Programação de Junho - Casas de Cultura

Confira a programação completa

Cultura Itinerante nas Escolas - Capital das Notas com Cia Aquarelando - Teatro Infanto-juvenil

O grupo de teatro Cia Aquarelando irá apresentar a peça de teatro “Capital das Notas” com 1h30 de duração; o espetáculo falará sobre as dificuldades da vida diária paulista, a vivência de vendedores ambulantes e a agitação de se viver na rotina de São Paulo.

| Pela Casa de Cultura Itinerante Cidade Ademar. 01/06 às 20h. Livre. Grátis. 90 minutos.

Endereço: CEU Alvarenga. Estrada do Alvarenga, 3752 - Balneário São Francisco.

 

Sarau da Casa - 31 Anos - Sarau

O Sarau da Casa de Cultura do Butantã comemora os 31 anos da Casa de Cultura. O espaço do Sarau visa promover e divulgar os artistas e poetas da região, com diversas apresentações musicais e intervenções poéticas.

| Casa de Cultura Butantã. 02/06 às 19h. Livre. Grátis. 120 minutos.

 

Crazy Night Trank's - Hip Hop

Crazy Night Trank's é um evento de fomento à cultura Hip Hop idealizado no ano de 2017, que inclui os 4 elementos da cultura Hip Hop com um festival trazendo vivências, batalhas e apresentações que agrega o pessoal dos 4 elementos e reforça a união entre as tribos.

Agora em 2023 o festival retorna com um novo formato, atualizando o nome para Hip-Hop Trank´s com Vivência e apresentações de DJs, B-Boys, Grafite no ambiente ou em telas. Mc's, batalhas de rima e músicas fecham o evento que conta com uma feira de marcas da quebrada e itens que representam a cultura Hip Hop.

| Casa de Cultura Hip Hop Leste. 03/06 às 13h. Livre. Grátis. 180 minutos.

 

Baião Lascado - Música

Baião Lascado, quarteto de forró de rabeca que busca suas referências nos ritmos tradicionais que fazem parte do universo do forró, como baião, xote, xaxado e arrasta-pé. O repertório é composto por músicas autorais, além de compositores clássicos como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Trio Nordestino, e nomes mais recentes como Mestre Ambrósio, Filpo Ribeiro e Mestres da Cultura Popular como Seu Luiz Paixão, Edmilson do Pife, João do Pife, Tião Carvalho e Ana Maria Carvalho.

| Casa de Cultura Butantã. 03/06 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Arraial do Tremembé com Dj Renan - Música

Renan Leite iniciou suas atividades de dança em 2010 no Centro Cultural da Juventude através do projeto vocacional, o que fez com que seguisse a profissão de dançarino. Atualmente faz parte da companhia de dança chamada “Identidade em Movimento”, onde é realizado trabalhos com diversos estilos de dança: desde ballet, contemporâneo à danças urbanas.
Atualmente se denomina dançarino do “Identidade em Movimento”, produtor cultural e DJ.

| Casa de Cultura Tremembé. 03/06 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Hip Hop Guettos na Quebrada Edição Mulheres - Música

Hip Hop Guettos na Quebrada - edição mulheres é um evento democrático que propõe entretenimento, além de inserir a mulher periférica na cena artística e musical, a ideia é combater a violência contra mulher levando lazer, entretenimento e acesso gratuito à cultura para a população.

| Casa de Cultura M'Boi Mirim. 03/06 às 15h. 16 anos. Grátis. 60 minutos.

 

Renego Com Pedra Rubra - Intervenção Artística

O que é ser uma mulher? Uma caminhada de tempos, trajada de padrões sociais, moldes de nosso corpo, nossa mente, de nossa vida. O que você, mulher, renega nessa nossa caminhada social?

| Casa de Cultura Hip Hop Sul. 03/06 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Walking Lions - Música

Toda selva que se preza tem um rei soberano que lidera discretamente com força, inteligência e preserva o seu meio ambiente; São Paulo, uma das maiores selvas de pedra do mundo com um território com mais de 3 milhões de amantes do reggae não poderia ser diferente. Walking Lions também marcou presença em outras capitais do país e atravessou as fronteiras a ponto de ser reconhecido pela realeza felina suprema dos Marley’s e ser convidado para rugir com o filho do Rei - Ziggy Marley, além de outras feras como Yellow Man, Black Uhuru, Gregory Isaacs , Andrew Tosh e etc.

| Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. 03/06 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Manno G 20 anos de Carreira - Música

Nessa apresentação, o cantor Manno G comemora os seus 20 anos de carreira, cantando alguns de seus sucessos que o levaram a vários cantos do Brasil e também da Europa.

| Casa de Cultura Tremembé. 03/06 às 16h. Livre. Grátis. 70 minutos.

 

Festa Aniversário da Casa - 31 Anos com Cia Cambona - Dança

O espetáculo trabalha os mitos dos Orixás através de todos os aspectos que compõem as manifestações populares da cultura afro-brasileira, sendo a dança afro brasileira o elemento principal que coloca em diálogo os movimentos inspirados nas danças dos orixás e entidades dos terreiros de candomblé e umbanda, com movimentos contemporâneos como o "passinho do funk", a capoeira e o ballet contemporâneo.

| Casa de Cultura Butantã. 03/06 às 16h. Livre. Grátis. 120 minutos.

 

Sala Secreta no CEU Alvarenga - Música

A Sala Secreta apresenta uma mostra do Projeto Vivos lançado em 2022 com participação de artistas como Amanda Negrasim, Betão Pesadão (Brigada Sul), Fex Bandollero, Gueto Organizado e Dudu Nascimento. Com músicas autorais que fizeram parte do documentário "Vivos" disponibilizado no canal oficial do selo na plataforma Youtube, destaca-se canções como "Rappin' Hood" em homenagem ao cantor e apresentador criador do clássico "Sou Negrão" e "Coração de Rei” com participação especial de Rashid, música com mais de 30 mil plays no Spotify. O formato da apresentação segue a mesma temática do projeto abrindo espaço para artistas convidados.

| Pela Casa de Cultura Itinerante Cidade Ademar. 03/06 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Endereço: CEU Alvarenga, Estr. do Alvarenga, 3752 - Balneário São Francisco.

 

Casarão 7 Anos com Felipe Flip - Música

Com a proposta de trazer novos elementos sonoros, Felipe Flip convidou o trio Kick Bucket Band para um projeto musical. A união do rap de Flip com as levadas jazzistas da banda deu origem ao projeto “Kick Flip”.

O nome artístico “FLIP” faz referência a uma manobra de skate, e assim se tornou seu apelido na adolescência quando Felipe andava de skate pelas ruas da Vila Maria, zona norte de São Paulo. Coincidência ou não, “Kick Flip” é o nome de outra manobra de skate. Aliás, a cultura do skate exerce uma forte influência no trabalho do rapper.

| Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. 03/06 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Show Poético AfroFênix com Tawene - Intervenção Artística

O show poético AfroFênix convida o público a conhecer a poética de Tawane Theodoro para além dos 3 minutos de slam, com um repertório que reúne os principais textos da poeta ao lado deles - Ingrid Martins, Breno Luan, Midria e Mulambo. A apresentação propõe ao público uma outra forma de experienciar a literatura e refletir sobre arte, gênero, raça e outras tantas questões através das potentes palavras desses artistas que dominaram os slams e cresceram para muito além disso.

| Casa de Cultura Hip Hop Sul. 03/06 às 18h. Livre. Grátis. 50 minutos.

 

Festa Aniversário da Casa - 31 Anos com Maracatu Nação Cambina - Música

Ativista da cultura negra, artista plástica, dançarina, coreógrafa e também fundadora da Nação Kambinda de Maracatu, Raquel Trindade é uma mulher que vive a arte todos os dias. O cortejo do Maracatu Nação Cambinda é levado hoje pela Rainda Elis Trindade, nora de Raquel, e por seu filho Vitor da Trindade, com outros músicos da família como Manuel Trindade, André Trindade e Maria Trindade.

| Casa de Cultura Butantã. 03/06 às 18h. Livre. Grátis. 120 minutos.

 

Quixote e Banda Na Surdina - Música

Quixote e a Banda Na Surdina levam a musicalidade de artistas de rua em praças, metrôs e onde podem ou não tocar. Com faixas lançadas e produzidas pelos próprios artistas, trazem nas letras temas sociais que passam pelo capacitismo, racismo, abuso de autoridade, afetos, amores e a esperança na autoprodução.

| Casa de Cultura Hip Hop Leste. 03/06 às 18h. Livre. Grátis. 180 minutos.

 

Arraial do Tremembé com Fabinho Zabumbão - Música

É um espetáculo tradicional de festas juninas e julinas com seu repertório de forró pé de serra em homenagem ao grande mestre Luiz Gonzaga, que é uma grande referência na carreira do artista. O repertório trará músicas do álbum promocional "Fabinho Zabumbão canta Gonzagão" onde homenageia o centenário Luiz Gonzaga e suas composições.

| Casa de Cultura Tremembé. 03/06 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Festa Aniversário a Casa - 31 Anos com Grupo Cupuaçu - Cultura Popular e Tradicional

O Auto do Bumba meu Boi é um teatro de rua, uma das manifestações mais antigas que acompanha o povo africano pelo mundo, desde os povos que pastoreavam bois e búfalos em terras africanas. Fazem parte da festa: o Amo do Boi, que é o dono da fazenda e dono do Boi mais estimado; o Vaqueiro que conduz o boi; o Miolo que dança embaixo de nosso boneco do Boi; os Rajados que dançam com chapéus com fitas coloridas, as dançarinas indígenas, os dançarinos Caboclos de Pena que são entidades indígenas e os tocadores de pandeirão, matracas e tambor onça. Fazem parte também os personagens do auto, que são Pai Francisco e Catirina, também os seres encantados: Cazumbas, Burrinha e podem ter outros ainda.

| Casa de Cultura Butantã. 03/06 às 20h. Livre. Grátis. 120 minutos.

 

Kaique - Música

O show/performance TRANS/A é o resultado do diálogo entre diferentes formas de expressões artísticas e variações rítmicas brasileiras explorando o protagonismo de corpos e narrativas transvestigeneres, com o objetivo de atravessar conceitos excludentes pré estabelecidos na nossa sociedade como um todo. Conta com a equipe de execução majoritariamente trans, enquanto bailarinos e coreógrafos, além do cantor e compositor Kaique.

| Casa de Cultura São Rafael. 03/06 às 20h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Na estrada com o rock rural com Sebah de Assis & o Som do Bando - Música

Sair da roça rumo à cidade! Por que roça e não sertão? Ou no campo? Roça, pelo fato do grupo musical “Sebah de Assis & o Som do Bando” ter suas origens em Minas Gerais, onde esse termo é o mais utilizado para designar uma localidade rural. Essa apresentação começa com músicas de temas rurais e regionalistas, já que no grupo, a “Viola Caipira” tem papel de destaque na formação e nada melhor do que um instrumento como esse para tocar na alma do sertanejo.

| Casa de Cultura São Mateus. 04/06 às 16h. Livre. Grátis. 90 minutos.

 

Casarão 7 Anos com Forró Pé na Terra - Música

O Bando de SP nasceu em plena seca paulistana no verão de 2016, sendo fruto do encontro entre músicos clássicos e populares que têm em comum o amor pela cultura brasileira e pela nossa natureza. O Bando de SP traz cores novas para o forró e fala de assuntos pouco ditos nos palcos dos bailes, como temas ambientais que norteiam o repertório do espetáculo "Forró Pé na Terra", trazendo clássicos de Gilberto Gil, Gonzaguinha e Gonzagão, Anastácia e Dominguinhos, além é claro de composições autorais.

| Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. 04/06 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Festa Junina da Brasa com Trio Forró Raça do Pajeú - Música

Empoderamento feminino, desigualdade social e valorização da cultura popular, são apenas alguns dos temas sociais incorporados à tradição da quadrilha junina. Nessa Festa Junina teremos uma diversidade de apresentações com gostinho de tradição nordestina, trazendo nomes com muito conceito no mundo do forró, sendo os mestres de cerimônia da nossa quadrilha junina e tocando grandes sucessos do Forró, Xaxado e Baião, além de autorais.

| Casa de Cultura Brasilândia. 04/06 às 17h. Livre. Grátis. 90 minutos.

 

Um Tributo a Raul Seixas com Banda Cachorro Urubu - Música

Uma homenagem ao nosso eterno pai do rock brasileiro Raul Seixas, a banda Cachorro Urubu faz questão de dizer que tocam Raul de uma forma “direta e sem bandeira” e fazem o Lado A, B, C, D de Raul. Será uma mini overdose de som e com certeza ficará aquela sensação de quero mais! A banda tocará os grandes sucessos do Maluco Beleza e aquelas não tão conhecidas.

| Casa de Cultura São Mateus. 04/06 às 18h. Livre. Grátis. 90 minutos.

 

Vogue For Life Lab - House of Avalanx com Luna Ákira Performance

"Vogue For Life Lab” é um projeto que tem como finalidade realizar intervenções artísticas nas áreas da dança, performance e moda através de encontros focados no público LGBTQIA+ das comunidades periféricas de São Paulo, além de pautar também a empregabilidade de pessoas trans e travestis por meio da Cultura Ballroom.

| Casa de Cultura Campo Limpo. 05/06 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos

 

Brasilidade com Victtorin Produções - Apresentação Infantil

Brasilidade é uma brincadeira popular em que três andarilhos se conhecem em São Paulo e decidem viajar pelo Brasil para viver uma grande aventura, descobrindo suas cores, sabores, ritmos e cânticos; uma jornada com música, dança, curiosidades, causos e muita alegria do povo brasileiro. Os andarilhos se encontram numa praça típica da capital, e falam da saudade da sua terra natal, compartilhando as suas alegrias e desafios de viver numa metrópole. A encenação traz histórias, músicas e danças populares de cada região, utilizando-se da sua narrativa de bonecos e jogos cênicos.

| Casa de Cultura M'Boi Mirim. 06/06 às 13h30. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Gibiló e seu Trombone - Vem brincar de circo com Cia Estripulias Imagináveis - Circo

No espetáculo “Seu trombone”, o palhaço Gibiló brinca com as crianças utilizando seu instrumento para ensinar de maneira divertida as notas musicais e contar a história de como entrou no circo fazendo acrobacias, pirâmides, números de monociclo e malabares, interagindo com as crianças de maneira divertida e dinâmica. Vem brincar de circo e vivenciar a arte circense no mini picadeiro brasileiro, com brincadeiras e muita diversão que não pode faltar!

| Casa de Cultura M'Boi Mirim. 06/06 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

CC Parelheiros nas Escolas - Graffit com GGEXZS - Grupo de Grafieirxs do Extremo da Zona Sul - Grafite

No começo do mês de junho, o Coletivo GGEXZS realiza sua intervenção artística na E.E Lucas Roschel Rasquinho, situada no afastado Bairro da Colônia. Serão grafitados cerca de 120 m² dos muros da quadra e o evento contará com atividades lúdicas para o público da escola que serão os alunos.

| Casa de Cultura Parelheiros. 09/06 às 09h. Livre. Grátis. 360 minutos.

Endereço: Escola da Região - E.E Lucas Roschel Rasquinho.

 

CC Parelheiros nas Escolas - RPG - Vivência

O RPG na Casa levará diversão ao longo do mês de junho em duas escolas do bairro: E.E Lucas Roschel Rasquinho e E.E Joaquim Alves da Cruz em quatro datas diferentes, uma por semana durante o horário dos intervalos das aulas e aulas recreativas.

| Casa de Cultura de Parelheiros. 09/06 às 09h. Livre. Grátis. 240 minutos.

 

Família Stronger - Intervenção Artística

O evento tem como objetivo disseminar uma cultura de respeito à diversidade sexual, conectando profissionais do entretenimento LGBTQIA+ e empresas com a comunidade. A ideia é enaltecer o compromisso em promover a ética, a paz, a cidadania, os direitos humanos, a diversidade sexual e cultural e a democracia, além de fomentar o setor da economia criativa, tornando-o mais plural, diverso, afetivo, artístico e democrático.

| Casa de Cultura Hip Hop Sul. 10/06 às 14h. Livre. Grátis. 240 minutos.

 

Funk Positivo com MC Diogo da VN - Música

Evento dedicado ao gênero que nasceu nos morros cariocas com um momento de celebração dessa manifestação cultural em maior evidência não só no Brasil.

A ideia desse evento é sua atmosfera jovem, positiva e de alma periférica que acontece mesmo diante das adversidades. O movimento Funk Positivo cresce cada vez mais e veio para marcar território na Brasilândia, que será tomado pelo novo talento - Diogo da VN com apresentações cheias de musicalidade e sagacidade nos versos.

| Casa de Cultura Brasilândia. 10/06 às 15h. Livre. Grátis. 180 minutos.

 

Casarão 7 Anos com Orquestra Nzinga de Berimbaus - Música

A Orquestra Nzinga de Berimbaus tem por objetivo cultivar e divulgar o berimbau, sua origem africana, sua ligação com as manifestações do povo negro no Brasil e suas possibilidades de execução, a partir de toques que se fizeram tradicionais por seu uso dentro do ritual da capoeira e do samba de roda.

O Nzinga foi a primeira organização no contexto da tradicional Capoeira Angola a ser fundada por uma mulher. No Nzinga invocamos o potencial transformador da capoeira, compreendendo-a como um campo de conhecimento para pensar a possibilidade de seguirmos lutando por espaços de convivência menos desiguais e menos violentas.

| Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. 10/06 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Afrika terra mãe - Afrika Encantada com Grupo Vocal Kuimba - Música

O grupo Vocal Kuimba é composto por jovens africanos residentes na cidade de São Paulo. Foi criado em 2013 quando a turma de estudantes mobilizados pelas lembranças de Angola tiveram a ideia de se reunirem para cantarem músicas no estilo Acapella e sobre suas crenças africanas, formando assim, uma valorização da tradição oral africana. Eles vêm para participar do Afrika Encantada, um festival que vai transportar o público para a magia e de seu povo.

| Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. 10/06 às 15h30. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

DMN - Hip Hop

Seguindo as atividades de comemoração de 30 anos de carreira completados em 2022, o Grupo DMN vai apresentar na Casa de Cultura Tremembé um espetáculo cantando seus grandes sucessos como "H. Aço" do grupo Racionais MCs - música em parceria do Edi Rock, "Cisco" com participação da cantora Céu e Diogo Poças, "Pra Você Preta" com o músico Silveira, "Essa é a Cena" com participação de Lino Krizz, "D Maior" com a banda de rock Detonautas e "Jão" entre outras.

| Casa de Cultura Tremembé. 10/06 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Casarão 7 Anos com Barraca de Cordel - Contação de Histórias

Em torno de uma barraca inspirada nas feiras populares e na literatura de cordel, três artistas munidos de instrumentos - uma pequena sanfona, pandeiro e triângulo - cantam músicas da cultura popular, declamam poemas em forma de cordel, trovas e outras quadras rimadas de origem popular, bem como, distribuem aos transeuntes e público interessado, cordéis que falam de cultura popular.

| Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. 10/06 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

O Rei Leão - Afrika Encantada com ExpressArte - Apresentação Infantil

Contamos a história de Simba, um jovem leão predestinado a ser o novo Rei da Selva, mas ninguém contava com a traição de seu tio Scar que provocaria uma tragédia terrível. Simba foge da selva após a tragédia e depois de viver muitas aventuras e problemas, retorna para casa e assume o trono que sempre foi seu. Ao decorrer do espetáculo, contamos com diversas coreografias para prender ainda mais atenção do público com músicas dubladas e interações com a plateia.

| Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. 10/06 às 17h. Livre. Grátis. 45 minutos.

 

Casarão 7 Anos com "Vermelho, Branco e Preto Cibele Matheus" - Teatro Infantil

O espetáculo solo de Cibele Mateus parte da figura cômica afrodiaspórica “Mateus” da brincadeira do Cavalo Marinho pernambucano em confluência com as narrativas do Nego Fugido - Aparição de Acupe/BA e a narrativa de Macurá Dilê - "O Tempo que teve início, mas não tem fim".

A intérprete tece de forma (po)ética sobre as narrativas caboclas (Vermelho); o sistema colonial (Branco); a máscara preta (negrume) como afirmação de identidade, ancestralidades e espiritualidades (preto), trazendo o riso como resistência e denúncia.

| Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. 10/06 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

A voz negra de Paula Iziz e Bandasaladkza - Música

Uma apresentação repleta de músicas importantes para o mundo do samba, MPB, samba rock e bossa, trazendo nostalgia ao público em forma de música na voz da cantora Paula Izis - mulher preta com uma voz forte, emocionando o público com suas interpretações!

| Casa de Cultura M'Boi Mirim. 10/06 às 18h30. Livre. Grátis. 80 minutos.

 

Arraial do Tremembé com Marlene Andrade - Música

Marlene Andrade iniciou a vida artística cantando em corais de igrejas católicas e ao decorrer do tempo, gravou backing vocal para vários artistas em estúdios de gravação. Em 1989 gravou seu primeiro LP de forró e lambada, e fez apresentações no nordeste, principalmente em Pernambuco, Paraíba e Alagoas. De 1991 a 1993, foi contratada pela gravadora Polydisc para gravar calypsos - bregas românticos; e de 1994 a 1996, cantou e gravou com as bandas de forró “Feijão com Arroz” e “Keijo com Mel”.

| Casa de Cultura Tremembé. 10/06 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Andressa Mello - Música

Ao longo de sua carreira, além de propagandas publicitárias, Andressa Melo já realizou diversos trabalhos ao lado da cantora Anitta, fez participação indireta nos três últimos clipes como: "Jacuzzi" e com a também cantora colombiana Greicy Rendón “Não Perco Meu Tempo”, “Veneno” e “Goals”.

| Casa de Cultura Campo Limpo. 10/06 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Ana Luddin - Intervenção Artística

Em comemoração ao mês de Aniversário da Casa de Cultura de São Rafael, Ana Luddin juntamente com sua banda, irá realizar um espetáculo de rock internacional nostálgico para embalar e encantar o público presente.

| Casa de Cultura São Rafael. 10/06 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Samba Plus Size - Música

A apresentação Samba Plus Size tem como objetivo abordar questões sobre o corpo gordo feminino em uma sociedade gordofóbica e machista, através do samba autoral e experiências vividas e compartilhadas por Flavia Pires; uma experiência de conexão inusitada para orientar e despertar a consciência do público para a gravidade do assunto.

| Casa de Cultura M'Boi Mirim. 10/06 às 20h. 10 anos. Grátis. 60 minutos.

 

Casarão 7 Anos com Bumba meu Boi do Novo Mundo - Cultura Tradicional

Inspirada na manifestação popular do sertão da Bahia, o espetáculo "Bumba Meu Boi do Novo Mundo" apresenta entre cantigas, canções, poesias e cordel a saga do Boi. Entre ida e vindas, o ponto alto da festividade é o bailado mútuo entre o Boi e o Vaqueiro, além de outros personagens que disputam seu destino, e assim o público é inserido na apresentação com a alegria da roda, das cantigas, das poesias e das brincadeiras que determinam a grande energia do espetáculo.

| Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. 10/06 às 20h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Cinematografia e Olhares em Movimento com Alec Souza - Cinema

Evento de exibição de curta-metragens, clipes produzidos e palestra seguida por conversa sobre processos cinematográficos.

| Casa de Cultura São Mateus. 11/06 às 12h. Livre. Grátis. 80 minutos.

 

Meus brinquedos e minhas brincadeiras com Caixotes Viajantes - Música

Os caixeiros viajantes trazem em seus caixotes: músicas infantis, histórias, brincadeiras e muitas bugigangas. Assim levarão todos para um mundo lúdico de possibilidade e imaginação.

| Casa de Cultura Raul Seixas. 11/06 às 12h. Livre. Grátis. 50 minutos.

 

Consciente Battle - Sarau

A segunda edição do Consciente Battle mostra sua real intenção ao passar consciência e potência no modo de expressão das batalhas de dança do Hip Hop. Esse evento irá trazer aquela energia que todo amante da cultura sente de longe: se tornar e ser consciente diante sua arte de se expressar e trazer a conexão que temos no propósito essencial do estilos de dança do hip hop que é se unir e celebrar o movimento. Vai rolar campeonato 1 vs 1 all style e break + pocket shows e apresentações de dança.

| Casa de Cultura Brasilândia. 11/06 às 13h. Livre. Grátis. 360 minutos.

 

DJ Armatese - Música

Durante suas performances ao vivo, o Dj Armatese tem o talento de reinventar músicas já conhecidas do rap e de outras vertentes musicais, trazendo-as com novas roupagens para o público. Além disso, em seu projeto intitulado "Armatese Remix", ele apresenta uma seleção de rap alternativo, produzido por ele mesmo.

| Casa de Cultura São Mateus. 11/06 às 14h. Livre. Grátis. 120 minutos.

 

Festa Junina CC Parelheiros com Conde Vaqueiro - Música

Jovem revelação do território de Parelheiros, o cantor Conde do Vaqueiro interpreta sucessos clássicos e atuais da música sertaneja brasileira. Pela primeira vez nos palcos da CC Parelheiros o cantor fará parte da festa Junina de 2023 promovida pelo equipamento.

| Casa de Cultura Parelheiros. 11/06 às 14h30. 14 anos. Grátis. 60 minutos.

Endereço: CEU Parelheiros - R. José Pedro de Borba, 20b - Jardim Novo Parelheiros.

 

Festa Junina CC Parelheiros com Rainha da Pisadinha - Música

Donas de vozes marcantes e sublimes, a Rainha da Pisadinha não é somente a rainha deste gênero musical de sucesso atual, mas também é a rainha da música de Parelheiros e para a festa junina da Casa, elas trazem o melhor do repertório da Pisadinha.

| Casa de Cultura Parelheiros. 11/06 às 15h30. 14 anos. Grátis. 60 minutos.

Endereço: CEU Parelheiros - R. José Pedro de Borba, 20b - Jardim Novo Parelheiros.

 

DJ Stefano - Música

DJ Stefano é especialista em Hip Hop e possui uma pesquisa ampla e versátil que transita entre vários ritmos da cultura afro-brasileira. Seu repertório traz muito Funk Soul, Afrobeat, Trap, Boom bap, Ragga, Funk, Trap funk, Samba Rock e Brasilidades.

| Casa de Cultura São Mateus. 11/06 às 16h. Livre. Grátis. 120 minutos.

 

Casarão 7 Anos com Denise Santos canta Clara Nunes - Música

Com a intuito de fomentar a cultura afro brasileira, bem como fortalecer o empoderamento de mulheres através da música, este projeto tem como proposta apresentar canções interpretadas por Clara Nunes - grande sambista brasileira que por meio de seu trabalho perpetuou e deu evidência a diversos músicos e musicistas negras, além de ter contribuído para a popularização das religiões afro brasileiras.

Recriando a estética de Clara Nunes a partir de suas vivências, Denise Santos - cantora, sambadeira e arte educadora, é a protagonista deste projeto que apresenta a trajetória de Clara Nunes por meio de suas produções musicais.

| Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. 11/06 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Festa Junina CC Parelheiros com Gabriel Pereira - Música

Gabriel Pereira é jovem prodígio e também revelação artística do território, e na festa Junina da CC Parelheiros traz em seu repertório a boa música MPB e seu single “Amnesia”.

| Casa de Cultura Parelheiros. 11/06 às 16h30. 14 anos. Grátis. 60 minutos.

Endereço: CEU Parelheiros - R. José Pedro de Borba, 20b - Jardim Novo Parelheiros.

 

Submundo com Vanessa Kryolla - Música

Vanessa Kryolla traz em sua essência o DNA da mulher preta e periférica no espetáculo "Submundo", em que traz reflexões do cotidiano da periferia.

| Casa de Cultura São Mateus. 11/06 às 18h. Livre. Grátis. 50 minutos.

 

Quadrilha Explosão Paulista - Cultura Popular e Tradicional

Fundada em setembro de 2019, a Quadrilha Junina Explosão Paulista traz consigo a missão de enaltecer a cultura das danças da Quadrilha Junina, fazendo o resgate e a difusão através da arte e da dança. No ritmo da sanfona, com coreografias remetentes a passos tradicionais e atuais das festas juninas brasileiras e com elementos principais dessa celebração, como padre, noivos, Lampião e Maria Bonita, Rei e Rainha, a apresentação remete à cultura das festas juninas do estado de São Paulo, trazendo a euforia do público nessa festa.

| Casa de Cultura Freguesia do Ó. 11/06 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Ítalo Queiroz - Música

Com 20 anos de carreira, Ítalo Queiroz iniciou suas apresentações no Ceará na metade dos anos 90. Lançou no início de 2000 o projeto “A Noite da Bossa”, gravado ao vivo junto ao SESC Cariri e em parceria com empresas da região. É um exímio pianista, toca violão e sanfona, mas acima de tudo se dedica ao que faz com amor.

Em 2018 fez sua primeira tour na Europa, onde se apresentou em Gotemburgo, no Brazilian Day de Estocolmo e em Neûchatel, na Suíça.

| Casa de Cultura Freguesia do Ó. 11/06 às 19h. Livre. Grátis. 90 minutos.

 

Família Barmú - Circo

Após longos anos distantes, os irmãos colombianos Satin, Canty e Granito se reencontraram em São Paulo e formaram o grupo Família Barmú (Barbosa Munoz). O grupo apresenta um espetáculo cômico de mágica e música que conduz o público por momentos de leveza, surpresas e risos!

Juntos em São Paulo desde 2020, a Família Barmú é composta por Daniel Satin e Julian Granito - artistas circenses - e Camilo Canty - músico.

| Casa de Cultura São Rafael. 14/06 às 14h. Livre. Grátis. 50 minutos.

 

Felipe Sereno - Cultura Popular e Tradicional

Felipe Sereno nasceu na capital paulista e aos 14 anos teve o primeiro contato com a música através de instrumentos não convencionais a partir de objetos como baldes, latas e panelas no grupo Embatucadores. Multi artista, cantor e compositor, conheceu a sanfona indo a um forró em 2009, que a partir daí se tornou sua melhor companhia e o levou a aprofundar sua pesquisa nos ritmos brasileiros e integrar grupos como Circuladô de Fulô, Orquestra de Paraty e Coco de Oyá, além de seguir carreira solo. Sua trajetória passa por vários estados brasileiros, países da América do Sul e segue para o lançamento de seu próximo EP “Mais Além”, de autoria própria.

| Casa de Cultura Freguesia do Ó. 14/06 às 20h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Em busca de? com Duo Caponata - Circo

"Em busca de?" foi criado pelos palhaços Berinjela e Pomodora que estão viajando o Brasil atrás de entender a importância da arte de rua. Neste caminho pretendem fazer uso da música, cenopoesia, arte circense e muita cara de pau, para se divertirem com o público e seguirem seu caminho em busca de mais respostas. Um espetáculo que vai se moldando a cada lugar que passa, onde aprender e brincar são os principais objetivos.

| Casa de Cultura Itaim Paulista. 16/06 às 14h. Livre. Grátis. 40 minutos.

 

Literatura na Calçada com Trupe das Borboletas - Intervenção Artística

Em “Literatura na Calçada” a Trupe BorboLetras propõe uma intervenção artística literária que promove o incentivo à leitura por meio do brincar, com atividades de mediação de leitura, músicas, histórias, jogos e desafios. Com um acervo de livros com temas relevantes, o projeto reafirma a importância do respeito à diversidade na atualidade.

| Casa de Cultura Brasilândia. 16/06 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Eu Passarinho com Ulisses Andrade - Artes Visuais

“Eu Passarinho” é uma mini exposição onde o artista visual Ulisses Andrade convida a reflexão sobre a liberdade e os maus-tratos aos animais, com o tema central pássaros. Analisa e expõe a situação de penúria que um ser humano passaria se vivesse enclausurado como alguns fazem com as aves, representado por homens no lugar dos pássaros, intitulados pelo autor de “homens-canário”. Traz uma sequência imaginária desde o nascimento da ave, até sua morte e tem a amplitude de trazer para o imaginário a real situação da privação da liberdade.

| Casa de Cultura Freguesia do Ó. 16/06 às 15h. Livre. Grátis. 360 minutos.

 

Arte Canal: o sarau da aldeia satélite arte canal – Sarau, Poesia e Música

Neste encontro, o Sarau Arte Canal apresenta os trabalhos artísticos do coletivo que variam entre canções, coreografias, poesias e cenas teatrais. Com inspirações entre o clássico, o contemporâneo e o periférico, as apresentações artísticas possibilitam a percepção do nicho criativo do coletivo como um todo.

Além do coletivo, os artistas convidados e o público têm a possibilidade de se apresentarem através do microfone aberto, transformando o sarau em um grande momento de troca, colaboração, descoberta e de apropriação artística.

| Casa de Cultura São Miguel. 16/06 às 19h30. Livre. Grátis. 90 minutos.

 

JB Samba - Música

O Grupo J.B lança seu primeiro LP "A Rede" na mesma época em que foram homenageados pelos cantores Reinaldo e Leci Brandão na música “Perdoa Poeta”, onde contestam uma frase dita pelo poeta Vinicius de Moraes em São Paulo que é o túmulo do samba. Com todo esse incentivo, o Grupo JB lança em 1991 seu segundo LP "Loucamente Apaixonado", em 1993, o seu terceiro trabalho "Flutuando em Melodias", entre outros e em 2008, o CD "Só as Melhores", participando assim de várias coletâneas.

| Casa de Cultura Freguesia do Ó. 16/06 às 20h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Café com Broa com Zé Márcio O Kaipira Urbano - Música

O Café com Broa é um evento onde as artes e as falas se encontram através de diálogos em forma de música e poesia que retratam as realidades do povo de uma região, com causos, músicas e contos que refletem a realidade social em que vivemos.

| Casa de Cultura Santo Amaro - Manoel Mendonça. 17/06 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Nosso Samba com Samba dos Amigos - Música

Baseado nos sambas de sucesso dos anos 80, 90, 2000 e atualidades, neste encontro são apresentados os clássicos de época, dentro da sua originalidade com letras e músicas através de um repertório que convida o público a cantar com o grupo e interagir em um clima de roda de samba.

| Casa de Cultura São Miguel. 17/06 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Casarão 7 Anos com Mercedes Ladies - Música

Mercedes Ladies é uma intervenção artística idealizada pela produtora e pesquisadora Kika Souza a partir de sua percepção sobre o apagamento histórico da mulher no Hip-Hop, que já é abordada em livros, vídeos e documentários. A invisibilização das mulheres nas danças urbanas, por exemplo, vem historicamente sendo perpetuada pelos mecanismos opressores do sexismo, da misoginia e do patriarcado, que subtraem o espaço, a atuação e o protagonismo da mulher no âmbito da cultura Hip-Hop.

| Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. 17/06 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Banda Kashmir - Música

Nesta apresentação, a Banda Kashmir trará os sucessos das décadas de 80 e 90 a partir de um repertório que inclui hits de artistas como Journey, Legião Urbana, Tears For Fears e Tina Turner; com uma proposta de transportar o público para uma viagem nostálgica e emocionante revivendo esses clássicos atemporais, desfrutando de uma noite musical.

| Casa de Cultura São Miguel. 17/06 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Os Mestres do Forró com Ítalo Queiroz - Música

O melhor do Forró de Barbalha para São Paulo com músicas que marcaram gerações e o melhor forró Pé de Serra na voz de Ítalo Queiroz.

| Casa de Cultura Santo Amaro - Manoel Mendonça. 17/06 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

O melhor do Pop em versões rock com Banda Lets Go Rock – Música

A banda vai apresentar canções nostálgicas que estão em alta e outras clássicas, todas embaladas ao som do bom e velho rock and roll. Uma proposta contagiante que convida a plateia a cantar e dançar.

| Casa de Cultura São Miguel. 17/06 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Casarão 7 Anos com Roots Sessions - Música

A Roots Session Band apresenta um repertório com versões dos clássicos do Reggae das décadas de 80 e 90, além de suas canções autorais que trazem a mensagem de paz, amor e luta diante das dificuldades do povo periférico.

Representantes do território, a Roots Session Band é residente da Casa de Cultura Vila Guilherme desde sua fundação, tendo participado de diversos eventos, além de usar o estúdio Casarão como seu espaço de ensaio e produção.

| Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. 17/06 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Ponto C - Música

Ponto C é um grupo de Hip Hop formado na periferia de São Paulo que vem se destacando no cenário do Rap Nacional com suas letras que visam trazer à tona os assuntos que afetam no geral as classes menos favorecidas. Grupo formado em meados de 2001 por Moisés Magalhães, Dema e RMaster, são jovens que sabem do seu papel perante a sociedade e o momento em que vivemos, buscando através da música mexer com o pensamento da rapaziada.

| Casa de Cultura Hip Hop Sul. 17/06 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

O São João dos Mamulengos - Teatro Infanto-juvenil

Inspirado nos teatros de mamulengos, a Cia conta a história da Rosinha que resolve confrontar seu pai e não casar com o escolhido por eles. Nesta obra inspirada em clássicos do Teatro Popular Nordestino, resgata-se as tradições de festas juninas para viver a trajetória da protagonista.

| Casa de Cultura Santo Amaro - Manoel Mendonça. 17/06 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Maria Fumaça convida: Rica Silveira - Música

A banda Maria Fumaça Rock apresenta o concerto "Respeite as transições" levando seu skate rock da Zona Leste paulista para o aniversário da Casa de Cultura de São Miguel. Com músicas inéditas de seu novo EP, que será lançado em breve e outras como: "Bala de canhão", "Vivência" e "Legado".

| Casa de Cultura São Miguel. 17/06 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Casamento Caipira e Quadrilha Maluca com Cordão da Terra - Forró

Tudo começa com a tentativa do romântico e atrapalhado Jeremias de resgatar seu namoro com a bela e perspicaz Assucena. Tudo perfeito, mas o que parecia ser mais um namorico de bairro acaba se tornando um dos casamentos mais improvisados e alegres que se tem notícia! O casório termina e dá lugar a um grande baile com direito a quadrilha, narrador e banda ao vivo, convidando o público a cair na dança e festejar o São João.

| Casa de Cultura Itaim Paulista. 17/06 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Quadrilha Explosão Paulista - Cultura Popular e Tradicional

A Quadrilha Junina Explosão Paulista traz consigo a missão de enaltecer a cultura das danças da Quadrilha Junina, fazendo o resgate e a difusão através da arte da dança no ritmo da sanfona com coreografias remetentes a passos tradicionais e atuais das festas juninas brasileiras com elementos principais dessa celebração, como padre, casal de noivos, Lampião e Maria Bonita, Rei e Rainha e todo o corpo de brincantes que traz a euforia do público dessa festa. A temática "Quermesse: A Festa Junina Paulista" será apresentada neste ano de 2023 ao som da sanfona, zabumba e triângulo.

| Casa de Cultura Tremembé. 17/06 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Sarau Drag com Híbridos Produtora - Sarau

Nossa maior luta é para que as pessoas LGBTQPIA+ sejam protagonistas de suas próprias narrativas e vivências, promovendo a cultura como ferramenta para contribuir com a educação e a quebra de preconceitos. A ideia é enxergar a possibilidade de circulação, autonomia financeira e criativa através do reconhecimento, valorização da pessoa e de toda sua dedicação ao social nas periferias.

| Casa de Cultura Brasilândia. 17/06 às 19h. Livre. Grátis. 120 minutos.

 

Arraial do Tremembé com Forró de Rabeca - Vanille Goovaerts - Música

Um quinteto de mulheres sendo: Rabeca, Zabumba, Percussão e Pífano com uma apresentação de forró - o Forró de Rabeca - que é misturado com o pífano, trazendo uma sonoridade envolvente e emocionante. Uma reprodução dos festejos populares nordestinos.

| Casa de Cultura Tremembé. 17/06 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Festa Junina com Severina - Música

A banda Severina apresentará ao público o melhor do forró tradicional transitando entre vários ritmos como xote, baião, xaxado, samba e arrasta-pé de maneira muito dançante.

| Casa de Cultura Itaim Paulista. 17/06 às 19h. Livre. Grátis. 80 minutos.

 

Forró Pé de César com César Amaral - Música

César traz em seu repertório a versatilidade e a diversidade musical da identidade do seu povo traduzida nos ritmos mais genuínos, como o forró, xote, xaxado, baião e o coco, que se entrelaçam na musicalidade universal contemporânea sem perder a sua originalidade. O artista carrega também em sua verve, o aboio e a poesia que são expressadas no canto e na oralidade.

| Casa de Cultura Santo Amaro - Manoel Mendonça. 17/06 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Arraiá São Rafa com Delluthy - Música

Marcos, mais conhecido como Dellute, começou a cantar por volta dos 15 anos devido a influência de sua família que sempre esteve ligada à música. O artista já realizou inúmeras apresentações em lounges, bar, bardegas, bailes, entre outros. Dellute tem como principal característica sua voz forte e marcante ideal para forró, piseiro e sertanejo.

| Casa de Cultura São Rafael. 17/06 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Roda de Forró Espalha Brasa - Música

Zé Geraldo - Espalha Brasa recebe Dika de Monteiro e Luiz Amorimn para papear, interagir com o público e fazer um bom forró de uma forma leve e descontraída.

| Casa de Cultura M'Boi Mirim. 17/06 às 19h30. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Dead Fish - Música

Dead Fish volta aos palcos com a turnê 30+1, que celebra seus trinta e um anos de estrada. Esta turnê contará com um repertório especial, trazendo o melhor do que a banda criou neste período. Entre as músicas que serão apresentadas, estão as do álbum “Ponto Cego” lançado em 2019, com faixas inéditas de forte teor lírico e crítico sobre a situação política, econômica e social do Brasil, e as do álbum Lado Bets de 2020, que levou as raridades da banda pela primeira vez ao streaming.

| Casa de Cultura São Miguel. 17/06 às 19h30. Livre. Grátis. 90 minutos.

 

Arraiá São Rafa com Quadrilha Rastachinela - Música

A quadrilha Rastachinela tem mais de 20 anos de tradição e nasceu no interior de São Paulo, percorrendo as maiores festas juninas do Brasil. Geralmente estão no centro de tradições nordestinas durante o mês de julho.

| Casa de Cultura São Rafael. 17/06 às 20h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Roda de Samba na Brasa com Grupo de Samba Falta 1 - Música

Com foco no samba e no pagode sem fronteiras, desse estilo que é amplo por natureza e saído das senzalas, das favelas e guetos para os grandes palcos do mundo inteiro, esse projeto cultural e social vem numa crescente trazendo cada vez mais público para seus. Estando presentes na maioria das ações ligadas a Vila Brasilândia, o grupo vem devolvendo para a comunidade toda a notoriedade e respeito que conquistaram com mais de uma década de trabalhos ligados à periferia.

| Casa de Cultura Brasilândia. 18/06 às 16h. Livre. Grátis. 180 minutos.

 

Show Reggando Vidas com Banda Alma Livre - Música

Alma Livre envolve o público e mostra toda sua sofisticação e energia com canções autorais que já estão nas rádios como: Piedade (Alma Livre & Almir Sater), Paciência (Lenine), O preço da Paz, Setenta vezes Sete, entre outras; além das versões exclusivas de clássicos e artistas nacionais e internacionais como: Three Little Birds de Bob Marley, Pescador de Ilusões do Rappa, Metamorfose Ambulante de Raul Seixas, entre outras.

"Reggando Vidas" visa despertar nas pessoas a consciência de que é possível contribuir para um mundo melhor com a música e a arte no geral, como ferramenta poderosa e transformadora. Um espetáculo musical agradável, educativo e motivador para todas as idades.

| Casa de Cultura São Miguel. 18/06 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Arraiá São Rafa com Forró Engatilhado - Música

Forró Engatilhado conta hoje com Eddy Carvalho e Vitória Kepler a frente da banda, a formação agora é de teclado, saxofone, sanfona, percussão, bateria, contrabaixo e os cantores. Mesmo com pouco tempo de banda já tocaram em diversas casas de apresentações de São Paulo, com um repertório atualizado e dançante que a cada dia conquista mais o público forrozeiro.

| Casa de Cultura São Rafael. 18/06 às 18h. Livre. Grátis. 120 minutos.

 

Cantinho do Samba Rock recebe a banda Fabulosa Brown - Música

Em meados de 2021, alguns músicos se reuniram com o objetivo de formar uma banda dentro do gênero samba rock, nascia então a Fabulosa Brown. A banda santista tem o intuito de tocar em diversos lugares de São Paulo, como casas noturnas, festas, festivais e etc.

| Casa de Cultura Butantã. 18/06 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Casarão 7 Anos com Saulo Duarte - Música

Saulo Duarte é um artista nascido em Belém do Pará que atua como cantor, compositor, multi-instrumentista e produtor musical. Radicado em São Paulo há 11 anos, o artista acumula diversos prêmios e participações especiais ao longo dessa década em que contribui com a atual música brasileira. Saulo é um nome conhecido e figura imprescindível para entender a música contemporânea do Brasil.

| Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. 18/06 às 18h30. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Sou mais um na resistência com Banda Hector Dub - Música

A Banda Hector Dub traz ao palco sua energia vibrante tocando músicas autorais cheias de elementos musicais, construídos através de referências intimistas de cada integrante. A banda também traz em seu repertório canções consagradas no cenário reggae do nacional e internacional para quem ama reggae cantar junto!

| Casa de Cultura São Miguel. 18/06 às 18h30. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Sou Diana do Sertão com Chico Arrasta Pé - Música

Diana do Sertão aborda em música o lugar da mulher em todos os cantos do universo, afinal, o lugar dela é em cima do palco cantando músicas que remetem ao sertão, à poesia e à luta dos grandes ícones do nordeste.

A abordagem através da música e da dança remete também ao respeito mútuo sobre o outro, em sintonia dos corpos que se atraem pela diversidade e o desejo de se divertirem. Mulheres sendo cantadas por mulheres: Um repertório de empoderamento!

| Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. 18/06 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Na Trilha do Xaxado com Trio da Lua - Música

Em 2023, o Trio da Lua completa 13 anos e para celebrar lança o espetáculo “Na Trilha do Xaxado” com atuação brincante de Lampião e Maria Bonita, com músicas temáticas do cangaço brasileiro, dança, figurinos, literatura de cordel, artes plásticas, cenário, gastronomia, cortejo, xaxado, arrastapé, baião, xote, forró, coco, maracatu e quadrilha improvisada.

O trio, que adotou o nome em homenagem a Luiz Gonzaga (também conhecido como Mestre Lua, fez pesquisas na cultura popular brasileira percorrendo o nordeste para esse espetáculo.

| Casa de Cultura Freguesia do Ó. 18/06 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Um Canto do Quarto Luz Ribeiro - Música

A partir da obra musicada “Quarto de despejo”, Luz Ribeiro relê e revisita as alegrias e amarguras da vida da catadora, escritora e favelada Carolina Maria de Jesus. Usando como norteadores a linguagem da poesia, spoken word e nova roupagem musical, "Um Canto do Quarto" narra as proximidades e arestas de mulheres negras brasileiras. Mães solo, Amazonas do asfalto, onde são semelhantes? Onde são distintas e únicas? A música é uma tentativa de acariciar as palavras de Carolina dentro do "quarto de despejo " por Luz Ribeiro.

| Casa de Cultura Campo Limpo. 18/06 às 19h30. 12 anos. Grátis. 50 minutos.

 

Quadrilha - Explosão Paulista - Cultura Popular e Tradicional

A Quadrilha Junina Explosão Paulista traz consigo a missão de enaltecer a cultura das danças da Quadrilha Junina, fazendo o resgate e a difusão através da arte da dança no ritmo da sanfona com coreografias remetentes a passos tradicionais e atuais das festas juninas brasileiras com elementos principais dessa celebração, como padre, casal de noivos, Lampião e Maria Bonita, Rei e Rainha e todo o corpo de brincantes que traz a euforia do público dessa festa. A temática "Quermesse: A Festa Junina Paulista" será apresentada neste ano de 2023 ao som da sanfona, zabumba e triângulo.

| Casa de Cultura São Rafael. 18/06 às 20h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Bruno tá Easy! com Bruno Dialeto e Banda - Música

Nesta apresentação, Bruno Dialeto traz versões em reggae de grandes hits nacionais e internacionais, tais como: "Easy" de Lionel Richie e "Livin On A Prayer" de Bon Jovi.

| Casa de Cultura São Miguel. 18/06 às 20h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Meu amigo João de Barro com Cia Triatos - Teatro Infantil

A história se passa na Vila da Paz onde reside a Turma do Betinho Valente. Ao despertar de um novo dia, Dorinha Carismática (boneco fantoche) está animada com a notícia de um concurso que ocorrerá na Vila da Paz para eleger a mais bela flor da Vila. Todos os personagens viverão uma linda aventura interativa com a narrativa de um conto envolvente e reflexivo permeado por muitas brincadeiras e mágicas enriquecido por cativantes repertórios musicais. Convidamos todos vocês a participarem desta aventura com nossos amiguinhos.

| Casa de Cultura São Rafael. 21/06 às 14h. Livre. Grátis. 50 minutos.

 

O que em mim ficou com Coletivo Sementes - Contação de Histórias

O que em mim ficou - Histórias de vô e de vó é o novo espetáculo de narração de histórias do Coletivo Sementes. O grupo desenvolveu pesquisas sobre as ancestralidades de seus e suas integrantes e coletou histórias de diferentes lugares do Brasil que seus avôs e avós contavam ou seguem contando. A partir desta pesquisa e das memórias das experiências que viveram com seus e suas ancestrais, o coletivo criou histórias inéditas para crianças e famílias. Sensíveis e divertidas, as histórias, que também são compostas por músicas inéditas, têm caráter biográfico e, ao mesmo tempo, ficcional e revelam a importância das crianças escutarem e se interessarem pelas histórias e experiências de nossos e nossas mais velhas.

| Casa de Cultura Brasilândia. 21/06 às 15h. Livre. Grátis. 50 minutos.

 

In Trio Arraiá Junina - Cultura Popular e Tradicional

O Forró In Trio inicia sua jornada na Freguesia do Ó no ano de 2016, formado por Márcio Garcia, Leonardo Millian e Guilherme Oliveira, três músicos jovens e experientes no que se diz respeito à música brasileira. O Trio começou a alçar voos maiores participando de festivais e tocando em casas tradicionais de São Paulo, difundindo esse ritmo tão contemplado no Brasil e no mundo - o forró Pé de Serra. Além disso, o Forró in Trio há 07 anos vem animando as quadrilhas da capital, litoral e da grande São Paulo na época dos festejos juninos e julinos.

| Casa de Cultura Freguesia do Ó. 21/06 às 20h. Livre. Grátis. 90 minutos.

 

Fabinho Zabumbão [Canta Gonzagão] - São João da Chico - Música

É um espetáculo tradicional de festas juninas e julinas com seu repertório de forró pé de serra em homenagem ao grande mestre Luiz Gonzaga, que é uma grande referência na carreira do artista. O repertório trará músicas do álbum promocional "Fabinho Zabumbão canta Gonzagão" onde homenageia o centenário Luiz Gonzaga e suas composições.

| Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. 23/06 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Chega pra Cá com Beijo de Moça - Música

O espetáculo conta com um grupo de mulheres - sendo três protagonistas na sanfona, uma zabumbeira e uma percussionista - que cantam e homenageiam as grandes vozes da nossa música brasileira. Uma apresentação inédita onde as artistas revezam suas vozes potentes, cada uma trazendo suas características, que combinam com a composição desse trabalho precioso.

| Casa de Cultura Raul Seixas. 23/06 às 15h. Livre. Grátis. 50 minutos.

 

Grupo Samba Bronx - Música

A apresentação dos rapazes conta com pérolas do samba raiz passando pela febre do pagode 90, até os pagodes da atualidade. Um espetáculo eletrizante e interativo do começo ao fim.

| Casa de Cultura Santo Amaro - Júlio Guerra. 23/06 às 16h30. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Rafa Duart, Música é Vida - Música

Uma apresentação de samba e pagode voltado à inclusão social, à diversidade das pessoas e à capacidade de empatia em sua função social, com muita música de qualidade.

| Casa de Cultura Santo Amaro - Júlio Guerra. 23/06 às 17h30. Livre. Grátis. 90 minutos.

 

TranSarau

Em comemoração ao aniversário da Cidade Ademar e ao mês da visibilidade LGTBTQIA+, o sarau Transarau terá uma edição para a Casa de Cultura. Sendo realizado desde 2015, o sarau se consolida como um espaço importante na cena paulistana para a população LGBTQIA+, principalmente trans, tendo uma mescla artística bastante diversa.

| Pela Casa de Cultura Itinerante Cidade Ademar. 24/06 às 13h. Livre. Grátis. 90 minutos.

Endereço: No Parque Sete Campos - Estr. do Alvarenga, s/n - Cidade Ademar.

 

Embolada com Peneira e Sonhador - Música

Emergidos das ruas agitadas do centro de São Paulo nos versos improvisados ao som dinâmico dos pandeiros, os artistas trazem a brincadeira e o riso como marca de suas emboladas - os emboladores mais conhecidos do Brasil.

| Casa de Cultura Santo Amaro - Júlio Guerra. 24/06 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Festa Junina da CCB com Quebrada de Coco - Cultura Tradicional

A Quebrada de Coco é um grupo de artistas, criadores, brincantes e multiplicadores da tradição cultural do coco de roda, iniciado em 2015 no formato de eventos - as sambadas na periferia da Zona Sul de São Paulo, reconhecendo-se como grupo e coletivo em 2020. Contemplados pelo Programa VAI modalidade I em 2022, produziram seu primeiro álbum musical gravado em estúdio e um álbum visual gravado com cenas e poesias no Espaço Clariô. Também contemplados pelo edital ProAC para Circulação.

| Casa de Cultura Butantã. 24/06 às 14h. Livre. Grátis. 50 minutos.

 

Sarau Tem Coragem - Sarau

O Sarau Tem Coragem é um movimento que visa estimular a criação e a apreciação da literatura periférica através de suas diversas linguagens e facetas. Venha com sua poesia, seu amor e seu sorriso!

| Casa de Cultura Raul Seixas. 24/06 às 14h. Livre. Grátis. 120 minutos.

 

Arraiá do Campo Limpo - Música

O grupo Aline Paiva & Banda realiza uma apresentação musical com muito forró e sertanejo raiz, ao estilo "modão". O grupo está na estrada desde 2019 com suas músicas sertanejas autorais.

| Casa de Cultura Campo Limpo. 24/06 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Forró com gosto de quero mais com Tiziu do Araripe - Música

Tiziu do Araripe relembra seus mais de 40 anos dedicados ao forró, cantando músicas autorais e mergulhando no universo de Gonzagão, Ary Lobo, Trio Nordestino e de outros forrozeiros que vivem ou viveram à margem deste estilo musical.

| Casa de Cultura Santo Amaro - Júlio Guerra. 24/06 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Espetáculo Musical / Show com Dj Fábio Rogério - Hip Hop

DJ Fábio Rogério transita há quase 3 décadas na órbita do Hip Hop, Samba e Soul Music, apresentando e fazendo discotecagem. Será apresentador do evento com intervalos e discotecagem na temática proposta pelo projeto - o melhor som - permeando os principais sucessos, de décadas até os dias atuais.

| Casa de Cultura Tremembé. 24/06 às 15h. Livre. Grátis. 120 minutos.

 

Festa Junina da CCB com Auritha Tabajara - Cultura Tradicional

Francisca Aurilene Gomes, nasceu em Ipueiras - interior do Ceará, e recebeu o nome ancestral Auritha Tabajara, o qual assina suas obras literárias. É escritora, cordelista, contadora de histórias e terapeuta holística em ervas medicinais.
Possui três livros publicados, oito folhetos e vários textos em antologias no Brasil e no exterior, inclusive com alguns textos traduzidos para o inglês e o alemão. Auritha Tabajara é membro da Academia Internacional de Literatura Brasileira (AILB), ocupando a cadeira 345. É a primeira mulher indígena a publicar livros em cordel no Brasil.

| Casa de Cultura Butantã. 24/06 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Estilo Dogtreze Tour com KLR Dogtreze - Música

Um espetáculo de rap brasileiro com músicas de seu mais recente álbum "Homônimo" no repertório, além de faixas de seu “EP Faces” (2021) e outras inéditas. A Estilo Dogtreze Tour apresenta ao público um autêntico concerto de música black através de músicas que trazem uma mescla de Hip Hop com diversas fontes da música popular brasileira.

| Casa de Cultura São Miguel. 24/06 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

RV CAUSAP - O sonho não acabou - Música

Celebrando os 25 anos do grupo de Hip Hop de São Miguel Paulista que representa o estilo rap&bate cabeça e faz parte da banca WU Brasil. CausaP é apadrinhado pelo rapper Sandrão do RZO.

| Casa de Cultura São Miguel. 24/06 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Sou Diana do Sertão - Música

Diana do Sertão aborda em música o lugar da mulher em todos os cantos do universo, afinal, o lugar dela é em cima do palco cantando músicas que remetem ao sertão, à poesia e à luta dos grandes ícones do nordeste.

A abordagem através da música e da dança remete também ao respeito mútuo sobre o outro, em sintonia dos corpos que se atraem pela diversidade e o desejo de se divertirem. Mulheres sendo cantadas por mulheres: Um repertório de empoderamento!

| Casa de Cultura Santo Amaro - Júlio Guerra. 24/06 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Casarão 7 Anos com Kalu - Música

Artista independente e nortista residente em São Paulo, Kalú é compositor, cantor, multi-instrumentista e arteiro em diversas outras linguagens. Nascido em Porto Velho-RO, ele traz como proposta a descolonização das artes e dos discursos, inquietações que surgem com sua mudança para São Paulo em 2017. Seu trabalho marca uma presença tranquila e afetiva, mas sempre objetiva, abordando questões da negritude, da transgeneridade e da centralização de poder em grandes metrópoles, pensamentos que construiu ao longo dos 5 anos em que habita a capital do desespero.

| Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. 24/06 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Arraiá do Campo Limpo com Explosão Paulista - Música

Nesta quermesse, a Festa Junina paulistana tradicional traz sempre um tema simples e agradável para embalar canções populares, com comidas típicas, barracas e todos seus atrativos. É nos preparativos de uma quermesse que o Jeff Moura decide fazer uma surpresa para a sua amada Bya Lemos, com uma linda serenata na janela e a convida para se casarem no mesmo dia numa quadrilha junina.

| Casa de Cultura Campo Limpo. 24/06 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Arraiá Hip Hop Leste com Delluthy - Música

Marcos, mais conhecido como Dellute, começou a cantar por volta dos 15 anos devido a influência de sua família que sempre esteve ligada à música. O artista já realizou inúmeras apresentações em lounges, bar, bardegas, bailes, entre outros. Dellute tem como principal característica sua voz forte e marcante ideal para forró, piseiro e sertanejo.

| Casa de Cultura Hip Hop Leste. 24/06 às 16h. Livre. Grátis. 180 minutos.

 

Festa Junina da CCB com Teatro Salada 20 - Cultura Tradicional

Uma intervenção artística com atores, música ao vivo, teatro de mamulengos e muita participação da plateia. Mané Minhoca e seus parceiros, típicos palhaços de feiras e artistas mambembes, tentam vender aos espectadores um livro de cordel sobre o bumba meu boi.

Sem sucesso, contam com mamulengos a história original da festa, e logo após isso, eles propõem que atores e plateia encenem, dancem e brinquem com o bumba meu boi e os espectadores recebem fantasias e instrumentos musicais, numa transformação de todos em personagens e músicos; o folguedo é encenado.

| Casa de Cultura Butantã. 24/06 às 16h. Livre. Grátis. 90 minutos.

 

São João de Santo Amaro com Fatel Barbosa - Música

Fatel é uma cantora mineira que se dedicou aos ritmos nordestinos com mais de 30 anos de carreira. O repertório da Fatel é composto pelas músicas dos mestres do forró: Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Dominguinhos, Anastácia, Marinês e outros artistas menos conhecidos, mas não menos talentosos.

| Casa de Cultura Santo Amaro - Júlio Guerra. 24/06 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Casarão 7 Anos com Baobá - Música

Nas batidas percussivas ancestrais e eletrônicas, Baobá traz o pulso para movimentar o sentimento de solidão que trouxe a pandemia, compondo um repertório novo baseado nas relações, nos amores, desamores e na saliência dos afetos e no esquentar dos corpos um no outro.

| Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. 24/06 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Festa Junina da CCB com Quadrilha Levanta Poeira Corte - Cultura Tradicional

Quadrilha Levanta Poeira Corte - LPC, formada em 1988 no bairro do Rio Pequeno (Butantã) através do amor e dedicação de duas mulheres (Tia Maria e Margareth), levando um pouco mais de cultura aos jovens do bairro. Com mais de 30 anos de existência e orgulho, o grupo ainda está em ótima forma fazendo o que sabem fazer de melhor que é dançar quadrilha; mais do que um grupo de dança, uma família denominada Família QLPC.

| Casa de Cultura Butantã. 24/06 às 17h. Livre. Grátis. 50 minutos.

 

Xáxiado - Resgatando o Forró Pé de Serra - Música

Xáxiado traz uma apresentação de lançamento da sua nova turnê “Resgatando o Forró Pé de Serra"; produzido por Will Maia, este trabalho é um mix de grandes sucessos com bandas da nova geração e músicas autorais.

| Casa de Cultura Guaianases. 24/06 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Hip Hop Sul Convida: Show Zuruka - Rosana Bronks - Música

ZuruKa (Rosana Bronk’s) e convidados: Lelê Disfunção e Ashley Poeta apresentam a cultura Hip Hop, lançamento do seu segundo CD “Correntes Nunca Mais”, um trabalho solo de músicas inéditas com participação de convidados, trazendo também algumas clássicas de sua autoria.

| Casa de Cultura Hip Hop Sul. 24/06 às 18h. Livre. Grátis. 90 minutos.

 

Casarão 7 Anos com Sodomita - Música

A cantora Sodomita é rapper, mc, chanter e produtora cultural; é travesti preta e periférica da Zona Leste de São Paulo. Iniciou sua carreira na música durante a pandemia em 2021, a partir de seus estudos com o Funk, Rap e Vogue, viralizando e se apresentando em diversos espaços de resistência preta, periférica e LGBTQIA+.

Trazendo sua vivência para suas letras com uma mensagem de enfrentamento à cisnormatividade, pautando a luta contra a transfobia, o afeto trans centrado e ascensão social de corpos pretos.

| Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. 24/06 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Festa Junina da CCB com Calango Brabo - Música

A Banda Calango Brabo apresenta um espetáculo dinâmico e performático utilizando instrumentos contemporâneos e fundindo ritmos regionais afro- brasileiros com o rock, assim gerando uma identidade única. No repertório a banda traz músicas autorais e releituras de clássicos da música regional brasileira, junto à performance instrumental que vai do erudito ao rock moderno, uma grande experiência visual que abusa dos figurinos e instrumentos que transparecem essa mistura do rock com o folclórico regional brasileiro.

| Casa de Cultura Butantã. 24/06 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Arraiá Hip Hop Leste com Luca Play - Música

Luca Play traz nesta apresentação a essência do piseiro, com um repertório das principais músicas atuais do gênero forró, além de suas faixas autorais.

| Casa de Cultura Hip Hop Leste. 24/06 às 18h. Livre. Grátis. 180 minutos.

 

Paulo Mano Toca Raul - Música

Paulo Mano e Banda Novo Aeon pretendem reviver no palco os melhores momentos do saudoso Maluco Beleza. Uma homenagem aos 33 anos do aniversário da morte de Raul Seixas - um dos maiores compositores, intérpretes e artistas da música popular brasileira e do Rock and Roll, tendo em vista que tradicionalmente seus fãs homenageiam sua partida sempre no mês de agosto há 33 anos.

| Casa de Cultura Itaim Paulista. 24/06 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Festa Junina com Banda Severina - Música

A banda Severina apresentará ao público o melhor do forró tradicional transitando entre vários ritmos como xote, baião, xaxado, samba e arrasta-pé de maneira muito dançante.

| Casa de Cultura São Mateus. 24/06 às 18h. Livre. Grátis. 80 minutos.

 

Marginalizando o Amor com Jéssica Campos - Música

A verdade é que existe sim amor em SP e disso a periferia está cheia. Num espetáculo musical e poético inspirado no livro “Marginalizando o Amor” da escritora e slammer Jéssica Campos, ela e seus convidados propõem uma imersão por músicas e poemas que tratam do amor homoafetivo.

| Casa de Cultura Brasilândia. 24/06 às 19h. 10 anos. Grátis. 50 minutos.

 

Arraial do Tremembé com Chefão do Piseiro - Música

O artista Chefão do Piseiro é natural do Amapá e começou a cantar profissionalmente em julho de 2019, participando de diversas festividades em seu estado. Participou como uma das atrações da Festa de São Tiago, no Festival do Carnaguari e foi a atração principal no réveillon de 2019 para 2020 de Pedra Branca do Amapari. Iniciou os trabalhos através de lives, tendo seu primeiro show virtual a convite da AABB do Amapá.

| Casa de Cultura Tremembé. 24/06 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

A K T - Não desista agora de viver - Música

Um encontro com a poesia rítmica do Rap para trazer o dialeto de positividade, consciência e esperança, através da abordagem e da discussão de temas e questões sociais como: depressão, automutilação e ansiedade. A proposta do grupo é a música enquanto ferramenta de frequências, ritmos e harmonias para o bom desenvolvimento da saúde - tanto mental quanto corporal.

| Casa de Cultura São Miguel. 24/06 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Forronejo Junino com Kleber & Klemer e Banda - Música

Kleber & Klemer gravaram seu primeiro CD de forronejo em 2002 com um repertório próprio. Fazendo muitas apresentações por São Paulo e interiores com bandas de peso como calcinha preta, Frank Aguiar, Amado Batista, entre outros, e em 2004 gravaram seu segundo CD de forronejo com participação especial de Almir Rogério, passando a se apresentar com ele por dois anos consecutivos.

| Casa de Cultura Freguesia do Ó. 24/06 às 19h. Livre. Grátis. 90 minutos.

 

Chega pra Cá com Beijo de Moça - Música

O Trio Beijo de Moça se apresenta trazendo o repertório do disco de estreia e do seu segundo disco autoral, com músicas em xote, forró e baião, além de canções de Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Jackson do Pandeiro, Alceu Valença, Elba Ramalho, entre outros.

Formado só por mulheres, o trio traz um forró pé de serra tradicional com triângulo e zabumba com música alegre e dançante, para ninguém ficar parado!

| Casa de Cultura Guaianases. 24/06 às 19h30. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Tributo ao Charlie Brown Jr. com Long Beach 64 - Música

A mistura de música com poesia - marca da banda santista Charlie Brown Jr, será lembrada no Itaim Paulista. A banda Long Beach 64 fará um tributo, relembrando os sucessos dos eternos Chorão e Champignon.

| Casa de Cultura Itaim Paulista. 24/06 às 19h30. Livre. Grátis. 80 minutos.

 

Festa Junina com Brenda Suelyn & Banda - Música

A artista que vem trabalhando há mais de 8 anos na noite, trará uma apresentação onde mostrará seu novo modelo de trabalho com músicas mais femininas da atualidade, dançantes e animadas, sem deixar também de trazer as músicas tradicionais que são raízes e as mais pedidas pelo público.

| Casa de Cultura São Mateus. 24/06 às 20h. Livre. Grátis. 80 minutos.

 

Viradinha Voltando a ser criança - Apresentação Infantil

O projeto apresenta um leque de atrações culturais, educacionais e desportivas oferecidas em centros culturais, parques e ruas, com expressões artísticas como: apresentações teatrais, circenses, danças, musicais e artes visuais, para colocar todos em conexão com a arte e suas vertentes, promovendo o sentimento de pertencimento às comunidades.

| Casa de Cultura São Miguel. 25/06 às 10h. Livre. Grátis. 240 minutos.

 

Mucambos de Raiz Nagô - Música

O grupo tradicional de cultura popular e maracatu de baque virado irá fazer uma apresentação para a Casa de Cultura em comemoração ao aniversário de Cidade Ademar.

| Pela Casa de Cultura Itinerante Cidade Ademar. 25/06 às 12h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Endereço: No Parque Sete Campos - Estr. do Alvarenga, s/n - Cidade Ademar.

 

Arraiá do Campo Limpo com Faceiras e Brincadeiras - Apresentação Infantil

"Faceiras brincadeiras” é uma contação de história em forma de músicas e brincadeiras interativas. Um espetáculo de música, dança e brincadeiras que envolvem crianças e adultos em uma viagem lúdica, em busca de uma flor especial. Dentro de uma pequena narrativa, o público depara-se com elementos da cultura popular brasileira - seus jogos, ritmos, músicas e danças.

| Casa de Cultura Campo Limpo. 25/06 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Tem boi no algodão com Cia Boca de Cena - Teatro Infantil

Esse trabalho reúne algumas das mais conhecidas linguagens e técnicas do teatro de bonecos, costuradas como uma enorme “colcha de retalhos”. O espetáculo encanta crianças, jovens e adultos funcionando como uma mostra de “curtas” onde são apresentados de uma só vez, três espetáculos com duração média de 15 minutos cada, apresentando as histórias: “Cabelinho Vermelho e O Coelho Veloz”, “Totó” e a fabulosa trama “Romance em verde e rosa”.

| Casa de Cultura Raul Seixas. 25/06 às 15h. Livre. Grátis. 50 minutos.

 

Arraiá do Campo Limpo com Vastti & Banda - Música

A cantora e compositora Vastti irá realizar um espetáculo musical com um forrozinho pé de serra nordestino - marca do registro do resgate do forró pé de serra que faz parte da cultura do Norte e Nordeste e a partir daí trazer a oportunidade para as atuais e futuras gerações conhecerem mais sobre a musicalidade nordestina.

| Casa de Cultura Campo Limpo. 25/06 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Sertanejo na Praça com Tami e Rapha - Música

Música sertaneja é um gênero musical que tem sua origem no sertão do Brasil, nas modas de viola, quando as pessoas se reuniam em roda para contar histórias – os chamados “causos” – comer e beber. A viola é um instrumento de cordas que chegou à América Portuguesa com os primeiros colonizadores, usada pelos jesuítas e empregada em festas religiosas populares, como procissões, Folia de Rei, festas do padroeiro, rezas do rosário, etc. Daí surgiu o modo anasalado de cantar, onde a letra tem mais importância que a melodia e o canto mais parece um lamento.

| Casa de Cultura Brasilândia. 25/06 às 16h. Livre. Grátis. 120 minutos.

 

Casarão 7 Anos com Coral da Oficina Arte e Cultura - Música

O Coral da Oficina de Arte e Cultura é regido pelo cantor e maestro Roberto Mendes Barbosa, que em sua trajetória cantou e regeu diversos corais, apresentando-se em teatros do Brasil e do exterior, principalmente na Itália, aprimorando-se tanto na música clássica, quanto na popular.

O Coral da Oficina Arte e Cultura, sempre atuou no território da Casa de Cultura, transitando entre espaços como o Parque do Trote e a Biblioteca Álvares de Azevedo na Vila Maria, tendo formado, resgatado e unido diversos artistas.

| Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. 25/06 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

O Casamento Caipira & A Quadrilha Maluca com Balé Popular Cordão da Terra - Intervenção Artística

Tudo começa com a tentativa do romântico e atrapalhado Jeremias de resgatar seu namoro com a bela e perspicaz Assucena. Tudo perfeito, mas o que parecia ser mais um namorico de bairro acaba se tornando um dos casamentos mais improvisados e alegres que se tem notícia! Com um repertório divertido e interativo, o Balé Popular Cordão da Terra apresenta sua releitura do tradicional Casamento Caipira inspirado no Teatro Mambembe e nos grandes bailes de São João. Um divertido espetáculo, interativo do início ao fim, uma quadrilha improvisada com o grande público numa performance de brincantes!

| Casa de Cultura Raul Seixas. 25/06 às 16h. Livre. Grátis. 50 minutos.

 

Circuladô de Fulô - Música

No aniversário de Cidade Ademar terá bastante forró e uma das bandas escolhidas para representar o gênero. O grupo é forte na cena do Forró Universitário e cantará os seus grandes sucessos como: O Sol, A Lis, E O Beija-Flor, Levitar, Megamalabres, Águas Mansas entre outros.

| Pela Casa de Cultura Itinerante Cidade Ademar. 25/06 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Endereço: No Parque Sete Campos - Estr. do Alvarenga, s/n - Cidade Ademar.

 

Itaim Anime Fest com Arigatões - Cultura Geek

O espetáculo dos Arigatões se diferencia por seu estilo único, o Meme Rock, que está crescendo cada vez mais no mundo Geek. Uma banda que toca vários estilos, principalmente uma pegada de rock, e desenvolve memes no palco ao vivo e a cores, levando também canções clássicas de animes que marcaram o coração de jovens adultos e crianças. No palco é só explosão de sons, performances e dança, com muita interação com o público e explosão da plateia.

| Casa de Cultura Itaim Paulista. 25/06 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Casarão 7 Anos com Sandra Regina - Música

Sandra Regina é poetisa, compositora, cantora, intérprete e corista que nasceu na Vila Maria - São Paulo. Cantando em festas de família, vizinhos e amigos, nas rodas de samba improvisadas e sem compromisso, iniciou sua trajetória na música. Mezzo Soprano atua no naipe do Soprano - algumas importantes participações como solistas do Coral da Oficina de Arte e Cultura, fez parte do Clube Caiubi de compositores, escritores e poetas, onde iniciou sua caminhada na poesia, além das apresentações onde canta e interpreta os mestres do samba e suas composições.

| Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. 25/06 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Samba no Asfalto – Música

Com mais de 15 anos de trajetória, o grupo traz em sua bagagem um repertório convidativo para dançar, através do samba e suas vertentes como partido alto, samba rock e samba de gafieira; proporcionando ao público um misto de cultura, lazer e entretenimento.

| Casa de Cultura São Miguel. 25/06 às 17h30. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Casarão 7 Anos com Velha Guarda Unidos de Vila Maria - Música

Revisitando as origens, destacando a essência, revendo a história de grandes carnavais e apresentando a contribuição feita, a Vila apresenta o seu DNA como escola de samba, o respeito e a forma firme e forte de se posicionar no dia a dia do bairro que é movimentado por gente de toda parte e tão diferentes em suas individualidades. Já são quase 7 décadas de samba, trabalho em prol da comunidade e luta para preservar essa cultura popular e o legado de mãos humildes, mas que fizeram história.

| Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. 25/06 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

RG SAMBA – Música

Um encontro com muito samba e pagode, relembrando os anos 90 e outras músicas atuais, além de muito samba autêntico como: Zeca pagodinho, Almir Guineto, Jorge Aragão, Jovelina Pérola negra, Marquinhos Satã, Fundo de Quintal, Reinaldo entre outros.

| Casa de Cultura São Miguel. 25/06 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Casarão 7 Anos com Pagobreja - Música

Pagobreja nasce com o propósito de proporcionar momentos de alegria, descontração, cuidado, riso e união entre pessoas, sendo um evento/causa que ocorre mensalmente desde 2018 e tem por objetivo a promoção do lazer social através da música. A cada encontro há uma manutenção histórico-cultural e artístico-musical das rodas de samba e da cultura negra, além de proporcionar um momento de lazer e descontração com nossos amigos, apoiadores e adeptos sempre com a premissa "Lazer, Pagode e Disciplina".

| Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. 25/06 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Fabiano Sorriso - Música

Fabiano Sorriso é uma das novas personalidades do samba paulistano e neste encontro apresenta um espetáculo repleto de grandes sucessos, com composições próprias e de grandes artistas como: Reinaldo, Na Palma da Mão e Fundo de Quintal que não podem faltar.

| Casa de Cultura São Miguel. 25/06 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Luana Gaudy com Divas do Samba - Música

Luana Gaudy presta homenagem às grandes Damas do Samba como: Dona Ivone Lara, Clara Nunes, Clementina de Jesus, Beth Carvalho, Leci Brandão, Alcione, Jovelina, Elis Regina, Maria Rita, Elza Soares, Elizete, entre outras.

| Casa de Cultura M'Boi Mirim. 25/06 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Viagem Musical pela Música Nordestina com Sarah Brasil - Cultura Popular e Tradicional

Sarah Brasil é cantora e compositora com quatro CDs gravados em 2015, seu CD autoral com o título “Saga de Virgulino Ferreira - O Lampião” foi atualmente transformado em um musical cênico com ritmos nordestinos - um verdadeiro cordel cantado onde a autora expõe em verso e prosa, seus mais de dez anos de pesquisa sobre esse ícone da cultura nordestina, que inspira artistas de diversos segmentos.

| Casa de Cultura Freguesia do Ó. 25/06 às 20h. Livre. Grátis. 90 minutos.

 

Arraiá Junino com Bill Ramos e Banda - Música

Bill Ramos é músico, cantor e compositor nascido em São José dos Cordeiros – PB no alto Cariri Ocidental. Desde a adolescência trabalhou na música e no presente momento está em plena atividade. A música de título “Porta” é uma canção autoral que tem uma ótima aceitação entre todos que a escutam, sendo bem executada em rádios nas comunidades portuguesas de alguns países da Europa como França, Inglaterra, Suíça e também Estados Unidos e Canadá.

| Casa de Cultura Freguesia do Ó. 28/06 às 20h. Livre. Grátis. 90 minutos.

 

Tem boi no algodão com Cia Boca de Cena - Teatro Infantil

Esse trabalho reúne algumas das mais conhecidas linguagens e técnicas do teatro de bonecos, costuradas como uma enorme “colcha de retalhos”. O espetáculo encanta crianças, jovens e adultos funcionando como uma mostra de “curtas” onde são apresentados de uma só vez, três espetáculos com duração média de 15 minutos cada, apresentando as histórias: “Cabelinho Vermelho e O Coelho Veloz”, “Totó” e a fabulosa trama “Romance em verde e rosa”.

| Casa de Cultura São Rafael. 29/06 às 14h. Livre. Grátis. 50 minutos.

 

Conexão Além do Wi-Fi com AQST - Performance

AQST vem com a proposta de poder desconectar as crianças de seus celulares e conectá-las através de brincadeiras tradicionais, apropriando-se da forma lúdica, artística e cultural, então venha brincar!

| Casa de Cultura Guaianases. 30/06 às 14h. Livre. Grátis. 120 minutos.

 

Trio Flor de Mussambé - Festa junina com forró - Música

Trio Flôr de Mussambê lança o espetáculo de seus 24 anos de carreira: “Secas Nordestina”. O trio formado por nordestinos e paulistanos desenvolve um trabalho diferenciado com carisma e animação. O Trio é liderado pelo pernambucano sanfoneiro Gil da Sanfona, cantor e compositor cearense na zabumba Francisco Edvan Vitor e no triângulo o paulistano Robert Fernando.

| Casa de Cultura Guaianases. 30/06 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Arraiá com Trio da Lua - Na Trilha do Xaxado - Música

Em 2023, o Trio da Lua completa 13 anos e para celebrar lança o espetáculo “Arraiá com Trio da Lua na Trilha do Xaxado”, com atuação brincante de Lampião e Maria Bonita a partir de músicas temáticas do cangaço brasileiro com muita dança, figurinos, literatura de cordel, artes plásticas, cenário, gastronomia, cortejo, xaxado, arrasta pé, baião, xote, forró, coco, maracatu e quadrilha improvisada. O trio, que adotou o nome em homenagem a Luiz Gonzaga (também conhecido como Mestre Lua, fez pesquisas na cultura popular brasileira percorrendo o nordeste.

| Casa de Cultura Guaianases. 30/06 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Sexta-Black com Anderson Tobias - Black Samba Soul + Carlos Dafé - Música

Anderson Tobias convida o Príncipe do Soul para um encontro da música preta brasileira. Em clima de baile e com repertório musical que transversaliza bits, batidas e estilos, a apresentação deflagra a cena musical preta brasileira. Anderson Tobias conta com uma banda formada por bateria, baixo, teclado, violão, saxofone e percussão geral. A apresentação, com duração de 90 minutos, pretende trazer sonoridades que contagiam o público como samba, black e soul music.

| Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. 30/06 às 19h. Livre. Grátis. 90 minutos.

 

Show Dharma com Socorro Lira - Música

Décimo quinto álbum da discografia de Socorro Lira, Dharma celebra os 22 anos de carreira da compositora e cantora paraibana radicada em São Paulo desde 2004.

| Casa de Cultura Santo Amaro - Manoel Mendonça. 30/06 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

15 anos Samba no Asfalto - Música

Com mais de 15 anos de trajetória, o grupo traz em sua bagagem um repertório bem convidativo para dançar através do samba e suas vertentes como partido alto, samba rock e samba de gafieira proporcionando ao público um misto de cultura, lazer e entretenimento.

| Casa de Cultura Guaianases. 30/06 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

O choro nosso de cada dia com Tantos 4 - Música

Tantos 4 é um grupo formado por artistas multi instrumentistas que atuam, também, como professores no "Projeto B.E.M" onde ensinam os primeiros passos musicais para crianças das quebradas de Santo André e ABC paulistano. Com arranjos próprios e inovadores, os integrantes buscam manter viva a cultura do choro e do samba, trazendo composições que vão de Antonio Callado, Chiquinha Gonzaga até chegar em canções do Fundo de Quintal.

| Casa de Cultura São Mateus. 30/06 às 19h30. Livre. Grátis. 120 minutos.