Virada Cultural do Pertencimento traz diversão com segurança em edição descentralizada

Evento teve esquema inédito de segurança e diversidade de artistas e ritmos para todas as macrorregiões da cidade

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, comemora o sucesso da Virada Cultural do Pertencimento 2023. Ampliando a descentralização do ano passado, a nova edição contou com três novas arenas, aumentando para 12 os bairros que receberam as arenas, em um total de 28 palcos de rua. A virada manteve a aprovação do público e mostrou o impacto positivo da descentralização. Estima-se que o público total foi de 4 milhões de pessoas, somando os palcos, os equipamentos culturais e os espaços parceiros, como o Sesc-SP e o Centro de Tradições Nordestinas.

A Virada Cultural do Pertencimento mostrou que o público aprovou a descentralização do evento, que contou com diversidade de ritmos e de artistas. Nesta edição, apresentaram-se Iza, Glória Groove, Michel Teló, Léo Santana, Anavitória, Emicida, Marina Sena, Melim, Carlinhos Brown, entre outros, além da emocionante Homenagem à Rita Lee com Beto Lee e participação de Paula Lima e Manu Gavassi.

A abertura oficial do evento ocorreu em Heliópolis e contou com a presença do prefeito Ricardo Nunes e da secretária de cultura Aline Torres, prestigiando uma das 12 arenas descentralizadas. A Virada Cultural do Pertencimento 2023 também levou programação para um total de 49 equipamentos culturais municipais participantes - 4 teatros regionais, além do Theatro Municipal; 15 casas de cultura; 12 centros culturais; 4 museus; 11 bibliotecas; e 2 CEUs. Ou seja, cultura por toda a cidade!

“A virada cultural deste ano atingiu o padrão de excelência! Além da parceria com o Estado e inteligência na operação de segurança, levar grandes artistas onde o povo está, com o cuidado de um line-up feito ouvindo as pessoas, o impacto não é só na periferia, a transformação é na sociedade!”, afirma a secretária de cultura Aline Torres.

Os quatro cantos da cidade tiveram recordes de público! A Zona Leste não desapontou, provando que a periferia tem a potência para ser a protagonista de grandes shows, com público de mais de 600 mil pessoas. A Zona Sul, com quase um milhão  espectadores, deu um show de harmonia com shows de Léo Santana a Tierry e Djonga, com milhares de dezenas de pessoas cantando em coro. Na Zona Oeste, mais de seiscentas mil pessoas acompanharam a programação, que teve shows de Anavitória, Marina Sena e Melim, entre outros. Na Zona Norte, mais de meio milhão de pessoas se reuniram na Virada, que levou para a região artistas como Vanessa da Mata, Emicida e Ferrugem. Por fim, no centro, mais de 1 milhão e 300 mil pessoas participaram da Virada Cultural. O cálculo levou em conta o público dos centros culturais, teatros, casas de cultura, CEUs, museus e equipamentos de parceiros.

A Arena Anhangabaú, neste ano, contou com esquema de segurança inédito na Virada Cultural, já realizado com sucesso em janeiro no Aniversário de São Paulo: com controle de acesso e revista, realizados por seguranças particulares contratados pela Spturis, o Vale mostrou-se um ambiente tranquilo e seguro para os paulistanos de todas as idades que curtiram shows em dois palcos.

A segurança foi destaque na Virada, com efetivo da Polícia Militar do Estado de São Paulo de 3 mil oficiais, 300 viaturas, cinco helicópteros, além de drones em todos os palcos. A PM prendeu um total de nove pessoas, sendo quatro procurados capturados. A GCM também atuou na segurança com 720 agentes e 260 viaturas. A Spturis, responsável pela infraestrutura do evento, também contratou seguranças particulares.

Alguns shows tiveram atrasos, mas nada que comprometesse o bom andamento do evento. Três artistas da programação tiveram atraso em seu voo, mas o público pediu e nós atendemos, com os esforços da PM e GCM, os horários dos shows foram alterados, e o público pode curtir os shows de Djonga, Froid e MC Davi.

Ocorrências médicas em shows como o de Baco Exu do Blues e do Funk de BH, no sábado, foram prontamente atendidas pelas equipes de emergência no local. Ambos os shows foram encerrados antes, visando a segurança do público.

Fiscalização e Limpeza

Durante a realização da Virada Cultural, nos dias 27 e 28, a Secretaria Municipal das Subprefeituras atuou na limpeza urbana, que contou com um efetivo de 1.874 colaboradores, 225 veículos, 243 cestos aramados, 194 papeleiras e 95 PEVS (Pontos de Entrega Voluntária). A limpeza foi realizada nos locais onde foram instaladas as arenas e outros endereços que contaram com apresentações. Foram coletadas cerca de 140 toneladas de resíduos nos dois dias de evento em toda a cidade.

Os agentes das 32 subprefeituras e da Secretaria Municipal das Subprefeituras fizeram a fiscalização do comércio de ambulantes. Somente na região administrativa da Subprefeitura Sé, foram 127 apreensões no sábado, e 56 no domingo. Não houve apreensão em outras regiões da cidade.