividade também dialoga com esportes como skate e basquete, além de malabares, jogos de mesa e jogos eletrônicos.

| Centro de Culturas Negras - Mãe Sylvia de Oxalá. Rua Arsênio Tavolieri, 45 - Jabaquara. 10/06 às 15h. 120 min. Livre.

 

AFRONINA

Múltiplas linguagens

AFRONINA é a Festa Junina do CCN e tem como proposta fomentar a cultura dessa época, assim como as suas tradições. O projeto constrói um ambiente onde o público presente terá contato com diversos eventos culturais, por meio da arte, da dança, da cultura, da música e da gastronomia.

| Centro de Culturas Negras - Mãe Sylvia de Oxalá. Rua Arsênio Tavolieri, 45 - Jabaquara. 17/06 e 18/06 às 14h. 180 min. Livre.

 

Brasilidade - Muito Prazer As Iyálódes

Música

Contextualizam, cantam e compartilham um repertório baseado em quatro pilares com denominadores comuns, o empoderamento e o protagonismo da mulher negra. Reverenciando e revisitando desde Maria D’ Apparecida a Dona Odete, Liniker, Maria Bethânia, Mart’nália, Iza, Karla da Silva, Ivone Lara e Elza Soares, ecoando a multiplicidade dos diferentes Brasis em religiosidade, vivências e experiências. São músicas que cumprem e assumem o papel de griot, são contadoras de histórias que dialogam não apenas com suas autoras/compositoras, mas com as pessoas que estão recebendo a mensagem e que têm o poder de decodificá-las.

| Centro de Culturas Negras - Mãe Sylvia de Oxalá. Rua Arsênio Tavolieri, 45 - Jabaquara. 17/06 às 19h. 90 min. Livre.

 

Made in Bahia

Música

Festa que traz a musicalidade do pagodão baiano, samba e axé music, potencializado pelas músicas em homenagem aos orixás. Isso tudo para contar a História da Bahia. Religião, arte e cultura são celebradas através de canções, declamações poéticas e dança.

| Centro de Culturas Negras - Mãe Sylvia de Oxalá. Rua Arsênio Tavolieri, 45 - Jabaquara. 18/06 às 19h. 90 min. Livre.

 

Batalha Hip Hop CCN

Música

Batalha Hip Hop apresenta músicas afro, afro beat, jazz, soul, funk, samba-rock, black, charme e rap. O público pode compartilhar suas rimas e poesias já que o microfone fica aberto enquanto um DJ apresenta seleção de beats.

| Centro de Culturas Negras - Mãe Sylvia de Oxalá. Rua Arsênio Tavolieri, 45 - Jabaquara. 24/06 às 15h. 120 min. Livre.

 

Show Záfrica Brasil

Música

Z'África Brasil é um grupo de rap que foi criado em 1995 por Gaspar e Fernandinho Beat Box. Dois anos depois, Pitchô e Funk Buia se juntaram ao grupo. Em 1999, o grupo lançou na Itália a coletânea Z’África Brasil - Conceitos de Rua, com a participação de vários grupos e artistas de rap italianos. Com os produtores do duo paulista Autoload veio a gravação do primeiro álbum intitulado Antigamente Quilombos, Hoje Periferia, que foi lançado em 2002 com participação do grupo francês Assassin na música "Origens". Em 2006 foi lançado o segundo disco nacional do Z'África Brasil, Tem Cor Age, com participações especiais de Zeca Baleiro, Toca Ogan (Nação Zumbi) e Fernando Catatau, entre outros.

| Centro de Culturas Negras - Mãe Sylvia de Oxalá. Rua Arsênio Tavolieri, 45 - Jabaquara. 24/06 às 19h. 90 min. Livre.

 

 

CENTRO CULTURAL DA PENHA

 

Fome. Por quê?

Exposição

O projeto audiovisual faz o visitante se questionar sobre os motivos que levam pessoas à insegurança alimentar. Analisar a fome não como um problema de origem econômica, mas como o resultado direto de diversos problemas sociais: desigualdade racial, desigualdade de gênero, violência, desemprego e baixa escolaridade. Uma instalação interativa sobre a fome no Brasil.

| Centro Cultural da Penha - Hall de exposições. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 01/06 a 30/06. Terça a domingo, das 10h às 21h. 660 min. Livre.

 

Sexta do Riso

Teatro/humor

Sexta do Riso, projeto sucesso de público. Toda sexta um show de humor diferente.

| Centro Cultural da Penha - Teatro Martins Penna. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 02 a 30/06. Domingos, às 20h. 60 minutos. + 14 anos.

 

Festim

Música e gastronomia

Festim é o projeto de ativação da copa e do novo palco nos fundos do CCP. Durante todos os sábados do mês o centro cultural apresenta uma dupla ou trio musical enquanto na copa são servidas comidinhas e bebidas.

| Centro Cultural da Penha - Palco Deck. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 03, 10, 24/06 às 18h30. 90 minutos. + 10 anos.

 

Eletroxote e Outros Choques

Música

Eletroxote e Outros Choques é formado pelas cantoras, compositoras e instrumentistas Ieda Cruz (Campinas) e Joana Flor (São Paulo). O projeto foi contemplado pelo Proac, envolvendo as cidades de Campinas, São Paulo, Sumaré, Jaguariúna, Hortolândia e Piracaia.

| Centro Cultural da Penha - Teatro Martins Penna. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 07/06 às 20h. 60 minutos. + 12 anos.

 

PoutPourri dos Irmãos Becker

Circo

A dupla de palhaços André Becker e Duba Becker apresenta diversas técnicas de malabares, que evoluem ao longo da apresentação. O tradicional número com bolinhas chama atenção do público quando eles conseguem jogar sete objetos simultaneamente. Depois, usam chapéus como instrumento, criando um bonito e colorido desenho no ar. Em cena estão ainda os músicos Vitor Eiji e PC, responsáveis por uma trilha sonora que enfatiza os momentos cômicos.

| Centro Cultural da Penha - Teatro Martins Penna. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 10/06 às 16h. 60 minutos. Livre.

 

Olhos Negros VIVO - 7 anos

Música

Renato Gama celebra os sete anos do seu primeiro disco solo, Olhos Negros Vivo, que foi gravado ao vivo no auditório do Centro Cultural Penha e lhe possibilitou momentos singulares em sua carreira artística, rumo a uma turnê internacional e muitos shows pelo estado de São Paulo. Assim, em forma de agradecimento e celebração pelos frutos colhidos deste disco, Gama recebe Alzira E, Izzy Gordon e o poeta Sérgio Vaz para festejarem junto dele o primeiro set deste trabalho. O repertório inclui, além das faixas deste disco, uma homenagem ao mestre Itamar Assumpção, já que no dia 12 de junho se completa 20 anos de sua morte.

| Centro Cultural da Penha - Teatro Martins Penna. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 10/06 às 20h. 60 minutos. + 12 anos.

 

Adriano Martins

Música sertaneja

O show apresenta um conteúdo histórico da música sertaneja. Trata-se de um show interativo no qual o cantor narra períodos históricos da música sertaneja, as influências sofridas e os instrumentos utilizados. E enfatiza suas particularidades e curiosidades. Além disso, algumas canções antigas serão apresentadas com um novo ritmo, levando o público a conhecer clássicos antigos como, por exemplo, Luar do Sertão, primeira música sertaneja catalogada em 1914.

| Centro Cultural da Penha - Teatro Martins Penna. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 14/06 às 19h. Presencial. 60 minutos. Livre.

 

Do Samba ao Rock n’ Roll

Música

Uma opereta para crianças que promove um passeio pelos ritmos musicais do samba ao rock, propondo um jogo cênico interativo no qual as crianças fazem parte do espetáculo cantando, dançando e improvisando algumas cenas teatrais.

| Centro Cultural da Penha - Teatro Martins Penna. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 17/06 às 16h. 60 minutos. Livre.

 

ARRASTA PENHA

Música

Grande arraiá Arrasta Penha com vários trios de forró ao longo da tarde, barracas e comidas típicas. Os artistas convidados são: Trio Amizade, Peneira e Sonhador, Bill Ramos, Sarah Brasil, Valdeir Dede da Paraíba.

| Centro Cultural da Penha - Teatro Martins Penna/Palco Deck e Frente do CCP. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 24/06 às 14h. 480 minutos. Livre.

 

Rincon Sapiência na Festa do Rosário

Música

Rincon Sapiência é cantor de rap e iniciou sua carreira em 2000 como parte da banda Munições da 38, onde atuava com os nomes artísticos Rincon X e MC Shato. Apresenta aqui alguns de seus sucessos.

| Centro Cultural da Penha - Largo do Rosário. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 25/06 às 18h. 60 minutos. Livre.

 

 

CENTRO CULTURAL SANTO AMARO

 

Viver com viver

Música

Evento no qual as artes e as falas se encontram através de diálogos em forma de poesias, conversas e músicas que retratam as realidades do povo de uma região do país. Os causos e contos refletem as realidades sociais da região homenageada.

| Centro Cultural Santo Amaro - Teatro. Avenida João Dias, 822 - Santo Amaro. 17/06 às 19h. 60 min. Livre.

 

Casamento caipira

Festa Junina

Tudo começa com a tentativa do romântico e atrapalhado Jeremias resgatar seu namoro com a bela e perspicaz Assucena. Mas os pombinhos não contavam com a chegada de Coronela Theodora, mãe de Assucena, que chega pra botar ordem na casa e o que parecia ser mais um namorico de bairro acaba se tornando um dos casamentos mais improvisados e alegres que se tem notícia! O casório termina e dá lugar a um grande baile com direito a quadrilha, narrador e banda ao vivo, convidando o público a cair na dança e festejar o São João. Com um repertório divertido e interativo, o Balé Popular Cordão da Terra apresenta sua releitura do tradicional Casamento Caipira inspirado no teatro mambembe e nos grandes bailes de São João.

| Centro Cultural Santo Amaro - Teatro. Avenida João Dias, 822 - Santo Amaro. 24/06 às 19h. 1020 min. Livre.

 

A revolução dos bichos

Teatro

A revolução dos bichos é uma fábula sobre o poder. Narra a insurreição dos animais de uma granja contra seus proprietários. Progressivamente, porém, a revolução degenera numa tirania ainda mais opressiva que a dos humanos.

| Centro Cultural Santo Amaro - Teatro. Avenida João Dias, 822 - Santo Amaro. 24 a 27/06, às 10h e às 16h. 60 min. Livre.

 

Projeto quartas intenções apresenta : Crônicas Cômicas

Stand-up

Os shows de comédia stand up do Crônicas Cômicas são compostos por 5 mulheres que contam suas histórias pessoais de maneira engraçada para promover a identificação do público feminino e a empatia do público geral com os desafios de ser mulher. É também uma interpretação bem humorada dos percalços da vida com histórias sobre relacionamentos, trabalho, estudos, velhice, família, negritude e PCD.

| Centro Cultural Santo Amaro - Teatro. Avenida João Dias, 822 - Santo Amaro. 28/06 às 19h30. 60 min. Livre.

 

Nah e Thi Cantam o Amor

Música

Para celebrar o mês dos namorados, Nah e Thi cantam os maiores sucessos românticos das décadas de 80, 90 e da atualidade.

| Centro Cultural Santo Amaro - Teatro. Avenida João Dias, 822 - Santo Amaro. 30/06 às 19h. 60 min. Livre.

 

Sex…tou Poéticas e Picâncias orais

Contação de história

Os artistas da palavra, cada vez mais imersos no universo sensual e erótico de contos para adultos, convidam o público a experimentar as narrativas poéticas e picantes a partir dos estímulos apresentados e ofertados pelos ouvintes ávidos por uma deliciosa orgia oral.

| Centro Cultural Santo Amaro - Teatro. Avenida João Dias, 822 - Santo Amaro. 30/06 às 20h. 60 min. + 18 anos.

 

 

CENTRO CULTURAL TENDAL DA LAPA

 

Oficina de Manipulação com Fogo / Projeto Triskle

Oficina de circo

A oficina será prática e teórica, passando primeiro pelas questões de segurança com fogo para depois trazer técnicas com bambolê e pó de fogo. Entre os tópicos abordados estão combustível, material para produção de equipamentos, fornecedores, material para figurino, questões de segurança em ensaios e apresentações: tudo voltado para segurança no trabalho do artista circense com fogo. Já a parte prática envolverá truques com bambolês e foi pensado a partir da perspectiva pirofágica e dos cuidados necessários.

| Centro Cultural Tendal da Lapa - Estacionamento. Rua Guaicurus, 1100 - Água Branca. 01/06 às 17h. 120 min. + 18 anos.

 

DUBVERSÃO

Música

Dubversão é o primeiro coletivo de São Paulo inspirado diretamente pela cultura sound system da Jamaica e Inglaterra e ajudou a abrir caminhos para uma cena que hoje está espalhada pelo país. Don Miguel é um dos fundadores do Dubversão, festa dub e reggae que aposta na ideia do coletivo e da celebração da paz.

| Centro Cultural Tendal da Lapa - Rua Interna. Rua Guaicurus, 1100 - Água Branca. 03/06 às 14h. 300 min. Livre.

 

OS MAIS CHAVE

Artes Visuais

Exposição

Felipe Risada, também conhecido como RIR, nasceu em 1989 na capital paulista, onde vive e trabalha. Formado em Design Gráfico pela Belas Artes de São Paulo, desde 2005 se dedica a percorrer SP de bicicleta criando e pintando seu próprio repertório iconográfico através do graffiti. Em sua busca está o desenho de fácil entendimento, usando apenas 1 ou 2 cores com traços o mais simples possíveis. Sua pesquisa abrange carrancas, grafismos rupestres e animais selvagens, pictogramas, até chegar nos símbolos do cotidiano urbano, suburbano e digital.

| Centro Cultural Tendal da Lapa - Galpão 1. Rua Guaicurus, 1100 - Água Branca. 03/06 às 19h. 90 min. Livre.

 

Transcendências / Projeto Triskle

Circo

Transcendências é um espetáculo circense que narra as jornadas de três forças: a Curiosidade, a Coragem e a Virtude, representadas pelos artistas Alexandre Salomão, Barbara Francesquine e Gustavo Olitta. O elemento que rege o espetáculo é o fogo, símbolo da transformação, da luz, dos grandes desafios e ritos. Números circenses de alta voltagem poética e energética executados com grande virtuosismo exploram os recursos e limites deste elemento que fascina. O espetáculo apresenta diversas modalidades de malabarismo, corda bamba, bambolês de fogo e led.

| Centro Cultural Tendal da Lapa - Estacionamento. Rua Guaicurus, 1100 - Água Branca. 03/06 às 19h. 40 min. Livre.

 

DJ Guizera

Música / Discotecagem

Nascido na cidade de São Paulo, é DJ desde 2015 e atua em diversas áreas dentro da cultura hip hop: do reggae à música popular brasileira. É também DJ e produtor do grupo Casa Loca 13 e produtor do evento Piralaize Festival.

| Centro Cultural Tendal da Lapa - Rua Interna. Rua Guaicurus, 1100 - Água Branca. 17, 18, 24 e 25/06 às 16h. 120 min. Livre.

 

Enok Virgulino

Música

Enok Virgulino Dantas nasceu em 1958 e desde criança brincava com sons. Com seis anos ganhou seu primeiro instrumento, uma gaita de um sanfoneiro, e tocou por uns dois anos. Agora o sanfoneiro de longa data apresenta o seu álbum Forró Bom é Aqui, trabalho autoral com participação de Elba Ramalho e dos próprios filhos, onde sonoridade nordestina se mistura com pitadas de modernidade.

| Centro Cultural Tendal da Lapa - Rua Interna. Rua Guaicurus, 1100 - Água Branca. 17/06 às 19h. 90 min. Livre.

 

Peixelétrico

Música

O Peixelétrico surgiu em 1999 no Guarujá, resultado do encontro informal de amigos músicos e surfistas na Prainha Branca, e mistura forró pé-de-serra com MPB e reggae, impulsionado pelo movimento forró universitário.

| Centro Cultural Tendal da Lapa - Rua Interna. Rua Guaicurus, 1100 - Água Branca. 18/06 às 19h. 90 min.

 

Janayna Pereira

Música

Após mais de duas décadas de estrada, sendo 18 anos à frente da banda de forró Bicho do Pé, a cantora, compositora e artista multimídia Janayna Pereira lança seu primeiro trabalho solo de música brasileira. “Tempo Bom” traz 11 canções, sendo 6 delas de autoria da própria Janayna, que também assinou o arranjo de duas faixas. Nas demais faixas, composições de Zeca Baleiro, Paulo César Pinheiro, Ricardo Barros, Paulio Celé, Bernardo Lobo (filho de Edu Lobo) e Edu Krieger.

| Centro Cultural Tendal da Lapa - Rua Interna. Rua Guaicurus, 1100 - Água Branca. 24/06 às 19h. 90 min. Livre.

 

BNegão toca Tim Maia

Música

Considerado um dos principais e mais criativos rappers do Brasil, BNegão, o MC do Planet Hemp, também lançou três discos-solo: Enxugando Gelo, Sintoniza Lá e Transmutação. Desta vez, em uma sessão racional e transcendental, o artista homenageia Tim Maia e sua fase Racional.

| Centro Cultural Tendal da Lapa - Rua Interna. Rua Guaicurus, 1100 - Água Branca. 25/06 às 19h. 90 min. Livre.

 

 

CENTRO CULTURAL VILA FORMOSA

 

Sarau da Vila - Trank’s (Jacóbi)

Música

O Sarau da Vila é uma iniciativa articulada pelos jovens monitores do CCVF: um evento com artistas convidados e suas múltiplas linguagens artísticas. Para esta edição, o sarau convida o grupo Trank’s, que é formado por artistas da zona leste que através da cultura hip hop realizam show com discotecagem e batalha de rima.

| Centro Cultural Vila Formosa - Área Externa. Avenida Renata, 163 - Vila Formosa. 01/07 às 16h. 30 min. Livre.

 

Sertão sem Fim

Teatro Adulto

Cruzamento da história de três mulheres da comunidade de Três Outeiros de Macaúbas: Maria Tertulina, sua neta Tertulina Alves e Maria Izabel, para então criar a personagem Mito Poética Bastia. A peça conta a história de Bastia desde seu nascimento até a viuvez: mulher que constituiu sua família em Arraial de Via Crucis, onde trabalha duramente para cultivar a terra em longos períodos de estiagem.

| Centro Cultural Vila Formosa. Avenida Renata, 163 - Vila Formosa. 01/06 e 02/06, às 16h e às 20h. 42 min. Livre.

 

Edmar Colin - Do Fundo do Poço, ao Topo do Caos

Humor de Quinta / stand-up

Edmar Colin é comediante e faz shows de stand-up com um roteiro totalmente baseado nas suas histórias de vida. Em suas apresentações traz reflexões bem humoradas sobre o cotidiano do trabalhador brasileiro, baseado na própria trajetória como ex-operador de telemarketing, vida amorosa e atualidades. Além disso, conta sobre a sua vivência sendo uma pessoa LGBTQIAPN+ no Brasil.

| Centro Cultural Vila Formosa - Teatro. Avenida Renata, 163 - Vila Formosa. 01/06 às 20h. 60 min. + 16 anos.

 

Cisnes Selvagens

Musical infantil

Na história, 12 irmãos (11 príncipes e uma princesa) são expulsos de seu reino por uma madrasta má. Os meninos sofrem uma maldição que faz com que eles se transformem em cisnes durante o dia e só voltem à forma humana à noite, por isso são obrigados a migrar como todas as aves migratórias. Por Cia Teatro Por Um Triz.

| Centro Cultural Vila Formosa - Teatro Zanoni Ferrite. Avenida Renata, 163 - Vila Formosa. 03 e 04/06 às 16h. 50 min. Livre.

 

Cecília- Para não deixar de dizer (coletivo Corpo Solo)

Dança contemporânea

O coletivo Corpo Solo põe luz na urgência das questões acerca da população em situação de rua. O espetáculo pesquisa e traz para a cena essa “naturalização’’ da precariedade do outro. Cecília emerge deste panorama, por isso a escolha de um nome próprio, humanizando o que por vezes seriam vistos apenas como números.

| Centro Cultural Vila Formosa - Teatro Zanoni Ferrite. Avenida Renata, 163 - Vila Formosa. 03 e 04/06 às 19h. 60 min. Livre.

 

ENCANTO - Não Falamos de Bruno

Teatro infantil

Peça teatral infantil com músicas, dança, efeitos sonoros, efeitos visuais e muito humor que mostra a história dos Madrigal, família que vive escondida nas montanhas da Colômbia em uma casa mágica. Um encanto abençoou todos os meninos e meninas da família com um dom único, desde a super força até o poder de curar... exceto Mirabel. a única Madrigal sem poderes mágicos.

| Centro Cultural Vila Formosa - Teatro Zanoni Ferrite. Avenida Renata, 163 - Vila Formosa. 09 e 10/06 às 16h. 60 min. Livre.

 

Celso Junior e Convidados – Comédia à Brasileira

Stand up

Show de Humor que mistura vários estilos de humor em um único show. Stand up comedy, personagens, imitações e música. Um show que fala do cotidiano de uma forma divertida, com piadas, performances, e muita diversão!!!!

| Centro Cultural Vila Formosa - Teatro Zanoni Ferrite. Avenida Renata, 163 - Vila Formosa. 15/06 às 20h. 80 min. + 14 anos.

 

Sarau da Vila - Quixote

Música

Iniciativa articulada pelos jovens monitores do CCVF, é um evento dinâmico com artistas convidados de múltiplas linguagens artísticas. Nesta edição o sarau convida Quixote que, além de atuar como o DJ, irá apresentar seu trabalho autoral que mistura show de rua, teatralidade, palhaçaria e poesias. Além dele se apresenta Miranda Caê, que trará o show Afeto com performance intimista e a participação da drag Titânia, Fabrício Mascate com show no formato voz, viola e sanfona e acompanhado por Cauê Valverde, e Léo Siog que executará o seu repertório autoral que incorpora gêneros referenciados nas produções musicais da diáspora africana.

| Centro Cultural Vila Formosa - Área Externa. Avenida Renata, 163 - Vila Formosa. 17/06 às 16h. 120 min. Livre.

 

Alice no seu pequeno grande quarto das maravilhas

Teatro Infantil

Alice tem 07 anos. Depois de um dia tumultuado na escola, sua mãe pede para ela vá pensar sobre o ocorrido no seu quarto. De tanto pensar, Alice se sente entediada e decide fazer um desenho para passar o tempo, quando desencadeia uma incrível aventura por um mundo desconhecido. A peça fala sobre o tempo de crescer, de transformar e de envelhecer.

| Centro Cultural Vila Formosa - Teatro Zanoni Ferrite. Avenida Renata, 163 - Vila Formosa. 17 e 18/06 às 16h. 60 min. Livre.

 

 

CENTRO CULTURAL VILA ITORORÓ

 

Sergião e Banda

Música

Com bagagem e formação vocal baseadas no jazz e no blues, Sergião apresenta trabalho que prioriza a essência da música negra brasileira e genuína que é o samba. Aqui, samba raiz, samba enredo e marchinhas de Carnaval com suingue e brasilidade.

| Centro Cultural Vila Itororó - Palco do Éden. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 03/06 às 19h. 60 min. Livre.

 

Jazz Café - Degustação Café

Música / Jazz / Degustação

Jazz Café é um combo musical formado por Geremias Tiófilo nos saxofones, clarinete e flauta e Aquiles Faneco na guitarra e nos loops. O duo interpreta temas standards e canções de forma jazzística. No repertório, músicas de Henry Mancini, Nelson Cavaquinho, Sting, Tom Jobim, Pixinguinha e Thelonious Monk. A proposta é fazer das apresentações uma experiência envolvendo música e sabor, com a presença de baristas e produtores de cafés especiais servindo a bebida em diferentes métodos como Aeropress, V60 e Expresso.

| Centro Cultural Vila Itororó - Palco Éden. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 04/06 às 11h. 60 min. Livre.

 

Geraldo Brito

Música

O cantor, compositor e sanfoneiro Geraldo Brito apresenta o show "Do Nordeste para o Brasil". Com exatos 29 anos de carreira, Geraldo traz em seus shows muito forró pé de serra, vaquejada, piseiro, modão e até as mais atuais com forró universitário. Convidamos o público a refletir sobre a evolução do forró, porém sem perder a sua essência e, também, a assistir um tradicional trio de forró (sanfona, triângulo e zabumba) realizar a inserção de baixo e pandeiro nas canções.
Tendo em conta a importância do nordeste à construção do país, "Do nordeste para o Brasil" proclama a musicalidade nordestina através dos clássicos e das inovações. Com intuito de trazer ainda mais da cultura nordestina ao resto do Brasil.

| Centro Cultural Vila Itororó - Palco Éden. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 09/06 às 19h. 60min. Livre.

 

Xaxado Novo

Música

O Xaxado Novo resgata uma formação tradicional do baião para homenagear grandes mestres da cultura popular brasileira e propor um passeio musical pelas diferentes culturas que contribuíram para a formação da música nordestina, como os povos ciganos e os árabes.

| Centro Cultural Vila Itororó - Palco Éden. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 10/06 às 19h. 60 min. Livre.

 

MJAZZ - com degustação de café

Jazz

Mjazz nasce da conexão e sotaques de cinco mulheres do jazz paulistano, Rocío Romero (Argentina) em sax e voz, Estefane Santos no trompete, Luciana Romanholi na guitarra, Lana Ferreira no contrabaixo e Caroline Calê na bateria. O grupo apresenta um repertório de jazz com releituras de clássicos e músicas autorais temperadas de latin, funk-groove e música brasileira.

| Centro Cultural Vila Itororó - Palco Éden. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 11/06 às 11h. 60 min. Livre.

 

Se a Rua Beale Falasse (2018, dir. Barry Jenkins)

Exibição do filme

Se a Rua Beale Falasse mostra a história de Tish (Kiki Layne), uma grávida do Harlem que luta para livrar seu marido de uma acusação criminal injusta e de subtextos racistas. Com o objetivo de tê-lo em casa para o nascimento do bebê, ela irá fazer tudo que estiver ao seu alcance. Após a exibição haverá uma roda de conversa envolvendo as temáticas do filme.

| Centro Cultural Vila Itororó - Palco Éden. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 14/06 às 19h. 120 min. + 14 anos.

 

Anaí Rosa

Música

Os músicos e a cantora executarão um repertório de canções dos mais relevantes compositores do forró, tais como Luiz Gonzaga, Humberto Teixeira, Alceu Valença, João do Vale, Dominguinhos, Gordurinha, Accioly Neto, Sivuca e Anastácia.

| Centro Cultural Vila Itororó - Palco Éden. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 17/06 às 19h. 60 min. Livre.

 

Caverna Guitar Trio - com degustação de café

Através da linguagem da guitarra, trombone, efeitos e loops eletrônicos, o músico Caverna apresenta show de música instrumental popular, com temas autorais e de grandes nomes da música brasileira. No repertório, clássicos de Jorge Benjor, Originais do Samba, Vinícius de Moraes, entre outros.

| Centro Cultural Vila Itororó - Palco Éden. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 18/06 às 11h. 60 min. Livre.

 

Eu não Sou Seu Negro (2016, dir. Raoul Peck)

Exibição do filme

O escritor James Baldwin escreveu uma carta para o seu agente sobre o seu mais recente projeto: terminar o livro Remember This House, que relata a vida e morte de alguns dos amigos do escritor, como Medgar Evers, Malcolm X e Martin Luther King Junior. Com sua morte, em 1987, o manuscrito inacabado foi confiado ao diretor Raoul Peck. Após a exibição haverá uma roda de conversa sobre o filme.

| Centro Cultural Vila Itororó - Palco Éden. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 21/06 às 19h. 120 min. + 14 anos.

 

O Bicho de Sete Cabeças (2001, dir. Laís Bodanzky)

Exibição de filme

Como todo adolescente, Neto (Rodrigo Santoro) gosta de desafiar o perigo e comete pequenas rebeldias incompreendidas pelos pais, como pichar os muros da cidade com os amigos, usar brinco e fumar maconha. Seus pais (Othon Bastos e Cássia Kiss) levam as experiências de Neto muito a sério e, sentindo que estão perdendo o controle, resolvem trancafiá-lo num hospital psiquiátrico.

| Centro Cultural Vila Itororó - Palco Éden. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 22/06 às 19h. 120 min. + 14 anos.

 

Tom Sapiranga

Forró

Baiano nascido em Gandu, na zona da mata da Bahia, atua como cantor, compositor e produtor musical. Em 2020 comemorou 15 anos de carreira com live em que teve participação de Zeca Baleiro, Margareth Menezes, Xangai, Marcos Lessa e Juraildes da Cruz. Tem três discos autorais gravados: Pássaro Noturno de 2005, Segredos do Tempo de 2011 e A Popular Música Brasileira de 2015. Atualmente está com os shows Homenagem ao Grande Encontro - Cantando Zé Ramalho, Alceu Valença, Elba Ramalho e Geraldo Azevedo, e O Arco do Tempo com Álvaro Couto, com piano, sanfona, violas, berimbau e voz.

| Centro Cultural Vila Itororó - Palco Éden. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 30/06 às 19h. 60 min. Livre.

 

 

CENTRO DE FORMAÇÃO CULTURAL CIDADE TIRADENTES

 

Baile Pop

Música

O Baile pop Lgbtqia+ é um evento periódico, mensal e no formato pop, com objetivo de propiciar um momento de lazer, entretenimento e diversão e resgatar e afirmar, por meio da música, a diversidade e identidade de gênero dos jovens periféricos. É realizado mensalmente no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes.

| Centro De Formação Cultural Cidade Tiradentes - Teatro. Rua Inácio Monteiro, 6900 - Jardim São Paulo. 02/06 às 19h. 180 min. + 16 anos.

 

Causos e Contos Juninos

Contação de Histórias

O convite a ouvir histórias se dá a partir de algumas cantigas tradicionais e, de acordo com cada história, são utilizados recursos cênicos, músicas e adereços pensados para cada situação ou personagem. O único recurso é a palavra e a expressão. Entre as histórias está a lenda do bumba meu boi. A apresentação é permeada de cantigas juninas, com objetos e bonecos na narração das histórias.

| Centro De Formação Cultural Cidade Tiradentes - Biblioteca. Rua Inácio Monteiro, 6900 - Jardim São Paulo. 13/06 às 14h. 50 min. Livre.

 

Brincando com o Nordeste

Música

O espetáculo musical promove o resgate de brincadeiras infantis, cantigas de roda e danças populares do Nordeste, animando as crianças ao som de ritmos como ciranda, cacuriá, samba-de-coco e bumba meu boi. Ao mesmo passo em que a molecada interage e cai na folia através de brincadeiras, cantigas populares e coreografias, aprendem o significado e as histórias de cada uma destas manifestações culturais que misturam as culturas africana, indígena e europeia.

| Centro De Formação Cultural Cidade Tiradentes - Biblioteca. Rua Inácio Monteiro, 6900 - Jardim São Paulo. 20/06 às 14h. 50 min. Livre.

 

Voltando a Ser Criança - Domingo no Parque

Múltiplas Linguagens

O Voltando a Ser Criança oferece um leque de atrações culturais, educacionais e desportivas, oferecidas na área do parque do CFCCT com atividades como oficinas, gincanas, brincadeiras tradicionais e intervenções artísticas.

| Centro De Formação Cultural Cidade Tiradentes - Parque. Rua Inácio Monteiro, 6900 - Jardim São Paulo. 25/06 às 10h. 300 min. Livre.

 

Arraiá CFCCT

Múltiplas Linguagens

O Arraiá CFCCT será um momento para valorizar e aproximar a cultura de outras regiões do país com nosso território e, claro, incentivar a confraternização entre todos que amam um bom festerê. Com brinquedos infláveis, gincanas e brincadeiras tradicionais, jogos juninos, DJ Heloy, César Di com Trio Amizade, quadrilha, oficina de ballet CFCCT e barracas com pipoca, algodão e jogos.

| Centro De Formação Cultural Cidade Tiradentes. Rua Inácio Monteiro, 6900 - Jardim São Paulo. 25/06 às 17h. 240 min. Livre.

 

O Cortejo do Boizinho - Bike

Música

Voce? conhece a histo?ria do bumba-meu-boi, tradicional das festas juninas? Nesta atividade, criação de ma?scara do boi do Maranha?o e uma viagem musical muito divertida guiada pela bicicleta-boi e pelo boi Cleitinho no ritmo do bumba meu boi.

| Centro De Formação Cultural Cidade Tiradentes - Biblioteca. Rua Inácio Monteiro, 6900 - Jardim São Paulo. 27/06 às 14h. 50 min. Livre.

 

Baile Black 80’s

Música

Baile Black 80's: um movimento retrô, uma forma de resgate musical com DJs, grafiteiros, dança e muito groove. Uma iniciativa gratuita voltada para a valorização da música, do hip hop e black music em suas mais variadas vertentes e épocas.

| Centro De Formação Cultural Cidade Tiradentes - Teatro. Rua Inácio Monteiro, 6900 - Jardim São Paulo. 30/06 às 19h. 180 min. + 16 anos.

 

 

CENTRO DE MEMÓRIA DO CIRCO

 

Picadeiro Aberto

Circo

O Picadeiro Aberto proporciona um espaço de encontro entre o circo e a rua, precisamente na rua Dom José de Barros, pouco antes do seu cruzamento com a Av. São João, local que abriga diversidade artística e cultural bastante complexa, integrando no mesmo espaço imigrantes, migrantes, pichadores, rimadores, dançarinos, assim como a chamada feira do rolo. É ali que o Centro de Memória do Circo abre o seu picadeiro para a cultura urbana do seu entorno, com competições artísticas, apresentações e jogos circenses.

| Centro de Memória do Circo. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 26/06 às 15h. 120 min. Livre.

 

Hoje Tem Espetáculo

Exposição

Livre

A Exposição Hoje tem Espetáculo! tem curadoria de Verônica Tamaoki e projeto expositivo e gráfico de Carla Caffé. Já foi visitada por mais de 300 mil visitantes e ocupa toda a sobreloja da Galeria Olido, além de sala no térreo, estando dividida em três núcleos: Linha do Tempo, Famílias e Artistas de Destaque. Apresenta aspectos diversos da atividade circense representados em maquetes, e incorpora à área expositiva um espaço de convivência denominado Café dos Artistas. Possui cerca de 300 imagens de autores diversos, documentos tridimensionais e audiovisuais.

| Centro de Memória do Circo - Térreo e Sobreloja. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. Segunda a sexta, das 10h às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 13h às 18h. Fecha às terças. Livre.

 

Perucas do Circo Teatro Nerino

Exposição

Perucas do Circo Teatro Nerino conta com uma seleção de perucas, barbas e bigodes pertencentes à coleção Circo Nerino. Representam um recorte do conjunto do gênero Indumentária - Acessórios de Cabeça. As peças foram confeccionadas entre o final da década de 1940 e início da de 1960. Em sua confecção foram utilizados materiais diversos: crina de cavalo e de bode, cabelo humano, lã, materiais sintéticos e tecidos - principalmente nas calvas de palhaço e de frades.

| Centro de Memória do Circo. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. Segunda a sexta, das 10h às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 13h às 18h. Fecha às terças. Livre.

 

Visitas Mediadas às exposições Hoje Tem Espetáculo e Perucas do Circo Teatro Nerino

A equipe do Centro de Memória do Circo conduz visitas mediadas pelas exposições para grupos acima de 5 pessoas, e elabora atividades de acordo com o perfil do público. Agenda via e-mail, inscrições: memoriadocirco@gmail.com.

| Centro de Memória do Circo. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. Segunda a sexta, das 10h às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 13h às 18h. Fecha às terças. Livre.

 

Visitas Mediadas às Reservas Técnicas do Centro de Memória do Circo

A equipe do Centro de Memória do Circo conduz visitas mediadas às reservas técnicas para grupos, de 5 a 10 pessoas. Agenda via e-mail, inscrições: memoriadocirco@gmail.com

| Centro de Memória do Circo. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. Segunda a sexta, das 10h às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 13h às 18h. Fecha às terças. Livre.

 

 

CENTRO DE REFERÊNCIA DA DANÇA

 

Pedreira - Kleber Lourenço

Espetáculo de Dança

O projeto Pedreira surgiu em 2019 como pesquisa de criação para um espetáculo cênico protagonizado pelo ator e dançarino Kleber Lourenço. A pesquisa é continuidade de suas investigações poéticas com dança, performance e manifestações populares afro-diaspóricas, desenvolvidas ao longo da sua trajetória artística. Partiu do desejo de construir um manifesto dançado sobre existências e ancestralidade evocadas simbolicamente pelo pluriverso das corporeidades negras. O movimento aciona a memória do corpo que é ao mesmo tempo pessoal e coletiva, provocando percepções limiares entre tempo e espaço. Espiral e pedra. A mitopoética de Xangô é ponto de partida para uma releitura simbólica que tematiza a relação do homem com o território: a cidade, a natureza e sua luta por justiça.

| Centro de Referência da Dança - Sala Cênica. Galeria Formosa Baixos do Viaduto do Chá s/n, Praça Ramos de Azevedo - Centro Histórico de São Paulo. 01, 02 e 03/06 às 19h. 40 min. + 16 anos.

 

ÌYÁ (Carinho, amparo e Benção) - Sambiral

Espetáculo de Dança

O Conjunto Sambiral investiga as possibilidades poéticas que possam existir entre as Danças Urbanas, a cultura hip hop, o samba e a música de improviso por meio de suas relações com ancestralidade, representatividade e demais questões intrínsecas aos contextos de negritude para o processo do fazer dança.

| Centro de Referência da Dança - Sala Cênica. Galeria Formosa Baixos do Viaduto do Chá s/n, Praça Ramos de Azevedo - Centro Histórico de São Paulo. 16 e 17/06 às 19h. 60 min. + 12 anos.

 

CineCRD

Vídeo Dança

O Cine CRD é um formato de ação formativa do Projeto Corpo Mocambo que propõe a exibição e debates de filmes, documentários e trabalhos em audiovisual de dança visando o fortalecimento da fruição, pesquisa e discussão das diversas estéticas, pensamentos e produções em dança. Para cada sessão mensal haverá a contratação de um artista convidado para compartilhar análise e olhares sobre o trabalho a ser exibido em uma roda de conversa com o público participante a ser mediada por integrantes do projeto Corpo Mocambo e equipe do CRD. Visando a fruição e formação de público contamos com um trabalho de articulação cultural no qual estabelece parceria com instituições de ensino e formação em danças a saber: EDASP, Núcleo Luz, ETEC de Artes, Fábricas de Culturas, dentre outros.

| Centro de Referência da Dança - Sala Cênica. Galeria Formosa Baixos do Viaduto do Chá s/n, Praça Ramos de Azevedo - Centro Histórico de São Paulo. 20/06 às 19h. 60 minutos. Livre.

 

Vogue For Life - The Femme Queen Experience

Espetáculo de dança

Articulada a partir do projeto Vogue for Life, The Femme Queen Experience é um espaço de troca com as femme queens que são referência na cena ballroom de São Paulo. A partir de debates, aulas e vivências, o público terá contato direto com essas referências. Ao final será realizada a Femme Queen Mini Ball, momento de exaltação e celebração da existência e performance de corpas transfemininas.

| Centro de Referência da Dança - Sala Cênica. Galeria Formosa Baixos do Viaduto do Chá s/n, Praça Ramos de Azevedo - Centro Histórico de São Paulo. 23 e 24/06 às 17h. 240 min. + 12 anos.

 

Sobrevivência

Espetáculo de dança

Circulação de um espetáculo solo de dança com três apresentações em formato de palco arena. O espetáculo tem como ponto principal mostrar que, a partir dos projetos sociais, é possível construir e buscar seus sonhos e objetivos pessoais, trazendo através uma reflexão e inspiração para os adolescentes acreditarem em seu potencial mesmo com as diversas particularidades e problemas, buscando muitas vezes os programas sociais como um auxílio nessa caminhada.

| Centro de Referência da Dança - Sala Cênica. Galeria Formosa Baixos do Viaduto do Chá s/n, Praça Ramos de Azevedo - Centro Histórico de São Paulo. 30/06 e 01/07 às 19h. 50 minutos. Livre.

 

 

CENTRO CULTURAL OLIDO

 

Transforma Música

Música

Transforma Música é um programa formativo gratuito sobre carreira e mercado musical exclusivo para pessoas autodeclaradas LGBT+, que busca estabelecer referenciais e impulsionar o desenvolvimento de novos artistas e profissionais, ampliando as perspectivas acerca da representatividade no mercado nacional e oferecendo um ambiente seguro de aprendizado e troca de experiências.

| Centro Cultural Olido - Vitrine Multimídia. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 09 a 23/06. Sexta e sábados às 13h. 300 min. + 16 anos.