Programação de Maio - Casas de Cultura

Confira a programação completa

A Menina e o Circo com Arte Encanto - Circo

Ana é uma criança sonhadora que sempre pensou em ser uma grande artista de circo. Seus sonhos foram destruídos ao perder os pais, mas ao conhecer uma artista de rua que fazia malabares, ela desperta novamente a sua vontade; entretanto ela é enganada por um jovem misterioso que a promete trabalho em um circo, e com uma mistura de comédia e aventuras circenses, Ana descobre o real sentido da vida.

| Casa de Cultura Butantã. 01/05 às 12h. Livre. Grátis. 40 minutos.

 

Histórias de Lavadeiras com Cia. Canto de Omio - Contação de Histórias

Criada a partir das narrativas ouvidas ao longo do Rio São Francisco no ano de 2019 pelos membros do coletivo, Histórias de Lavadeiras é um projeto de contação de histórias musicadas que compartilha com todos, histórias populares e comuns aos ribeirinhos do Rio São Francisco nos Estados Nordestinos da Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.

| Casa de Cultura Raul Seixas. 01/05 às 12h. Livre. Grátis. 50 minutos.

 

Mundano com Exército Contra Nada - Circo

Mundano apresenta dois soldados a caminho de sua cidade natal após uma experiência bélica. Perdidos, eles têm como única referência o lugar onde as ruas Esperança e Alegria se encontram. Então, entram numa caça às esquinas e necessitam pedir ajuda de quem está pelas ruas, mas não sabem como agir e se questionam se conseguem fazer outra coisa além de lutar e resistir, e encontram no riso o sentido para seguir.

| Casa de Cultura Butantã. 01/05 às 13h. Livre. Grátis. 40 minutos.

 

Vale a pena com Cia dos Tortos - Circo

Quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha? Com essa questão, Palhita acorda com as galinhas, pega os ovos e os leva para o povo. Pouco importa quem nasceu primeiro, mas para que se nasceu e ela acredita mesmo que nasceu pra ser artista. Entre um ovo e uma galinha, de grão em grão, vai brincando de viver seus sonhos.

| Casa de Cultura Butantã. 01/05 às 14h. Livre. Grátis. 40 minutos.

 

Tecendo miçangas, contando vidas com Cia Flor do Asfalto - Contação de Histórias

“Tecendo miçangas, contando vidas” apresenta histórias e vivências da classe trabalhadora - o pilar da cidade. Seja em grandes empresas ou em trabalhos informais, muitas das vezes as trabalhadoras/es não são vistas ou ouvidas. São as histórias dessas pessoas que inspiraram o espetáculo, trazendo a metáfora da linha que sustenta as miçangas vistosas da cidade, falamos sobre a invisibilidade dessas pessoas em forma de intervenção artística.

| Casa de Cultura Raul Seixas. 01/05 às 14h. Livre. Grátis. 50 minutos.

 

Quebrada Instrumental - Música

Quebrada Instrumental apresenta o real Jazz feito no gueto da zona leste. A banda que nasceu na Casa de Cultura Raul Seixas surgiu da necessidade que existia de ser inserida a música instrumental no gueto, e assim ela surgiu como fruto de uma parceria entre o tecladista Kiko de Sousa, o baterista Doo Wopper, o guitarrista Nicolas Carneiro e o baixista Julio Lino.

| Casa de Cultura Raul Seixas. 01/05 às 15h. Livre. Grátis. 50 minutos.

 

Seelie Festival com Titânia - Música

Titania é uma drag esotérica que busca através da arte e da espiritualidade tocar e acolher aqueles que se identificam com ela e com a busca pelo autoconhecimento. Autointitulada rainha das fadas, foi dentro dessa temática que se entende enquanto persona, pediu licença às forças da natureza e convocou suas energias para auxiliá-la nessa trajetória.

| Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. 01/05 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Soul Diva com Quelynah - Música

A cantora Quelynah que está em fase de conclusão de seu novo disco, esquenta o lançamento com o final da turnê do seu espetáculo "Soul Diva". A musa traz seu repertório quente e dançante no melhor estilo street black music.

| Casa de Cultura Raul Seixas. 01/05 às 16h. Livre. Grátis. 50 minutos.

 

Seelie Festival com Miranda Caê - Música

Miranda Caê é uma artista drag queen, cantora e compositora da periferia de Guarulhos. Vivida por Jads Siqueira, essa persona foi criada para materializar, fortalecer a mensagem passada pelas músicas autorais que canta, onde falam principalmente das relações humanas, coletivas ou individuais.

Miranda canta sobre o afeto, sobre o amor em suas diversas formas, sobre nossa pluralidade como ser e nos faz lembrar que fazemos parte de um todo, Miranda canta sobre comunhão.

| Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. 01/05 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Apresentação de Parkour com Nando Pimenta - Performance

Ultrapassando o limite, se transportando de um ponto ao outro, o Traceur Pimenta demonstra suas habilidades e convida a todos a participar.

| Casa de Cultura Guaianases. 02/05 às 10h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Tour Boutique com Caruso - Música

Caruso é um artista LGBTQIAp+ nascido na capital de São Paulo e teve seu início na música aos 7 anos de idade. Crescido no meio da música com influências dos ritmos R&B, Soul e Gospel, Caruso traz seu primeiro álbum intitulado “Boutique” com lançado no primeiro semestre de 2022, em parceria com a produtora e compositora Skye e um feat. com o artista Guigo (Quebrada Queer).

| Casa de Cultura Campo Limpo. 05/05 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Poesia nos Muros - Intervenção Visual

Poesia nos Muros é uma intervenção poética de lambe-lambe, uma ação de incentivo à leitura. A literatura periférica ocupando as ruas da cidade como um livro aberto à procura de leitores circulando pelos bairros de São Paulo, apresentando escritoras (es) e poetas locais, e também presenteando os transeuntes com um suspiro poético. A intervenção é realizada pela artista gráfica Silvana Martins desde 2014.

| Casa de Cultura Itinerante Cidade Ademar. 06/05 às 09h. Livre. Grátis. 360 minutos. Endereço: CEU Alvarenga, Estr. do Alvarenga, 3752 - Balneário São Francisco.

 

Os Malas com Canta Circo - Circo

Em um espaço qualquer, dois palhaços, cada um carregando a sua mala, foram contratados erroneamente para uma apresentação musical. Um não sabia da existência do outro até aquele momento e iniciam então, uma enorme confusão entre disputas musicais e de habilidades circenses até perceberem que um espetáculo em dupla pode ser muito melhor do que separados.

| Casa de Cultura Butantã. 06/05 às 11h. Livre. Grátis. 40 minutos.

 

Histórias da Gaveta com Teatro Incomum - Circo

“Histórias da Gaveta” é um convite para respirar e abrir gavetas, dois atores trazem gavetas mágicas, cheias de histórias que vão nos transportar para um mundo de possibilidades e brincadeiras através de grandes autores da literatura brasileira mundial.

| Casa de Cultura Butantã. 06/05 às 12h. Livre. Grátis. 40 minutos.

 

Uma Luiza Pessoa - O chão, o percurso e a história que eles contam - Performance

Uma Luisa é artista travesti, natural da cidade de São Paulo. Negra e descendente de mineiras, baianas e pernambucanas, estudou canto popular na Etec de Artes. Integrou com Regina Tieko e Fábio Abramo o coletivo Encontro de Utopias, colaborando com saraus organizados por São Paulo.

| Casa de Cultura Butantã. 06/05 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Cultura Itinerante na Escola - Mano a Mana - Circo

Mano a Mana consiste em fazer técnicas com as mãos, sobretudo usando o corpo para desenvolver isso; a dupla mostra e ensina seus truques.

| Pela Casa de Cultura Itinerante Cidade Ademar. 06/05 às 15h. Livre. Grátis. 120 minutos. Endereço: Circo Escola da Vila Guacuri - R. Joaquim Forzano, 50 - Eldorado.

 

Lia Benitz no Aniversário da Casa de Cultura - Música

Em maio a Casa de Cultura celebra seu 4º aniversário e para animar a nossa festa recebemos a cantora Lia Benitz, com um repertório animado e contagiante, Lia realizará uma apresentação memorável para público do bairro que é fã de carteirinha da artista.

| Casa de Cultura Parelheiros. 07/05 às 11h. Livre. Grátis. 60 minutos. Endereço: Palco instalado na R. José Pedro de Borba, 20 - Jardim Novo Parelheiros.

 

Banda Villa do Sossego, Fatel Barbosa e Luiz Wison - Música

Em uma apresentação intimista e envolvente, o grupo convida o público a se mexer e dançar com quem estiver junto. O evento celebra o aniversário de 196 anos de Parelheiros. Em seus 15 anos de estrada a banda traz em seu repertório a musicalidade nordestina somadas às influências musicais urbanas, misturando o popular e o clássico.

| Casa de Cultura Parelheiros. 07/05 às 12h. Livre. Grátis. 60 minutos. Endereço: Palco instalado na R. José Pedro de Borba, 20 - Jardim Novo Parelheiros.

 

Estripulias di Picadeiro com Cia. do Tok Tok - Circo

O assistente de picadeiro mais antigo do circo está cansado de fazer tudo. O dono do circo resolve contratar um ajudante para o assistente, mas ele acha que o novo ajudante irá substituí-lo, então resolve aprontar e atrapalhar todo o ensaio dos artistas. Uma verdadeira estripulia, divertida e dinâmica.

| Casa de Cultura Freguesia do Ó. 07/05 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Bailão da Casarão com La Caravana Orquestra - Música

La Caravana Orquestra é uma orquestra de música latina formada por onze musicistas de países como Cuba, Chile, Venezuela, Peru e Brasil. Tocamos um repertório que reverencia grandes orquestras do gênero, trazendo ritmos como mambo, chachacha, cumbia e bolero, em uma verdadeira viagem sonora pela música da América Central.

Para o espetáculo "Viva Latinoamérica" foi criado um repertório especial pautado em grandes vozes latino-americanas, como: Célia Cruz, Omara Portuondo e Leonor González Mina, trazendo clássicos das músicas cubana e colombiana em uma viagem sonora pela América Central.

| Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. 07/05 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Uma mala para dois palhaços com Cia de Teatro Conta Outra Vez - Teatro Infanto-juvenil

Nosso espetáculo tem como objetivo unir teatro, música e contação de histórias para acessarmos temas como bullying, colorismo e o valor da amizade. Para isso, adaptamos quatro contos que transitam em nosso imaginário, são eles: A Galinha Diferente, O Macaco e A Velha, Menina Bonita do Laço de Fita e A Serpente e o Vagalume.

| Casa de Cultura Freguesia do Ó. 09/05 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Eu, Atlântica - Oju Oju coletivo - Teatro Infanto-juvenil

Uma mulher acorda com poucas memórias em uma ilha no meio do oceano Atlântico. Ela lembra que se chama Beatriz Nascimento, compartilhará com o público as poucas lembranças que tem de quando estava viva e falará das visitas que recebe na pequena ilha desse pós-vida. Eu, Atlântica é sobretudo uma homenagem à memória desse importante intelectual brasileira.

| Pela Casa de Cultura Parelheiros. 09/05 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos. Escola da Região na EE Lucas Roschel Rasquinho - Rua Paulino Gottsfritz, 50 - Jardim Santa Terezinha

 

Espetáculo Monotrux - Teatro Infantil

Petúnio é um andarilho que leva consigo apenas um carrinho repleto de cacarecos tecnológicos que recolhe pelo caminho. Deles, sozinho, fez uma máquina sonora que busca captar algum sinal longe do pequeno universo onde vive. Enquanto tenta se comunicar com o mundo exterior, acaba surpreendido com a descoberta de um novo ser. Agora ele precisará cuidar dessa criatura e ensiná-la (aprendendo) a conviver com o outro. O espetáculo mistura comicidade física, música, equilibrismo e teatro de animação com uma ave, digamos, bastante curiosa.

| Casa de Cultura Brasilândia. 09/05 às 15h. Livre. Grátis. 42 minutos.

 

O Reino Sem Crianças com Cia dos Errantes - Teatro Infanto-juvenil

Qual é a importância das crianças em nossa sociedade? Você já pensou nisso? É justamente essa pergunta que a peça “O Reino Sem Crianças” tenta responder, nela veremos uma dupla de artistas que entram em um reino governado literalmente por um pequeno rei, que apesar de próspero, tem um reino sem crianças.

A segunda obra da Cia dos Errantes, conta a história de Belão e Xepa, artistas de um próspero reino chamado Andaluz, uma terra linda e feliz que fica além do grande mar, que tem como monarca, o bondoso Rei Emanuel. Os dois artistas, transformados agora em arautos, têm a importante missão de viajar de cidade em cidade, de reino em reino, anunciado a boa notícia.

| Casa de Cultura Campo Limpo. 10/05 às 14h. Livre. Grátis. 50 minutos.

 

Especial mês aniversário da Casa com Helena Black - A princesa e a Costureira - Contação de Histórias

Helena Black, uma Drag Queen contadora de histórias vinda do Jaraguá na Zona Norte de São Paulo, percorre o mundo ouvindo histórias e carregando sua mala de caixeira viajante. Quem lhe dá vida é Paulo Reis, ator, produtor, arte educador e drag queen, formado pela Faculdade Paulista de Artes e integrante do Grupo Rosas Periféricas.

| Casa de Cultura São Rafael. 10/05 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Os Saltimbancos com Grupo Luz Teatral - Apresentação Infantil

Centrada em valores humanistas para desenvolver a autonomia, o respeito e a ética, os animais - jumento, cachorro, galinha e gata - fogem em busca de uma vida melhor. A música transforma a diversidade em amizade e cooperação. Adaptação da obra de Chico Buarque, por Carlos Moreira.

| Casa de Cultura M'Boi Mirim. 11/05 às 15h. Livre. Grátis. 90 minutos.

 

Estado de Risco com Exército Contra Nada - Circo

Os palhaços de rua Babuko, Xaveco e Gente-fina trazem diversos números e diálogos que permeiam o universo circense. A trama é costurada a partir da necessidade dos palhaços de apresentarem números de alto risco para o público.
O risco é trazido de diversas maneiras para a cena, ilustrando o que pode ser cada possibilidade. Os artistas passeiam pelo risco físico, artístico, social, político, financeiro, com números de equilibrismo, malabarismo, música excêntrica, teatro de bonecos, manipulação de objetos e mágica de desaparecimento.

| Casa de Cultura Brasilândia. 11/05 às 15h. Livre. Grátis. 50 minutos.

 

Especial Mês Aniversário da Casa com Embalanço Samba Rock - Música

Embalanço Samba Rock surgiu em São Mateus e desde 2010 se apresenta semanalmente na Zona Leste paulista, às quintas feiras por mais de 10 anos, no local onde ganhou notoriedade do público que o acompanha.

| Casa de Cultura São Rafael. 12/05 às 19h. Livre. Grátis. 90 minutos.

 

Contos Populares com Cia Terezinha de Contação de Histórias - Contação de Histórias

Inspirada na obra de Câmara Cascudo, figura importante da nossa Literatura - um estudioso, um pesquisador do nosso folclore e guardião das histórias do povo - a Cia Terezinha, traz contos populares como: O Bicho Folharal e Couro de Piolho.

| Casa de Cultura Raul Seixas. 13/05 às 12h. Livre. Grátis. 50 minutos.

 

Brasilidades - Prazer as Yaloridades - Música

Por meio do projeto ELLAS, coloca a musicalidade no corpo para além da voz num repertório que promove o aquilombamento da mulher negra na música, através da apresentação Brasilidade - muito prazer, as Iyálódes, produzido pelo músico, Fábio Luiz Aleixo. Para além de refletir sobre a trajetória de mulheres negras que atuaram e atuam no campo musical, a DJEMBE convida a repensar a representação das mulheres negras nas letras e canções.

| Casa de Cultura M'Boi Mirim. 13/05 às 13h. Livre. Grátis. 90 minutos.

 

Show Instrumental - Resiliente com Bruno Martinez - Música

O grupo irá realizar uma apresentação com seus instrumentos musicais que contemplam a diversidade de ritmos existentes no Brasil, entre eles o frevo, baião, xote e samba; misturados a lindas melodias executadas no baixo, piano, saxofone e guitarra, além da boa música popular brasileira.

| Casa de Cultura Campo Limpo. 13/05 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Quem Samba Fica - Bloco Afro Carnavalesco Filhas da Mãe África - Música

Mulheres percussionistas que trazem o ritmo de carnaval, uma fantástica bateria.

| Casa de Cultura Itaim Paulista. 13/05 às 14h. Livre. Grátis. 120 minutos.

 

Terça Maior no Parque 7 Campos - Música

A apresentação busca ser uma "porta de entrada" ao universo do choro, tocando clássicos e algumas menos conhecidas. Sempre intercalando com falas explicativas e contações de histórias para a formação do público que não é da área; buscando também ser um espaço para que músicos e pessoas da área tragam seus instrumentos, suas músicas e suas contribuições.

| Casa de Cultura Itinerante Cidade Ademar. Dias: 13/05 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos. Endereço: Parque Sete Campos, Estr. do Alvarenga, s/n - Cidade Ademar.

 

Dudu e Rosinha Show - Música

Dudu & Rosinha são conhecidos por seu carisma e simpatia, e por buscarem sempre interagir com o público, tornando cada apresentação uma experiência única e personalizada. Não é à toa que recebem muitos elogios e carinho dos fãs em cada apresentação, conquistando cada vez mais espaço e reconhecimento no cenário musical. Se você procura uma apresentação animado, cheio de energia e boa música, não pode perder a oportunidade de conferir a apresentação de Dudu & Rosinha!

| Casa de Cultura M'Boi Mirim. 13/02 às 14h30. Livre. Grátis. 120 minutos.

 

Ricardo Batis - Música

Uma apresentação musical de muito rock atemporal que marcaram época, Batis juntamente com seu grupo irá realizar um espetáculo musical trazendo à tona grandes sucessos dos anos 70, 80 e 90, além de seu repertório musical.

| Casa de Cultura Campo Limpo. 13/05 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Dj Tusa- De Volta aos Bailes Blacks - Música

Fizeram parte do movimento afirmativo de levante da autoestima da juventude afrodescendente e periférica na capital paulista, sua manifestação é uma ação afirmativa de criação de grupo, autoconhecimento, recreação e atividade física por meio da dança. O coletivo "De volta aos Bailes Black", busca oferecer esta experiência nostálgica de um evento que se caracteriza por ser um espaço de acolhimento etnico-cultural e de atividade de grupos, por meio da música e dos passos de danças.

| Casa de Cultura M'Boi Mirim. 13/05 às 15h. Livre. Grátis. 120 minutos.

 

Zambol House Sound em São Miguel Paulista - Música

Zambol House Sound é um coletivo cultural idealizado em 2015 pelo DJ Zambol Gomide, profissional com mais de vinte anos de trajetória na música e em produção de eventos, que além de locutor é referência no ritmo reggae e suas vertentes.

| Casa de Cultura São Miguel. 13/05 às 15h. Livre. Grátis. 180 minutos.

 

Slam do Pico e Os Menor Revelação - Música

O coletivo de batalha de poesias Slam do Pico é composto por Larissa Cordeiro, Igor Chico e poetas convidados. Juntos eles formam “Os Menor Revelação”, time de MC's de funk, nascidos na Brasilândia com: MC MW, MC MG da SP, MC MKT e MC GH da Capital para uma apresentação artística que pretende unir a poesia falada de Slam e a música funk, ambas frutos da cultura periférica.

| Casa de Cultura Brasilândia. 13/05 às 16h. Livre. Grátis. 30 minutos.

 

Desejo Maior - Música

Desejo Maior canta seus sucessos da atualidade e dos anos 90. Com uma apresentação eclética, alegre e descontraída, o grupo levanta a galera por onde passa. Durante o espectáculo ocorrem homenagens a grandes cantoras como Alcione e a eterna cantora Marília Mendonça, momento que emociona o público presente. No decorrer da apresentação são relembrados grandes sucessos de grupos de pagode e cantores consagrados.

| Casa de Cultura M'Boi Mirim. 13/05 às 16h. Livre. Grátis. 90 minutos.

 

Falsa Abolição com Coletivo Oeste Rap - Hip Hop

Coletivo Oeste Rap desde 2018 executa o espetáculo “Falsa Abolição” na Casa de Cultura do Butantã e neste evento é reforçado a necessidade da compreensão que temos muito que evoluir na questão do respeito aos povos e sua diversidade que construiu o Brasil, com muito suor, lágrima e sofrimento. O espetáculo trará apresentação de novos artistas com músicas autorais.

| Casa de Cultura Butantã. 13/05 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Manno G 20 anos de Carreira - Música

Nesse espetáculo, o cantor Manno G comemora os seus 20 anos de carreira cantando alguns de seus sucessos, esses que o levaram a vários cantos do Brasil e também da Europa.

| Casa de Cultura Tremembé. 13/05 às 16h. Livre. Grátis. 70 minutos.

 

Caminho da Saracura com Trupe Baião de Dois - Circo

Performance acrobática em cortejo que nasce do sonho do direito à cidade, incluindo aí suas paisagens, traçados, caminhos históricos e seus rios. É um feitiço para desenterrar os rios, os quilombos e as comunidades indígenas para unir presente e passado, além de possibilitar o sonho de um futuro possível.

| Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. 13/05 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Abapuru e Eu com Cia Eira, Nem Beira - Teatro Infantil

“Abapuru e Eu” conta a história da Jovem Tarsila, uma garota cheia de sonhos que ama pintar pela alegria e vocação, mas desmotivada pelos adultos sobre a arte, ela abandona suas esperanças. Em sua jornada Tarcila entra em um sonho mágico, repleto de personagens fantásticos e encantadores, com eles e com Abapuru, Tarsila apreende o caminho das suas realizações.

| Casa de Cultura Santo Amaro - Júlio Guerra. 13/05 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Especial Mês Aniversário da Casa com Romildo/Carimbó Dance - Música

Romildo é cantor paulistano e traz suas raízes musicais indígenas, refletindo no carimbó e lambada. O artista irá realizar uma apresentação animada com outros integrantes do grupo.

| Casa de Cultura São Rafael. 13/05 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Intervenção Poético Musical - Palavra de Carolina com Cadernos de Carolina feito de fibra - Sarau

Em uma apresentação que une música e literatura serão apresentadas músicas do disco "Quarto de Despejo" da multiartista Carolina Maria de Jesus, além de vários trechos de suas obras literárias.

| Casa de Cultura Tremembé. 13/05 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Negredo e Convidados - Música

“Invadiu já era do Negredo” é uma apresentação com letras autorais baseadas no cotidiano das periferias com letras consistentes, dialogadas e atuais com a realidade do Brasil, sempre com muito balanço e musicalidade afro-brasileira em diáspora que só o rap das periferias consegue fazer (fabricar).

| Casa de Cultura Hip Hop Sul. 13/05 às 17h. Livre. Grátis. 90 minutos.

 

Sarau da Teoria ao Caos à Poesia - Nany Dias e Rogério Gonçalves - Recital de poesia e literatura

Sarau de multilinguagens conduzido pelo poeta AfroLuffy e a poeta Nany Dias, contando com artistas convidados para exposição de artes visuais, performance, música e microfone aberto.

| Casa de Cultura Itaim Paulista. 13/05 às 17h. 16 anos. Grátis. 120 minutos.

 

Madmen's Clan - Bons Tempos - Música

O projeto “Bons Tempos” tem como objetivo resgatar a essência da Black Music, trazendo os clássicos da Motow, releitura dos anos 70 até os tempos de hoje. O espetáculo com Grupo Madmen's Clan é uma mistura do antigo com o novo com linguagens de um mesmo universo, o Black Music, Soul e Hip Hop.

Com cinco discos lançados, o Grupo Madmen's Clan traz em seu repertório sucessos nacionais, internacionais e autorais, voltados ao estilo Soul e Black Music.

| Casa de Cultura M'Boi Mirim. 13/05 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Maurício DTS e Convidados - Música

Maurício DTS traz ao público uma apresentação solo, e nele o artista apresenta sucessos dos seus discos: Cidadão Kane, Anti-heróis e Divã. Nesta apresentação o público vai apreciar o que há de melhor no original Gangsta Rap Nacional com sucessos como “Cidadão Kane”, “Sem Drama”, "Malcriado" e “Lâmpada de Aladim”. Entre linguagens modernas e clássicas, Maurício DTS leva para o palco aquilo que as ruas querem ouvir, o nosso bom e velho RAP original.

| Casa de Cultura Hip Hop Sul. 13/05 às 19h. Livre. Grátis. 90 minutos.

 

Especial Mês Aniversário Casa com Lukinhas - Música

Residente de São Mateus, na Zona Leste paulista, o artista começou a tocar e cantar aos 5 anos de idade no bairro, com participações rápidas até se aperfeiçoar no pandeiro. Durante sua trajetória fez abertura para shows e artistas conhecidos como: Revelação, Cleverson Luiz, Alex Vianna, Solar do Samba, Batuki Mulher, Mais que Samba, Relíquia e Grupo Recordação.

| Casa de Cultura São Rafael. 13/05 às 19h. Livre. Grátis. 180 minutos.

 

Pedindo Bis - Pagode du Bom - Música

Com mais de 30 anos de estrada, o grupo Pedindo Bis nasceu numa brincadeira de amigos que queriam montar um bloquinho de escola de Samba no Capão Redondo, bairro da Zona Sul de São Paulo. Hoje formado por : Rodrigo Moraes (cavaco), Leite Moça (pandeiro), Ricardinho (vocal), Ju KDP (violão), Negro Jhony (banjo) e Renato Dornelas ( percussão). O nome é uma homenagem ao grupo Katinguelê e inspirado na música “Só Pedindo Bis”.

| Casa de Cultura M'Boi Mirim. 13/05 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Aniversário da Casa de Cultura de São Mateus: Dj Clayton Beats - Música

Com uma discotecagem voltada para a Black Music e suas mais diversas vertentes como Soul Music, Sambarock, R&B, que remontam aos bons tempos dos bailes blacks de São Paulo, DJ Clayton Beats faz o público dançar do começo ao fim. É possível viajar no tempo via ondas sonoras ao som Earth, Wind and Fire, Kool and the Gang, Gap Band, Zapp, Kool Moe DEE, Whodini, Public Enemy, NWA, Snoop Dog e Pharrell Willians.

| Casa de Cultura São Mateus. 14/05 às 12h. Livre. Grátis. 360 minutos.

 

Aniversário da Casa de Cultura de São Mateus: Ste Oliveira - Música

Ste Oliveira canta e encanta por onde passa, carismática, a cantora desbrava os caminhos da música brasileira com altivez e talento. É com esses e outros atributos que a talentosa cantora da zona leste, entrega um verdadeiro espetáculo de música popular brasileira. O samba agradece!

| Casa de Cultura São Mateus. 14/05 às 13h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

No Aniversário da Casa de Cultura com Samba do VG - Música

Em maio a Casa de Cultura celebra seu 4º aniversário e para animar a nossa festa recebemos o projeto Samba do VG. Com um repertório animado e contagiante, o grupo realizará uma apresentação memorável para público que vem cada vez mais acompanhando o projeto pelo território.

| Casa de Cultura Parelheiros. 14/05 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos. Endereço: CEU Parelheiros, R. José Pedro de Borba, 20b - Jardim Novo Parelheiros.

 

Aniversário da Casa de Cultura de São Mateus: Jorge André & Banda - Música

Com um timbre de voz diferenciado, Jorge André, trás muito swing e um repertório cheio de sucessos. Músico virtuoso também fez parte da banda de Dudu Nobre mas, eternizou canções como Vara de Família e Pão que Alimenta como grandes potências no repertório de um bom pagode. Jorge André compõe uma safra de músicos cariocas que revitalizaram culturalmente a Lapa, tradicional bairro boêmio carioca.

| Casa de Cultura São Mateus. 14/05 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Jamaica Luv - Dia Municipal do Reggae com Coletivo MUC Sound - Música

Regiane Cordeiro, Sistah Mari e Carol Afreekana são três mulheres em diáspora africana unidas pelo desejo de compartilhar com o mundo sua própria vivência e realidade, junto com a realidade de suas irmãs no país e no exterior. As suas canções e lirismo são explosões espirituais, poéticas, hipnóticas e inesgotáveis de energia feminina. O Instituto Cultural Bola de Fogo foi criado com o objetivo de unir práticas e estudos dos povos ancestrais, na batida do coração.

| Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. 14/05 às 15h. Livre. Grátis. 180 minutos.

 

Rosa Morena no Aniversário da Casa de Cultura - Música

Em maio, a Casa de Cultura celebra seu 4º aniversário e para animar a nossa festa recebemos a cantora Rosa Morena com sua apresentação resplandecendo um grito para Clara. Rosa Morena interpreta as canções de seu disco autoral e músicas da artista brasileira Clara Nunes, trazendo referências do samba popular, através de uma releitura sensível e intensa.

| Casa de Cultura Parelheiros. 14/05 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos. Endereço: CEU Parelheiros, R. José Pedro de Borba, 20b - Jardim Novo Parelheiros.

 

Aniversário da Casa de Cultura de São Mateus: Ailton Freitas & Banda - Música

Ailton Freitas entrega um espetáculo maravilhoso, com muita musicalidade e virtuosidade, o artista traz um apanhado dos seus mais de 30 anos de carreira, da sua experiência com o pagode da geral e também como maestro da banda do cantor Toninho Geraes.

| Casa de Cultura São Mateus. 14/05 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Simples Mortal - Positividade e Atividade Sempre - Música

Douglas Reis, mais conhecido como Mortal - Simples Mortal, é artista independente da periferia e do reggae brasileiro. Cantor e compositor, cresceu na Cohab 2 em Itaquera, há 15 anos reconheceu-se como artista e iniciou sua trajetória musical. Neste espetáculo apresenta o repertório do seu primeiro EP “Simples Mortal”. O disco conta com sete músicas autorais, incluindo duas faixas bônus, assinadas por Kas Dub Sound System.

| Casa de Cultura Raul Seixas. 14/05 às 15h. Livre. Grátis. 40 minutos.

 

Mulheres da Casa - Sarau

O grupo Luna é atuante na Casa de Cultura há mais de 10 anos e vem com uma proposta de Sarau que traz diversas linguagens, entre elas: dança cigana e dança do ventre, poesia, música e teatro. Nesse espetáculo “Mulheres da Casa” vamos homenagear todas as mães, com multilinguagens, poesia, dança, música e a tradicional feirinha das empreendedoras da Casa de Cultura Chico Science.

| Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. 14/05 às 15h. Livre. Grátis. 240 minutos.

 

Reggando a Quebrada - Swing Africano Raízes do Dancehall com Ras Soto - Música

Swing Africano é o mais novo espetáculo do cantor e compositor moçambicano Ras Soto, que atualmente reside no Brasil. Acompanhado pela banda Ithiopians Voice e pelo seu corpo de baile, Ras Soto executa um repertório autoral com composições em inglês, português, iyaric, patois e xangana.

Neste projeto, Ras Soto busca fortalecer a raiz africana do Dancehall, ao contar a sua evolução musical passando pelo ska, rocksteady, regaae roots e raggamuffin, Swing Africano é um espetáculo para dançar e transpirar a africanidade, conduzindo o público a se conectar com as musicalidades pretas, portanto, africanas.

| Casa de Cultura Raul Seixas. 14/05 às 16h. Livre. Grátis. 50 minutos.

 

Aniversário da Casa de Cultura de São Mateus: Nino Miau - Música

Claudemir Eurides de Melo, mais conhecido no samba com o pseudônimo de Nino Miau, nascido no mês do carnaval em um dos bairros mais tradicionais da Zona Leste - Vila Matilde – é um artista de muitas faces: músico, cavaquinista autodidata, compositor, cantor, ator e artista plástico.

| Casa de Cultura São Mateus. 14/05 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Aniversário da Casa de Cultura de São Mateus: Luciano Bom Cabelo & Banda - Música

Malandro do Andaraí, Bom Cabelo faz parte de importantes movimentos culturais como o Terreiro de Crioulo que leva multidões em suas apresentações. Compositor de sucessos como Nossa Escola, Nega da Feira e Tô Jacarepaguá, tem nos aprendizados do Mestre Almir Guineto a vertente pulsante da sua arte. Luciano Bom Cabelo é uma grande referência da nova geração de músicos cariocas que cria uma legião de admiradores por onde passa.

| Casa de Cultura São Mateus. 14/05 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Aniversário da Casa de Cultura de São Mateus: João Martins & Banda - Música

Filho do cavaquinista Wanderson Martins, João Martins e seu banjo refletem todas as vertentes que o Samba representa; tanto em dolentes ou partido alto, o compositor fez de suas canções seu criativo carro chefe tendo Lendas da Mata, Pauperrecido e Amor Calmo na boca do povo. Entrega um show de samba repleto de partidos e samba dolentes da melhor qualidade.

Seja em cima do palco ou no meio da praça o trio se apresenta com natural harmonia, levando aos quatro cantos do Brasil a voz da esperançosa e já tarimbada nova geração do Samba sem nunca esquecer das referências celebradas e embaladas pelas palmas e gogós sedentos da boa música.

| Casa de Cultura São Mateus. 14/05 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Mulheres de Fibra com Yvani Coelho - Música

Dotada de carisma e timbre únicos, a baiana de Irecê, circula principalmente pelas rodas de samba da capital e região metropolitana, onde tem conquistado natural e surpreendentemente o público, lotando locais e colocando o povo para cantar a claros pulmões junto os grandes clássicos do samba cantados pela cantora e refrões de suas músicas autorais como “Que amor é esse?” e “Bem que te avisei”.

Em seu álbum de estreia “Mulher de Fibra” lançado no ano de 2015, a cantora manda o recado através dos sambas escolhidos. Apresentando músicas inéditas, composições próprias e com parceiros, trazendo também regravações marcantes.

| Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. 14/05 às 18h. Livre. Grátis. 90 minutos.

 

Aniversário da Casa de Cultura de São Mateus: Carica Sensação Carica Sensação & Banda - Música

Com um repertório cheio de composições que fizeram, e ainda fazem o Brasil inteiro cantar, Carica Sensação, entrega um show antológico. É possível conferir sucessos como "Coral de anjos", "Oyá", "Resumo da Felicidade", "Sacode", "Cada um na sua onda", "Trem Brasil ", entre outros. Carica Sensação é patrimônio da cultura paulistana e do Brasil.

| Casa de Cultura São Mateus. 14/05 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Aniversário da Casa de Cultura de São Mateus: Fabiano Sorriso - Música

Fabiano Sorriso, uma das novas caras do samba paulistano apresenta um espetáculo repleto de grandes sucessos com composições próprias e de grandes artistas como Reinaldo, Na Palma da Mão, Fundo de Quintal, não podem faltar.

| Casa de Cultura São Mateus. 14/05 às 20h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Especial Mês Aniversário Casa com Grupo Rosas Periféricas - Teatro Infantil

No bonde da ladeira tem criança que sonha em ser DJ, tem menino curioso para saber o que há dentro do pote, tem menina de cabelo de nuvem; e acima de tudo tem criança igual a todo mundo que um dia foi criança e morou na periferia. As histórias de crianças periféricas ganham a cena e revelam seus desejos e sonhos, embalados pelo ritmo do funk.

| Casa de Cultura São Rafael. 17/05 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Cultura Itinerante nas Escolas - Cacuriás Brincadeiras Encantadas - KalungaErê - Teatro Infanto-juvenil

Cacuriá brincadeiras encantadas é uma espetáculo teatral musical e traz novos Cacuriás criados pela artista Danuza Novaes e fala sobre a realidade periférica permeada na sua infância em São Paulo. Não vem sozinha, tem com ela artistas brincantes incríveis que aquece e preenche o encontro com muita alegria e diversão.

EMEF Dr. Habib Carlos Kyrillos - 17/05 às 14h

EMEI Virgílio Távora - 24/05 às 10h

EMEF Professora Amélia Rodrigues de Oliveira - 31/05 às 15h

| Casa de Cultura Itinerante Cidade Ademar. 17, 24 e 31/05 . Livre. Grátis. 45 minutos.

 

Histórias de Lavadeiras com Cia. Canto de Omio - Contação de Histórias

Criada a partir das narrativas ouvidas ao longo do Rio São Francisco no ano de 2019 pelos membros do coletivo, Histórias de Lavadeiras é um projeto de contação de histórias musicadas que compartilha com todos, histórias populares e comuns aos ribeirinhos do Rio São Francisco nos Estados Nordestinos da Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.

| Casa de Cultura Itaim Paulista. 18/05 às 14h. Livre. Grátis. 50 minutos.

 

Leve Contra Peso com Circo Bem Bolado - Circo

Pixuxu e Saracutica resolvem criar um grande espetáculo, inspirados pelos grandes artistas do circo tomam a frente do picadeiro mostrando tudo o que sabem. Se divertem realizando diversas acrobacias, peripécias com monociclo, malabares e um chicote que rasga tudo em segundos. Em meio a essa confusão, passarão por poucas e boas interagindo com todos, para ajudar a realizar o truque final!

| Casa de Cultura Brasilândia. 18/05 às 15h. Livre. Grátis. 45 minutos.

 

Foorobodó do Jabah - Música

Uma apresentação musical para ver, ouvir e dançar. Forrobodó do Jabah traz uma concepção artística em que se utiliza do repertório como dramaturgia para contar a trajetória de artistas que se deslocaram de suas terras natal para as cidades cosmopolitas, em busca de desenvolver e mostrar sua arte.

| Casa de Cultura Santo Amaro - Júlio Guerra. 18/05 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Sarau Memorial - Sarau

O Sarau Maloka vem em sua apresentação homenagear o Richard David por sua trajetória de vida, assim contemplando a Casa de Cultura Municipal de Guaianases com seu nome, mas também com toda sua força.

| Casa de Cultura Guaianases. 18/05 às 18h. Livre. Grátis. 180 minutos.

 

G.O.N - Animatrix - Intervenção Artística

G.O.N é uma apresentação artística que mescla personagens de HQs, Filmes, Animes e Jogos Eletrônicos (figurinos temáticos) com músicas que estão em alta no Tik Tok.

| Casa de Cultura Hip Hop Leste. 19/05 às 10h. Livre. Grátis. 120 minutos.

 

Audição EP Depois com Aloysio Letra - Hip Hop

Audição de processo criativo do EP “Depois”, primeiro disco autoral do artista e compositor Aloysio Letra.

| Casa de Cultura Guaianases. 19/05 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Realidade Urbana - Música

Lançamento do videoclipe “Personagem Urbano” do grupo Realidade Urbana com uma apresentação muito especial do grupo.

| Casa de Cultura Tremembé. 19/05 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Forró Pé de Terra - Bando SP (Antigo Bando do Seu Pereira) - Música

A apresentação Forró Pé na Terra tem balanço gostoso para dançar, refrão conhecido pra cantar e mensagens importantes para se pensar. Quem puxa esse bonde é o Bando de SP, um grupo que mistura músicos clássicos com populares e que têm em comum o amor pela cultura nordestina e pela natureza.

| Casa de Cultura Santo Amaro - Júlio Guerra. 19/05 às 17h. Livre. Grátis. 90 minutos.

 

Arcanjo Ras celebra - Música

Com mais de 20 anos de carreira, o cantor Arcanjo Ras volta a se apresentar no primeiro palco de sua vida, a Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. Conhecido como um dos pioneiros do Reggae Brasileiro, Arcanjo Ras promete trazer seus primeiros maiores sucessos que até hoje tocam nas mais conhecidas noites de São Paulo.

| Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. 19/05 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Canto de Milhares Com Rosa Morena - Música

O repertório da apresentação é composto de composições inéditas do seu CD e de sucessos conhecidos do público, com ênfase para as cantoras que se destacaram no samba. A cantora que aguarda o lançamento de seu CD “Canto de Milhares” com direção cuidadosa do Maestro Waldir dos Santos, confessa estar vivendo sua melhor fase, pois se identifica com a atual cena do samba paulistano, onde destaca-se a união de uma nova geração de compositores talentosos, que exaltam a essência dos grandes baluartes e toda bagagem cultural do samba, com uma linguagem rica e contemporânea.

| Casa de Cultura Santo Amaro - Manoel Mendonça. 19/05 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

MC KETY - Música

Mc Kety é uma das únicas vozes femininas que vem se destacando no funk consciente, buscando sempre levar a ideologia do empoderamento feminino e retratar a realidade das mulheres, falando de superação e valorização em suas músicas.
Em suas apresentações traz mensagens de encorajamento, deixando sempre claro sua crença e ideologia presentes em suas letras, que são voltadas para todos os públicos, mas em especial ao feminino.

| Casa de Cultura São Mateus. 19/05 às 19h. Livre. Grátis. 30 minutos.

 

Somar com Claudio Callunga - Música

Cantor de timbre forte e grave, Callunga mistura gêneros musicais como MPB, Indie folk e outros. Ao longo da sua trajetória compôs várias canções que em 2018 gravou e lançou a música “Amor em Mar” que está em todas as plataformas digitais e também tem um videoclipe no Youtube.

Claudio Callunga traz seu novo trabalho “Somar” música que traz a energia da natureza, conexão entre o sol e mar que ecoa nos ouvidos direto para o coração.

| Casa de Cultura Freguesia do Ó. 19/05 às 20h30. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Baião Lascado - Música

"Baião Lascado” é um quarteto de forró de rabeca que busca suas referências nos ritmos tradicionais que fazem parte do universo do forró, como baião, xote, xaxado e arrasta-pé. O repertório é composto por músicas autorais e músicas de amigos compositores, além de compositores clássicos como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Trio Nordestino, nomes mais recentes como Mestre Ambrósio, Filpo Ribeiro e Mestres da Cultura Popular como Seu Luiz Paixão, Edmilson do Pife, João do Pife, Tião Carvalho e Ana Maria Carvalho.

| Casa de Cultura Butantã. 20/05 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Vivência de escrita terapêutica com Alternativa L - Vivência

Através de uma vivência de escrita literária em que os textos desenvolvidos na atividade serão publicados posteriormente na revista Alternativa L, esse projeto tem o objetivo de desenvolver uma vivência histórico-social-cultural e afetiva, além de empreendedora, para uma ampliação da comunicação com os LGBTs da Zona Leste.

| Casa de Cultura São Miguel. 20/05 às 14h. 18 anos. Grátis. 60 minutos.

 

Espetáculo Musical / Show com Dj Fábio Rogério - Hip Hop

DJ Fábio Rogério transita há quase 3 décadas na órbita do Hip Hop, Samba e Soul Music, apresentando e fazendo discotecagem. Será apresentador do evento com intervalos e discotecagem na temática proposta pelo projeto, permeando os principais sucessos de décadas até os dias atuais.

| Casa de Cultura Tremembé. 20/05 às 15h. Livre. Grátis. 120 minutos.

 

3° Anime Science com Arigatões - Música

O espetáculo dos Arigatões se diferencia por seu estilo único - o Meme Rock - que está crescendo cada vez mais no mundo Geek. Uma banda que toca vários estilos, principalmente uma pegada de rock e desenvolve memes no palco, ao vivo e a cores, leva também canções clássicas de animes que marcaram o coração de jovens adultos e crianças.

Cada integrante realiza performances no palco, fazendo coreografias, piadas e improvisos. No palco é só explosão de sons, performances e dança, com muita interação com o público e explosão da plateia. Simultâneo a apresentação da banda, vai acontecer o 3° Anime Science, organizado pelo artista líder da banda e a produção da Casa de Cultura, que foi responsável pela primeira edição em Outubro do ano passado.

| Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. 20/05 às 15h. Livre. Grátis. 40 minutos.

 

Blues SP Do Mississippi à Chicago com Leone da Gaita Blues SP - Música

Leone da Gaita com o projeto BluesSP em que convida Silvio Ribeiro e Marcos Antônio apresentando uma grande pesquisa sobre a história do Blues. Neste espetáculo interativo o trio apresenta as histórias marcantes do Blues, as principais composições e expoentes desse importante gênero musical.

| Casa de Cultura Raul Seixas. 20/05 às 16h. Livre. Grátis. 50 minutos.

 

Pele Preta e a Minha Voz com Daniel Dhermes e Banda - Música

A apresentação terá músicas autorais de Daniel Dhermes, passando por grandes nomes como Gilberto Gil, Luiz Melodia, Elza Soares, Dexter, entre outros. Será um tributo à pele preta e suas vozes.

| Casa de Cultura Santo Amaro - Manoel Mendonça. 20/05 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

 

 

Camarada Ernesto - Música

Atualmente, a banda vem fazendo uma volta às suas origens; reabrindo seu repertório para clássicos da música latino americana, além da Cumbia, a banda promove um baile cheio de ritmos para todos os gostos e idades, como a Salsa, Rumba, Bachata, Regueton, Cumbias e boleros.

| Casa de Cultura Campo Limpo. 20/05 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Tecendo miçangas, contando vidas com Cia Flor do Asfalto - Teatro Adulto

“Tecendo miçangas, contando vidas” apresenta histórias e vivências da classe trabalhadora - o pilar da cidade. Seja em grandes empresas ou em trabalhos informais, muitas das vezes as trabalhadoras/es não são vistas ou ouvidas. São as histórias dessas pessoas que inspiraram o espetáculo, trazendo a metáfora da linha que sustenta as miçangas vistosas da cidade, falamos sobre a invisibilidade dessas pessoas em forma de intervenção artística.

| Casa de Cultura Itaim Paulista. 20/05 às 19h. Livre. Grátis. 50 minutos.

 

Ocupação Confraria dos Pretos com Bia Doxum - Música

Como uma das maiores revelações da cena de rap brasileira na atualidade, a cantora utilizou uma série de importantes pautas para compor uma produção importante para os jovens da Geração Z: o empoderamento feminino preto e os entornos que dão força a essa cultura, como a religião e cultura no Brasil.

| Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. 20/05 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Especial Mês Aniversário da Casa com Voltando a ser Criança - Intervenção Artística

As crianças e até mesmo os adultos, podem ser tudo que quiserem usando a arte e a imaginação, por isso, “Voltando a Ser Criança” foi criado pensando em colocar as crianças dos dias atuais em conexão com brincadeiras tradicionais, misturando o passado e o presente, com jogos, brincadeiras, dinâmicas, workshops, desenhos, escritas, pinturas e gincanas, com o objetivo fazer com que todos possam se divertir de forma simples e colorida, abordando diversos temas.

| Casa de Cultura São Rafael. 21/05 às 10h. Livre. Grátis. 120 minutos.

 

Especial Mês Aniversário da São Rafael - Música

 

No dia 21 de maio, sabadão a partir das 12h, preparamos uma grande comemoração para o aniversário de 7 anos da Casa de Cultura São Rafael, na zona leste.

 

Venha comemorar conosco com essa programação de peso:

12h | Dj Lefy e Dj Will

13h - 13h30 | Novo Embalanço

13h50 - 14h20 | Trio Amizade

14h30 - 15h | Mc Padog

15h10 - 15h40 | MC Carlos na voz e Loucoala MC

15h50 - 16h40 | Mc Dricka

17h - 18h | Sampa Crew

18h30 - 19h20 | Mc Don Juan

19h30 - 20h | Andressa Melo

20h20 - 21h | Mc G15

| Casa de Cultura São Rafael. 21/05 a partir das 12h. Livre. Grátis.

 

Kuadrombi com Prateleira de Quadrinhos - Intervenção Artística

Uma gibiteca itinerante apelidada de “Kuadrombi” (fusão de Kombi + Quadrinhos) abre caminhos para a formação de novos leitores, estimulando o gosto pela leitura e a produção de histórias em quadrinhos. Serão realizadas leituras em grupo, debates sobre a nossa sociedade atual através dos quadrinhos e empréstimos de quadrinhos, o grupo pretende engajar os participantes para que eles se sintam cada vez mais instigados a ler em busca de identidade, reconhecimento, conhecimento e contemplação do próprio ser.

| Casa de Cultura São Mateus. 21/05 às 13h. Livre. Grátis. 120 minutos.

 

Matheus Marê - Música

Matheus Santos Ferraz, profissionalmente conhecido como Matheus Marê é um músico, cantor e compositor baiano, nascido na cidade de Teixeira de Freitas. Matheus sempre teve o samba como uma de suas maiores influências e o engrandecimento das raízes musicais como uma das principais diretrizes de sua arte.

| Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. 21/05 às 13h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

ZL Reggae Festival com Gnomelos Sound System - Reggae

No Gnomelos Sound System podemos ver a essência cultural da música reggae jamaicana dos anos 70 aos dias atuais, trazendo para o público um espetáculo que engloba todas as vertentes do reggae sem discriminação nenhuma; vertentes essas que transmitem mensagens de paz, positividade e luta contra opressão dos “capitães do mato”. O Paredão Gnomelos Sound System propõe diversão para jovens de todas as tribos, pois a dança é livre e não existem rótulos para ser feliz e curtir um bom Reggae Music.

| Casa de Cultura Hip Hop Leste. 21/05 às 14h. 16 anos. Grátis. 180 minutos.

 

Quem Samba Fica com Bloco Afro Carnavalesco Filhas da Mãe África - Música

Mulheres percussionistas que trazem o ritmo de carnaval, uma fantástica bateria.

| Casa de Cultura São Mateus. 21/05 às 14h. Livre. Grátis. 120 minutos.

 

O melhor do Pop em versões rock com Banda Lets Go Rock - Música

A banda vai apresentar canções nostálgicas, que estão em alta e também canções clássicas, todas embaladas ao som do bom e velho rock and roll. A banda se apresenta com carisma e energia contagiante, fazendo a plateia cantar e dançar o tempo todo.

| Casa de Cultura Guaianases. 21/05 às 15h. Livre. Grátis. 90 minutos.

 

Cantinho do Samba Rock recebe DJ Katatau - Música

Consagrado nacionalmente por suas apresentações em pistas de todo país, DJ Katatau combina técnicas nas pick-ups, domínio de público com microfone e um repertório super dançante em 25 anos de carreira. Desde 1991 na cena hip-hop brasileira, DJ Katatau tem uma vasta experiência profissional.

| Casa de Cultura Butantã. 21/05 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

ZL Reggae Festival LESTE POSSE S.S. - Reggae

O grupo iniciou sua trajetória em 2019 com quatro integrantes, onde foi buscado e adquirido equipamentos materiais e repertório para evolução do grupo Sound System. Após consolidado iniciamos as apresentações em 2020. A proposta é fortalecer/adquirir e transmitir a cultura do Reggae Jamaicano no formato Sound System. Alex Araújo da Silva, mais conhecido DJ Duz Alex. Atualmente com 31 anos, DJ Duz Alex apresenta seu trabalho desde 2020 quando começou suas apresentações e desenvolver suas próprias músicas, fez sua primeira apresentação em março do mesmo ano. As parcerias desenvolvidas foram com outros coletivos para tocar em outros bairros e desde então vem tocando em carreira solo.

| Casa de Cultura Hip Hop Leste. 21/05 às 16h. 16 anos. Grátis. 180 minutos

 

Histórias de Gaveta com Cia Teatro Incomum - Apresentação Infantil

“Histórias da Gaveta” nos traz um convite para respirar e abrir gavetas, mas não são simples gavetas de um móvel antigo... são gavetas mágicas, cheias de histórias que vão nos transportar para um mundo de possibilidades e brincadeiras através de grandes autores da literatura brasileira e mundial.

| Casa de Cultura Itaim Paulista. 21/05 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Festa Fresh com Fresh Dancehall - Música

A festa é capitaneada por três dos principais seletores de Reggae do Brasil: Fepa, Magrão e Stranjah. Juntos, acumulam mais de meio século de discotecagem. Além de apresentarem uma seleção impressionante de hits, dão especial atenção às mixagens no estilo juggling; os ritmos, extremamente dançantes e criados para a pista, dão a tônica da noite.

| Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. 21/05 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

ZL Reggae Festival com Red Lion - Reggae

A difusão do reggae se faz pela alta qualidade sonora, pela escolha e apresentação dos grandes clássicos dessa vertente musical e sua cultura, englobando resistência e luta. Animando e levando quem está presente a dançar com suas potentes caixas, acervo de discos e fonogramas, o quilombo leva há 16 anos essa linguagem pela cidade como um dos pioneiros dessa cultura dentro do município.

| Casa de Cultura Hip Hop Leste. 21/05 às 18h. 16 anos. Grátis. 180 minutos.

 

Michel Soto - Música

Michel Soto é um cantor, compositor e cavaquinista paulistano com forte influência no samba de raiz e do partido alto. Nesta apresentação teremos canções autorais, como "Abre a porta de favela", "Dom Sublime", entre outras dos mestres.

| Casa de Cultura M'Boi Mirim. 21/05 às 18h. 10 anos. Grátis. 60 minutos.

 

Sonho com Ametista - Música

O espetáculo aborda tópicos como: saúde mental, afeto na negritude, questões sociais, amor próprio e suas vivências, através de uma artista jovem, negra e periférica.

Juntamente com a influência sonora dos ritmos Rap, Trap, Funk, Jazz, Reggae e diversos outros estilos musicais, Sonho mostra que a vida pode ser dura e complexa, mas também lembra que a beleza se encontra na sua simplicidade, no conhecimento do seu passado e na busca das realizações dos seus sonhos.

| Casa de Cultura Campo Limpo. 21/05 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Baile Nostalgia com Valéria Soares - Música

Valéria Soares é pernambucana e cantava em casa desde os seis anos de idade. Aos nove, ganhou um concurso no primeiro dia de aula, cantando “Conto de Areia”, gravação de Clara Nunes. Desde então, não parou mais de cantar.
Eclética, sua bagagem musical vem de seu pai, que nas manhãs de domingo a acordava ao som de Nelson Gonçalves, Cartola, Elizeth Cardoso, Maysa, Vinícius de Moraes e tantos outros.

| Casa de Cultura Freguesia do Ó. 21/05 às 19h. Livre. Grátis. 180 minutos.

 

Trio Tiziu Araripe - Cultura Popular e Tradicional

Tiziu foi músico de Gonzagão, Anastácia e Dominguinhos e tocou com os maiores forrozeiros de todos os tempos. Atuou no Trio Nortista, fundou o Trio Natal, comandou o Trio Araripe e segue carreira solo.

Tem em seu currículo mais de 200 composições gravadas, apresentando um repertório de sua autoria e também músicas de forrozeiros tradicionais consagrados: Os 3 do Nordeste, Luiz Gonzaga, Ary Lobo, Trio Nordestino, Jackson do Pandeiro, Azulão, Antonio Barros e Cecéu, João Silva e Marinês e seus antigos patrões: Luiz Gonzaga, Anastácia e Dominguinhos.

| Casa de Cultura Freguesia do Ó. 24/05 às 20h. Livre. Grátis. 90 minutos.

 

Os Ditos dos Ditos Mestíços - Música

Cantar, mostrar, contar e encantar com suas histórias da nossa cultura, do cotidiano da nossa gente e das outras pessoas , o espetáculo é uma mistura sem explicação. Os Ditos das palavras, sons, formas e imagens e os Ditos populares do Brasil e de outras terras com ritmos de sincretismo.

| Casa de Cultura Santo Amaro - Júlio Guerra. 26/05 às 16h30. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Meu Amigo João de Barro - Teatro Infantil

A história se passa na Vila da Paz, onde reside a Turma do Betinho Valente. Ao despertar de um novo dia, Dorinha Carismática (boneco fantoche) está animada com a notícia de um concurso que ocorrerá na Vila da Paz para eleger a mais bela flor da Vila.

Todos os personagens viverão uma linda aventura interativa com a narrativa de um conto envolvente e reflexivo permeado por muitas brincadeiras e mágicas enriquecido por cativantes repertórios musicais. Convidamos todos vocês a participarem desta aventura com nossos amiguinhos.

| Casa de Cultura Tremembé. 26/05 às 17h. Livre. Grátis. 50 minutos.

 

Match & QueIynah - Música

Numa roda, os artistas desenvolvem um papo poético e musical acompanhados por um violão, se intercalando nas canções e poesias.

| Casa de Cultura Santo Amaro - Manoel Mendonça. 26/05 às 17h30. 12 anos. Grátis. 60 minutos.

 

Casa do Forró: Trio Harmonia - Música

O trio iniciou no ano de 1990 na cidade de São Paulo, se apresentando em diversas casas de forró da Cidade e no interior do Estado, além de tocar em salão de baile por 15 anos.

Atualmente o Trio é formado por Bem Ti Vi do Forró, João da Rocha triângulo e o Batoré Carlos Ferreira zabumbeiro e vem se apresentando nas casas e espaços de cultura nordestina na cidade.

| Casa de Cultura São Miguel. 26/05 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Casa do Forró: Trio Lazer do Forró - Música

Criado na cidade de Itaquaquecetuba, o Trio Lazer do Forró iniciou sua formação clássica no forró pé de serra com: zabumba, triângulo e sanfona. O grupo contagia a todos por onde passa, com muita alegria e belas canções que lembram o povo nordestino.

| Casa de Cultura São Miguel. 26/05 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Futuro Caetana Afro Nordestina - Cultura Popular e Tradicional

Uma apresentação que visa a descentralização da cultura popular nordestina e a valorização das rodas de samba de coco, uma tradição afro-brasileira que nasceu no sertão de Pernambuco e que possui uma relação histórica direta com as manifestações culturais dos quilombos e das senzalas.

| Casa de Cultura Campo Limpo. 26/05 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Casa do Forró: Regis do Acordeon - Música

Raimundo Reginaldo (Regis do Acordeon) nascido no Piauí, conviveu com a sanfona em sua casa desde criança com seu pai sanfoneiro de 8 baixos, e juntamente com os irmãos aprendeu desde cedo a tocar a sanfona e a se apresentar nos bailes de forró da cidade. Aos 20 anos de idade criou o seu primeiro Trio de Forró e participou de algumas bandas de bailes do Nordeste.

| Casa de Cultura São Miguel. 26/05 às 20h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Fluxo Da Chico com MC G15 - Música

Gabriel Paixão Soares, mais conhecido pelo seu nome artístico MC G15, é um cantor brasileiro de funk ousado. Tornou-se internacionalmente conhecido pelo lançamento da canção "Deu Onda", em novembro de 2016, single que esteve no topo da playlist mundial da plataforma Spotify.

| Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. 26/05 às 20h30. 12 anos. Grátis. 60 minutos.

 

Virada Underground com Ataque Fatal - Música

A Virada Underground é um evento paralelo à Virada Cultural que visa enaltecer bandas que tocam nas ruas e em pequenas casas de shows de SP, e que não tem a mesma visibilidade de grandes artistas. Os espetáculos serão feitos em palco adaptável em formato de ocupação com bandas e artistas independentes que querem mostrar o seu trabalho.

| Casa de Cultura Butantã. 27/05 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Djoseman - Hip Hop

Apresentação musical do gênero RAP no formato clássico de DJ & MCs, com músicas com tema de autoconhecimento, histórias sobre relacionamento (término, novo amores e amizade), crítica social e muito hip hop.

| Casa de Cultura Tremembé. 27/05 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Festival Mangueio - Música

Mangueio Filmes é um coletivo independente de cinema de guerrilha que abrange diversas linguagens para contar histórias. Sua rede conta com coletivos aliados e produções como a Manga Rosa Records que é um selo musical independente e os Menor Revelação que é um coletivo de funk em ascensão na periferia.

| Casa de Cultura Brasilândia. 27/05 às 17h. Livre. Grátis. 240 minutos.

 

Virada Underground com O Grande Ogro - Música

A Virada Underground é um evento paralelo à Virada Cultural que visa enaltecer bandas que tocam nas ruas e em pequenas casas de shows de SP, e que não tem a mesma visibilidade de grandes artistas. Os espetáculos serão feitos em palco adaptável em formato de ocupação com bandas e artistas independentes que querem mostrar o seu trabalho.

| Casa de Cultura Butantã. 27/05 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Medo é Pado - Evento de Hip Hop com Coletivo Prelúdio - Dança Hip Hop

O Coletivo Prelúdio é um grupo local da região de Caieiras que atua com arte, através da cultura hip hop, realizando ações, atividades e eventos nos territórios. O grupo atua há quatro anos com novas formas de conectar a diversidade artística, com o objetivo de transformar a realidade local e incentivar a juventude a ter novas perspectivas dentro da cultura.

| Casa de Cultura Brasilândia. 28/05 às 12h. Livre. Grátis. 420 minutos.

 

31 anos da Casa da Casa de Cultura do Butantã com ngelo Máximo - Música

Para celebrar os 31 anos da Casa de Cultura do Butantã, o grupo de Cultura e Vida na 3ª idade da Casa de Cultura do Butantã convida o cantor ngelo Máximo para um baile especial. ngelo vendeu milhares de discos e participou de uma série de fotonovelas e seu principal sucesso é Domingo Feliz, dos anos 70.

| Casa de Cultura Butantã. 31/05 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Trio Lazer - Música

Criado na cidade de Itaquaquecetuba, o Trio Lazer do Forró iniciou sua formação clássica no forró pé de serra com: zabumba, triângulo e sanfona. O grupo contagia a todos por onde passa, com muita alegria e belas canções que lembram o povo nordestino.

| Casa de Cultura Freguesia do Ó. 31/05 às 20h. Livre. Grátis. 60 minutos.